domingo, 15 de agosto de 2010

Ainda o Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio 2007



Madona - "La Isla Bonita"


O Indicador per Capita é um número índice com o valor 100 na média do país, que compara o poder de compra manifestado quotidianamente, em termos per capita, nos diferentes concelhos e regiões, com esse valor de referência nacional.

O texto - “DESINFORMAÇÃO OU MÁ-FÉ?”, inserto no “ O Blog do Estevão”, a dado passo refere:
“Ao passar os olhos pelos números voltei a recordar-me de pessoas e papeis que afirmavam que o Concelho de Viana estava na cauda da região.” ... destacando “os números de 2007 o Concelho de Viana se situa em 20º lugar, entre os 47 municípios alentejanos, deixando mesmo para trás alguns que pensaríamos que assim não fosse”.

Pelos números apresentados no estudo do INE, apesar de todos os concelhos que integram a AMCAL estarem muito aquém da média nacional, o concelho de Viana do Alentejo apresenta o valor de 69,02% , revelando-se o melhor dos seus parceiros: Alvito 61,37; Portel 54,32. Cuba 67,78; Vidigueira (65,41),

Atento novamente ao texto, “DESINFORMAÇÃO OU MÁ-FÉ?: Neste indicador, (entre os 47 concelhos Alentejanos) a cauda são mesmo Mourão e Portel.

Algo se passa em Portel que tem continuadamente traumatizado o ex-presidente, Estêvão Pereira.

Conhecemos as omissões e ficções protagonizados por Estêvão Pereira, enquanto presidente da Câmara e como velho membro da comunidade bloguista:

qualquer dia corre o boato que Estêvão Pereira deixou para a posteridade uma auto-estrada, ligando Viana ao Outeiro.

Por isso, não deixando de salientar a importância destes estudos, importa salientar que em 2010 a realidade já pode ser diferente da de 2007, e que embora o rendimento per capita seja um indicador importante, ele apresenta algumas limitações que se devem ao facto de:

  • por representar uma média, esconde desigualdades na forma como a riqueza está distribuída pela população, ou pelas diferentes regiões do país;
  • por ser calculado a partir de dados fornecidos pelos valores da economia formal (declarados), não engloba os valores e os rendimentos da economia paralela, que representam uma parte significativa da riqueza;
  • por representar um valor global, o rendimento per capita não discrimina a natureza da riqueza. Um país, uma região ou um concelho pode ser rico em termos económicos, mas ainda pobre em termos sociais, culturais, ambientais, etc.

Continuamos convictamente a afirmar: tomara o concelho de Viana do Alentejo ter os níveis de qualidade de vida do nosso vizinho Portel, proporcionados pelo trabalho realizado pelo poder local.

O resultado da apreciação que o eleitorado fez do trabalho de cada um dos respectivos elencos governativos do concelho de Viana e de Portel, foi bem expressivo nas últimas eleições, com resultados diametralmente opostos.

9 Comentários:

Anónimo disse...

Não passais de uns catraios, não sois capaz de responder nada ao homem nem de mostrar trabalho nenhum. Sois um tiro de polvora seca, uma foda que acabou a meio por falta de ereção.

Anónimo disse...

O homem fugiu e escondeu-se em Outubro, como se lhe pode responder?
Só o vejo escrever asneiras atrás umas das outras.
Muito fraquinho!

zé da burra disse...

Para além de ter fugido com o rabo entre pernas, revelando a sua verdadeira personalidade em Outubro passado, o tal, esconde-se atrás de um monitor, fazendo transparecer várias personalidades com os seus, bloguitos, num jogo do vale tudo, num ódio e raiva quase incontroláveis, em que espalha a sua cólera por tudo e todos, tentado adquirir o que nunca teve...personalidade.

Anónimo disse...

"Continuamos convictamente a afirmar: tomara o concelho de Viana do Alentejo ter os níveis de qualidade de vida do nosso vizinho Portel, proporcionados pelo trabalho realizado pelo poder local."...Quem foi o parvo que escreveu isto, Viana é muito(tem sido) melhor, sem a menor dúvida.

Anónimo disse...

Ó pázinho das duas da matina: tens urgentemente de mudar de dilar, o material que andas a fumar está a dar-te cabo do neurónio restante...

Anónimo disse...

Ai tanta preocupação, tomem ansioliticos que a ansiedade mata...parecia mais fácil a cadeira do poder não era? ilusões...

Anónimo disse...

O Potes anunciou que fechava a Barbearia em Agosto, mas como ele disse recentemente numa roda de amigos " o que me dá gozo é malhar nos gajos sem eles saber quem o faz" não resisitu e abriu o postigo da Barbearia para dar umas ferroadas...o PS já teve um ministro que dizia coisa semelhante, enfim é o PS que temos....

Anónimo disse...

O Potes não pode fechar anda demasiado preocupado, não se tira da farmácia a comprar comprimidos para por debaixo da lingua. Amigo não é voce que costuma dizer que as cadelas apressadas parem cães cegos? não lhe fazia mal aplicar o ditado a si mesmo. Nem sempre o que parece é...

Anónimo disse...

Para o primeiro comentador:
O bessa deixa-te de merdas, um bom perder faz nos andar mais finos, assim enches-te de gases.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO