Mostrar mensagens com a etiqueta Eleições. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Eleições. Mostrar todas as mensagens

sábado, 15 de junho de 2013

Porquê mudar?

Visto no "Alvitrando"
 
Vocês dizem tanta coisa... Vocês, aqui em Viana, Alcáçovas e Aguiar ainda continuam a dizer pelas lojas e tabernas que o Bengalinha não se recandidata - quando o homem há muito que apresentou publicamente a sua recandidatura. Agora, nesse namoro contranatura em que andam embrulhados, até inventaram que a Câmara quer roubar o Castelo à Igreja - quando toda a gente sabe que o Castelo é e sempre foi do Estado. E assim enganam umas quantas velhotas distraídas e sacam mais uns votos. Será isso coisa de gente de bem? Se até agora tem sido assim, imagino o que nos reservam para Setembro…
 
Desculpem lá, mas não dá para engolir o senhor Penetra, Presidente Candidato a Presidente. O homem não mostrou nada em Alvito, ou melhor, mostrou que não é capaz. Foi mais do mesmo, não tem soluções. Por cá, confirmou o que já se suspeitava - não sabe fazer contas! Mais uma vez, foi gastar como se não houvesse amanhã, quem vier atrás que pague as contas. E para suportar estas afirmações (que não são difamação mas sim confronto político) há factos, e não diz que disse.
 
Enquanto o senhor Penetra andou entretido a brincar com os logotipos da Câmara de Alvito, num pomposo “Plano de Marketing Territorial” o senhor Bengalinha deixou estar os logotipos de “Todo o Sol do Alentejo” e concentrou-se em trabalhar a sério. Em vez de gastar 50.000€ (cinquenta mil euros) em “bonecos” trabalhou para ir buscar 1.000.000€ (um milhão de euros) para pagar o calote que o senhor Penetra cá deixou com a obra das Piscinas de Alcáçovas.
 
Em vez de se desculpar com a crise e de se vitimizar, o senhor Bengalinha e a sua equipa trabalharam no duro e foram buscar 860.000€ para as obras do Centro Histórico de Viana. Em vez de hipocritamente (com todo o respeito para com os católicos, mas um militante comunista…), se pôr a pé a caminho de Fátima, meteram-se vezes sem conta, a caminho de Lisboa e acabam de lançar a Empreitada de Requalificação do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Viana do Alentejo. E em vez de agitarem a bandeira do Paço dos Henriques em alturas de eleições, para depois assobiarem para o lado e não fazerem nada, assumiram a sua responsabilidade celebrando um contrato como Estado, de cedência por 20 anos, renováveis, estando o projecto de recuperação já realizado.
 
Muitas mais acções, produto do empenho e trabalho deste executivo, haveriam a referir. Quero só falar de Aguiar, essa terra fiel, não obstante tão maltratada e abandonada pelos autarcas CDU locais. Para Aguiar este executivo tem pronto para financiamento e construção o projecto do Pavilhão Multiusos Mais que isso, integrado no Programa Estratégico de Reabilitação Urbana do Concelho, Aguiar verá o seu Centro Histórico recuperado e dignificado, a exemplo do que está neste momento a acontecer em Viana. Em vez de baixar as mãos e esperar por milagres, Bengalinha Pinto e a equipa que lidera concentrou-se no trabalho.
 
Deixo portanto a questão – porquê mudar?
 

terça-feira, 21 de maio de 2013

João Penetra no Facebook, “pisca erradamente o olho” a Bengalinha Pinto

João Penetra tem consciência que Bengalinha Pinto tem sido um grande presidente de Câmara, ainda com maior valor por enfrentar com muito trabalho, mas com o êxito possível, a maior crise económica e social de sempre. Penetra sabe que é sempre bom colar-se a pessoas com esse prestígio, para, neste caso, parecer que é homem da mesma estirpe, e assim poder tentar colher os seus dividendos políticos.

Por isso publica hoje no facebook o seguinte texto:Durante quatro mandatos fui eleito em Viana do Alentejo. Nos últimos quatro anos tenho sido presidente em Alvito. Quero realçar o excelente relacionamento que durante estes quatro anos existiu entre as duas autarquias embora com equipas de ideologias politicas diferentes. Em todos os eventos realizados em Alvito e que a Câmara de Viana foi convidada, a mesma esteve sempre presente. Também todos os convites que recebi do senhor presidente da Câmara de Viana, agradeci e estive sempre presente em representação da Câmara Municipal de Alvito. Aconteceu assim nas inaugurações das feiras, nas mostras de doçaria, em exposições, na inauguração do balcão municipal, nas comemorações do feriado municipal e também nas comemorações do 25 de abril, tal como aconteceu este ano. Apesar de este ano eu encabeçar a lista de candidatos da CDU à Câmara de Viana, soube-se separar as situações e os cargos e fui convidado enquanto presidente da Câmara de Alvito a estar presente e eu respondi positivamente. Também na execução de trabalhos destas autarquias, a cooperação foi constante durante o mandato. Na minha opinião é assim que deve ser, numa democracia madura”.
Quem diria ao candidato da CDU/Viana que, com tanta “reciprocidade”, em determinadas ações com Bengalinha Pinto, João Penetra tenha apreendido tão pouco, porque tão pouco trabalho tem feito em Alvito.
Diz a data altura no seu texto: ... "todos os convites que recebi do senhor presidente da Câmara de Viana, agradeci e estive sempre presente em representação da Câmara Municipal de Alvito. Aconteceu assim nas inaugurações das feiras ... e também nas comemorações do 25 de abril"
Errado, como não deve acontecer "numa democracia madura"! Nas comemorações do 25 de Abril não foi convidado em representação da Câmara Municipal de Alvito para discursar na sessão solene do 25 de Abril, mas foi, isso  sim, nomeado pelo PCP, para discursar na sessão solene, realizada no Cine-teatro Vianense .  (ver aqui)

Diz no início do seu texto: "Durante quatro mandatos fui eleito em Viana do Alentejo”. Mas omitiu uma coisa muito importante para completar essa mensagem: é que no último mandado que acabou em 2009, abandonou a Câmara a partir do dia 29 de Outubro de 2007. (ver aqui a ata da reunião da Câmara)
Diz João Penetra, nessa altura,  em 2007,  que a sua saída da Câmara, se deve ao desempenho de funções na Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), em Évora.
Sem mais, trocou o lugar de vereador que tinha contratualizado com os munícipes do concelho de Viana para ir para um local melhor, como se o lugar de Vice-presidente fosse visto como mais um emprego.
 O curioso disto tudo é que não durou mais de meia dúzia de dias o seu trabalho nesse local - não deve ter gostado talvez do trabalho?
João Penetra foi eleito por pessoas que confiaram nele para cumprir o seu mandato até ao fim, naturalmente se nada de grave acontecesse pelo caminho.
João Penetra tinha o dever e ainda tem essa dívida, de publicamente esclarecer este percurso sinuoso, mas até hoje não deu satisfações ao seu eleitorado -  porque é que saiu da Câmara e porque é que afinal nem sequer aqueceu o lugar na ADRAL?
Agora, depois de ter desertado em 2007, aparece em 2013 como cabeça de lista da CDU/Viana. Será que é desta vez que vai explicar ao seu eleitorado porque abandonou a Câmara?
Para a hipótese de João Penetra perder as eleições e ser eleito vereador da oposição, será que este político se compromete desta vez a cumprir o mandato até ao fim? É que neste mandato houve uma deserção quase generalizada dos eleitos da CDU/Viana, logo após terem perdido as eleições em 2009.
Que confiança política se pode ter nestas pessoas que só estão disponíveis quando chegam à meta em primeiro lugar?

domingo, 5 de maio de 2013

Município de Alvito está a pagar propaganda política de João Penetra no concelho de Viana

Depois de ter ficado pasmado com esta notícia aqui, os clientes da barbearia, foram recolhendo alguns pormenores para se compreender, por que razão os munícipes do concelho de Alvito  são obrigados a contribuir, sem o saber, pagando propaganda partidária ao candidato da CDU/Viana.
Na sessão solene das comemorações do 25 de Abril no concelho de Viana, para além do presidente da Câmara e presidente da Assembleia Municipal, é hábito discursar um elemento de cada força política que esteja representada em órgão autárquico.
Pela primeira vez foi indicado pelo PCP, João Penetra, militante deste partido, inferindo-se que esta nomeação tenha tido  o objectivo de valorar a sua candidatura à presidência da Câmara municipal de Viana do Alentejo.
Foto copiada do Facebook da Câmara

Mas acontece que João Penetra, ainda é presidente da Câmara Municipal de Alvito, e no dia 25 de Abril utilizou o carro do município de Alvito, para se deslocar até Viana do Alentejo ao serviço da CDU/Viana.
Foto copiada do blog "Na antecâmara". Carro do município de Alvito
Ora, o uso de viatura municipal, para fins diversos daqueles que conferem, neste caso, ao presidente o direito à sua utilização, é uma prática que pode ser objecto de condenação por parte da justiça, pois indicia o crime de peculato de uso, neste caso, a utilização do automóvel oficial do município de Alvito para uma actividade partidária.
“Recordamos que Fátima Felgueiras foi acusada pelo crime de peculato de uso, relacionado com a utilização de um automóvel oficial da Câmara numa deslocação a um congresso do Partido Socialista (PS).” (ver aqui)
O que torna mais caricato neste “escondidinho” de João Penetra, é que este “comunista” da CDU/ Viana estacionou a viatura do município de Alvito, a cerca de 150 metros do Cine-teatro Vianense, sem necessidade aparente, pois no local para onde se dirigia existe um parque de estacionamento, onde foram estacionando os restantes carros das pessoas que se deslocaram à sessão solene.
Mas esta situação já não é nova, o Sr. João Penetra, foi vereador da Câmara de Viana do Alentejo a TEMPO INTEIRO, durante 14 anos, tempo durante o qual tirou a licenciatura e o mestrado em Évora, e já nessa altura para ir à universidade utilizava nessas deslocações a viatura do município de Viana.
O povo diz e com razão, “gato avezado a pintos só morto”. Quando estas nicadas no orçamento público  já vem de muito longe, é sempre muito difícil largar-se o vício.
Talvez o Sr. João Penetra chame a isto, socializar as suas despesas privadas, pode ser também um novo paradigma político que nos vai salvar da crise, ou uma espécie de dádiva doutrinária do novo comunismo de olho vivo.
Afinal o que representa a despesa de meia dúzia de quilómetros, a dividir pelas 2504 almas residentes no concelho de Alvito?....  são mais uns tostões como prémio de consolação ao péssimo desempenho do pior presidente da Câmara que há memória em Alvito, mas nem mesmo assim João Penetra desfalece para mais um teste à sua incapacidade.
Dividir por todos, à socapa, a despesa de deslocação para fazer propaganda partidária, com viatura abusivamente utilizada, será talvez uma forma de comunismo, que um dia, quem sabe, será explicada pelo candidato da CDU/Viana.
Ao contrário da táctica de João Penetra, a maioria dos comunistas não anda por aí a vitimizar-se, por causa da luta política própria das democracias evoluídas, porque as verdadeiras vítimas são aqueles que sofrem com a actual situação de crise económica/social; aqueles que sofrem com a sua débil saúde ou dos seus amigos e familiares; e ainda aqueles que sofrem quando perdem os seus entes queridos.
Perante todas estas situações de tragédia não fica bem ao profissional da política no concelho com mais tempo de serviço, ou seja há cerda de 18 anos que não faz outra coisa, vir para a praça pública "cheio de dores" com a crítica, enquanto continua inexplicavelmente alapado, até ao dia de finados, ocupando a cadeira de presidente da Câmara de Alvito.
.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Alvito - Vice-presidente assume a presidência do município


Alvito já conta, desde hoje, com novo presidente da Câmara Municipal. Luís Beguino assumiu funções, depois do agora ex-presidente João Penetra ter anunciado no passado sábado a renúncia do cargo. 

Contactado pela ANOP, João Penetra garantiu que depois de ter anunciado a sua candidatura, pela CDU, à Câmara Municipal de Viana do Alentejo, no passado dia 4 de Março, a população de Alvito e Vila Nova da Baronia, não compreenderia a sua continuidade na Câmara, quando é sabido que “a preparação da minha candidatura requer dedicação exclusiva”. 

Referiu também o edil que ao não se recandidatar em Alvito, depois de ter sido anunciado a corrida ao lugar pelo seu camarada João Valério, "adiar por mais tempo a renúncia à presidência da Câmara, enfraqueceria também a candidatura de João Valério, e nessa matéria, o PCP é muito rigoroso"

 João Penetra, acrescenta que “o lugar de presidente de Câmara requer muita dedicação, esforço e sacrifício, e neste momento Alvito não pode ter um presidente a “meio tempo”, a população do concelho não compreenderia esta situação, mas acredito que o meu antigo lugar fica muito bem entregue a Luís Beguino.” 

João Penetra, aproveitou a oportunidade para elogiar a sua equipa, referindo acreditar que representou o concelho com dignidade, projectou o nome de Alvito com o proveito que todos reconhecem e que "foram quatro anos de grande progresso".
Sempre gostei de dividir aquilo que tenho com os meus semelhantes, por isso sinto um grande orgulho em deixar parte do trabalho que inicialmente pensava desenvolver durante este mandado, para quem vier de novo.” 

E concluiu: "Penso que para os mais cépticos, já demonstrei em Alvito como se administra uma autarquia". "Com esse curriculum estou bastante confiante em ser o novo presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo".

terça-feira, 12 de março de 2013

"João Penetra já não é o presidente de Alvito (e alguma vez, de facto, o foi?), mas não abdica do seu vencimento neste município."

Idiota, o Penetra? Desculpa lá, mas não o deves conhecer. O João Penetra tem, desde muito novo, um programa de vida muito claro, muito ligado às suas próprias origens que, como sabemos, são muito modestas: quer galgar a escala social, “subir na vida”, como se costuma dizer, ser reconhecido pelos seus semelhantes pelas suas competências e capacidades. Até aqui, tudo bem. De certa forma é o que todos queremos, uns mais, outros menos.

O que caracteriza o João Penetra não é o “querer ser mais”, mas sim ser um daqueles indivíduos que não olha a meios para atingir os seus fins: tanto pactua com Deus como com o Diabo, a escolha é apenas ditada pelas contingências do momento. De manhã é um fervoroso católico apostólico romano, podemos vê-lo na missa, em Alcáçovas ou em Vila Nova da Baronia, um dia destes vai começar a aparecer aí em Viana; à noite metamorfoseia-se, despe a opa e ei-lo na reunião do “partido” – como sabemos, marxista-leninista, onde impera o primado do ateísmo militante. Confuso? Não! Sinuosos são os caminhos para o poder.

João Penetra, ao contrário do seu antigo colega Estêvão Pereira, sabe ler os sinais dos tempos. A 11 de Abril de 2008, quase no final do mandato anterior da CDU na Câmara de Viana, pediu a renúncia do mandato de vereador. Fê-lo porque percebeu que os processos criminais que envolviam a autarquia e a Polícia Judiciária, nos quais tinha responsabilidades efetivas, podiam por em causa o futuro dos seus projetos de vida e, sobretudo, daquele que lhe é mais querido: ser o primeiro alcaçovense a ocupar a presidência do Município de Viana. Saltou do barco antes da tempestade. O projeto de Alvito, que há quatro anos lhe era tão querido, abandona-o agora: fá-lo porque não só não cumpriu nada do que se propusera fazer, mas também porque sabe que não voltaria a vencer aqui. Mas a razão maior do seu abandono é que este não é o seu projeto, nunca o foi. João Penetra é, pois, um especialista em saltar de barcos.

João Penetra depende da política. Não é um empresário, um funcionário público, um técnico de contas ou outra coisa qualquer: João Penetra é um político profissional. O seu fim do mês provém do que a política lhe paga e isso explica porque não saiu já da Câmara de Alvito – como fez o seu camarada Pinto de Sá, de Montemor, que agora se candidata à Câmara de Évora. João Penetra já não é o presidente de Alvito (e alguma vez, de facto, o foi?), mas não abdica do seu vencimento neste município. Princípios morais? Apenas no discurso e na pia da água benta, na prática é o que está à vista.

João Penetra sabe que, por agora, não pode vencer Bengalinha Pinto que, debaixo da mesmíssima conjuntura depressiva, fez muito melhor trabalho em Viana do que ele em Alvito. Mas João Penetra já conseguiu a sua primeira “vitória”, o afastamento do seu empecilho interno, Estêvão Pereira. A consagração de João Penetra não vai ser feita no próximo mês de Outubro mas, talvez, daqui a quatro anos. Até lá vai ser um vereador muito empenhado, vai estar em “tudo e em todas”, desdobrar-se-à entre associações e afins, católicas, laicas ou ateias, vamos vê-lo muito, muito, muito por aí. Daqui a quatro anos, isso sim, talvez seja o seu momento. Apenas não sabemos se, nessa altura, ainda estará a correr pelo “partido” de hoje….

Comentário de um cliente, deixado aqui, a 12 de Março de 2013 às 16:02

Sérgio Godinho: Cuidado com as imitações


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

João Penetra faz o balanço do seu mandato em Alvito

Na edição de hoje do comunista "Diário do Alentejo", João Penetra de "saída" de Alvito, faz o balanço do seu mandato. 

Quando é voz corrente que João Penetra andou a "entreter" a população de Alvito durante quatro anos, por falta de capacidade de liderança, e se prepara para tentar repetir essa experiência no concelho de Viana do Alentejo, deixo aqui à consideração dos clientes da Barbearia alguns trechos dessa entrevista, que, apesar de "encomendada", não deixa de ser  muito elucidativa sobre a falta de obra feita.



Título da entrevista - João Penetra: Alvito não tem dívidas a fornecedores

 
....." João Penetra sublinha que deixa uma câmara sem dívidas a fornecedores e com um passivo a rondar os 900 mil euros, ainda assim “controlado”. Mas o seu maior legado, acredita, foi o trabalho desenvolvido para acabar com o desemprego no concelho e a generalização do ensino do empreendedorismo nas escolas locais. Um trabalho com nota oito, numa escala de zero a 10.


De zero a 10 que nota atribui ao seu mandato na Câmara de Alvito? Para ser honesto atribuiria um oito. Porque é muito mau se nós estivermos totalmente satisfeitos com o nosso trabalho. A verdade é que fixamos objetivos que depois são difíceis de atingir. Quando, em 2009, todos os autarcas deste país se candidataram às eleições e fizeram os seus programas eleitorais, estavam muito longe de imaginar o que vinha aí, em termos de alteração do financiamento das autarquias.


Houve alguma obra de que não tivesse sido lançada ou concluída por vias da nova lei do financiamento local? Com certeza que sim. Mas deixe que lhe diga que, em parte, estou satisfeito com o nosso trabalho porque, neste mandato, fizemos a maior obra de sempre neste concelho que foi a nova escola. Uma obra muito boa, de grande qualidade, não só a nível de construção, como também a nível de equipamento. Também reabilitámos por completo o jardim de infância de Vila Nova de Baronia e, portanto, essas obras foram importantíssimas para este concelho. Agora, não fizemos, e gostaríamos muito de ter feito, uma zona empresarial e um ninho de empresas, que tínhamos programado e que, por falta de verbas, não foi possível concretizar. 


Como vai deixar esta câmara em termos financeiros? Atualmente não temos uma única dívida a fornecedores, a não ser as coisas correntes, isto para além de termos reduzido em muito a dívida de médio/longo prazo. E posso dizer-lhe que essa dívida, quando chegarmos ao final deste mandato, não ultrapassará os 900 mil euros. Está bastante controlada. Esta câmara ficará numa situação económica e financeira invejável, comparativamente com aquilo que é a realidade do País.  
".............."
Não vai para muito longe. Vou para o concelho onde resido, de onde sou natural, onde já fui eleito, não como presidente mas como vice-presidente durante 14 anos. Mas nunca me senti um paraquedista, porque lido em Alvito há cerca de 30 anos e a minha esposa é do concelho de Alvito, é de Vila Nova de Baronia. Tenho ligações familiares e afetivas aqui em Alvito, sempre gostei de aqui estar e fui sempre muito bem tratado e estimado pela população do concelho de Alvito.
"................"

Acha que deixa uma marca pessoal em Alvito? Fomos, aqui na região, pioneiros no ensino do empreendedorismo. Estamos a tentar transformar uma sociedade para daqui a 10 ou 15 anos, mais empreendedora, mais amiga do risco e, na minha opinião, com mais capacidade de criar riqueza. Outra questão importante  prende-se com o combate ao desemprego. Fizemos acordos com empresas locais e mesmo fora do concelho, o que permitiu, até há dois anos, sermos notícia na comunicação social por termos o desemprego muito reduzido. Hoje, infelizmente, temos desempregados, mas o combate ao desemprego, neste concelho foi sempre muito ativo durante este mandato.

Pode ler a totalidade da entrevista, aqui

Pode ler algumas opiniões sobre esta entrevista, no "Alvitrando"

Sublinhados nossos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PCP reconhece que João Penetra já não tinha condições para ganhar a Câmara de Alvito

João Penetra sussurra a João Valério: Obrigado amigo, vou sair de Alvito sem dar vistas, renasço das cinzas, e com uma parte da CDU/Viana, vou lutar para entreter quatro anos a população do concelho de Viana. Ideias não me faltam!
"A escolha de António Valério, que foi "consensual", "não pressupõe nenhuma desvalorização" do trabalho do atual executivo comunista da Câmara de Alvito, liderado por João Penetra, e resultou da "consciência" de que o novo candidato "assegura maiores esperanças de manutenção e reforço da CDU" à frente do município, frisou a fonte."

Podemos ler este texto na página da CDU Alvito.

 

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Passos Coelho ganhou eleições com fraude eleitoral - 1

Sim, uma fraude política e eleitoral não é só alterar resultados nas urnas ou viciar o número de eleitores, é também mentir aos portugueses sobre as políticas a implementar.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CDU apresenta novo candidato à Câmara Municipal de Alvito

João Penetra "deixa hoje" a Presidência da Câmara Municipal de Alvito, tirando licença sabática para preparar atempadamente a sua candidatura à Câmara Municipal de Alcáçovas nas autárquicas do próximo ano.
 
Foto retirada do Facebook da CMVA
Depois de três anos à frente do Município de Alvito, João Penetra deixa um vasto legado, com destaque para o slogan que suportará a promoção da Marca Alvito: "Alvito, onde a felicidade é fruto da terra."

Em sua substituíção a coordenadora de Alvito da CDU faz esta noite a apresentação da candidatura de António João Valério à Câmara Municipal nas autárquicas do próximo ano. A iniciativa agendada para um restaurante daquela vila contará com a presença de militantes comunistas e a participação de Afonso Henriques, líder do Partido Ecologista “Os Verdes” em Beja, e de João Dias Coelho, membro do Comité Central do PCP. António João Valério é actualmente presidente da Junta de Freguesia de Alvito.

 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Barack Obama reeleito


sábado, 13 de outubro de 2012

Marcelo e Mendes são os «cavalos de Troia» de Passos


 "O presidente do PS/Açores, Carlos César, afirmou que Marcelo Rebelo de Sousa e Marques Mendes são os «cavalos de Troia» de Passos Coelho nos Açores, onde o líder social-democrata não se desloca para a campanha eleitoral.
 
«Pedro Passos Coelho mandou aos Açores Marcelo Rebelo de Sousa e Marques Mendes, que são uma espécie de cavalos de Troia», afirmou Carlos César, salientando que o primeiro-ministro lhe disse, numa reunião que tiveram em meados do ano, que não viria aos Açores na campanha eleitoral para as regionais porque não pretendia confundir as funções de presidente do PSD e de chefe do executivo"

.... Ler mais

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Comandante Hugo Chávez gana las elecciones presidenciales de Venezuela

El comandante Hugo Chávez ganó las elecciones generales con 54% de los votos y retuvo la presidencia de la República Bolivariana de Venezuela.

domingo, 6 de maio de 2012

Socialistas voltam ao poder em França


"O socialista François Hollande afirmou na noite deste domingo (6/5) que a "Europa observa" a França e que a "austeridade não deve ser uma fatalidade", em seu primeiro discurso como presidente eleito, realizado em Tulle.

"Hoje mesmo, responsável pelo futuro do nosso país, estou ciente de que toda a Europa nos observa. Na hora em que o resultado foi anunciado, tive a certeza que em diversos países europeus houve um sentimento de alívio e de esperança, de que, por fim, a austeridade não deve ser mais uma fatalidade", disse Hollande, que obteve 52% dos votos.

"Neste 6 de maio, os franceses escolheram a mudança para me levar à presidência da República" e estou "orgulhoso por ter sido capaz de devolver esta esperança". "Prometo ser o presidente de todos"." ...


France Press

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

“A austeridade não pode cair sobre os ombros dos mais fracos e vulneráveis”

As afirmações do actual primeiro ministo, no dia seguinte ao dia das mentiras (2 de Abril), no arranque no Porto, do “Movimento da Sociedade Civil – Mais sociedade”, liderado pelo economista António Carrapatoso, presidente do conselho de administração da Vodafone:

"Estou convicto que “as dificuldades financeiras serão ultrapassadas” sem ser “com um caminho de mais austeridade”, porque, “Portugal já vive em austeridade e o que é preciso que essa austeridade seja partilhada por todos e não caia sobre os ombros dos que menos podem e dos que são mais fracos”, acrescentou."

“Não quero contribuir para uma campanha de medo, que leve as pessoas a pensar que vamos cortar o 13.º mês, aumentar os impostos, tirar as pensões, cortar os rendimentos, só porque há alguém, ou alguns, a partir do Governo, que com total descaramento dizem, todos os dias, que é isso que o PSD fará. Tudo para que os Portugueses prefiram ficar, como estão do que arriscar a mudança”,

Povo Livre, pág. 3

domingo, 9 de outubro de 2011

O comportamento eleitoral de um cliente da Barberia Ideal


É mesmo verdade, não me recordo exactamente quantas vezes votei CDU, mas quando era mais novo, muitas foram as ocasiões em que me deixei ir nesse engano de que o voto é uma arma com a qual construímos a democracia e forjamos o nosso futuro. Hoje já não estou tão certo disso.

No passado, Hitler foi eleito democraticamente pelo voto dos Alemães; este fim-de-semana, essa nódoa para este País, que é o Alberto João Jardim, com ou sem maioria, vai ser reeleito pelos madeirenses. Se a democracia estivesse bem viva, há muito que o senhor teria sido afastado, os Isaltinos estavam mais que presos e o cara de pau do Cavaco e Silva nunca teria chegado (pelo menos não teria sido reeleito), a presidente da República. As ideologias já lá vão, morreram e estão bem enterradas.

Se é verdade que votamos sempre no sentido da defesa dos nossos interesses directos, a rigor, quando o fazemos estamos a sancionar o sistema que nos levou à grave crise em que caímos. A democracia está a precisar de obras.

Eram os meus filhos crianças quando cortei com a minha vida político-partidária. Entendi que em vez de andar a vender revoluções aos outros, melhor era que tratasse de as fazer primeiro em minha casa, com a minha família. E assim fiz, só não rasguei o cartão do partido porque nunca fui filiado em nenhum.

Ao longo dos anos fui votando ao sabor da minha sensibilidade e dos meus interesses. Votei CDU, votei PS, votei PSD. Mas não votei em partidos, muito menos em ideologias, votei sempre em pessoas. Só as pessoas fazem a diferença.

No meio deste meu pessimismo crónico, há no entanto sinais de que podemos ainda ter esperança no ser humano. Cá na nossa querida ilha, os ilhéus, cansados de serem enganados com quinquilharia, resolveram nas últimas eleições correr com o nosso Alberto João Jardim, personagem que a exemplo da outra, bem contribuiu para alimentar o monstro do défice. Estamos todos nós agora a pagar o calote que este tipo de gente nos espetou.

PS
Não tenho nenhuma varinha mágica, tão pouco sou bruxo para saber o que é que as pessoas percebem ou não, certo é que não me chamo Pacheco.

Comentário de anónimo "aqui"

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO