Mostrar mensagens com a etiqueta América Latina. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta América Latina. Mostrar todas as mensagens

sábado, 29 de dezembro de 2012

Bolívia nacionaliza empresa elétricas da Iberdrola

Soldados bolivianos, na sede de uma das filiais da Iberdrola. / DAVID MERCADO (REUTERS)
O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse neste sábado que decretou a nacionalização das duas empresas distribuidoras de eletricidade do grupo espanhol Iberdrola, para ampliar a cobertura do serviço em áreas rurais.

Morales, que já nacionalizou a indústria de petróleo e empresas de telecomunicações e de energia elétrica, fez o anúncio em breve declaração a jornalistas, antes de autoridades dizerem que a Iberdrola receberia uma compensação com base na avaliação de seus ativos por uma empresa independente.

"Fomos obrigados a dar esse passo para as taxas de serviços elétricos serem equitativas em La Paz e Oruro e garantir que a qualidade de serviço de energia elétrica seja uniforme em áreas rurais e urbanas", disse o líder indígena.

Iberdrola, cuja sede em La Paz estava sob custódia da polícia, opera na Bolívia desde a década de 1990, após a aquisição de sistemas de distribuição doméstica da Companhia de Energia Elétrica da Bolívia.


terça-feira, 10 de julho de 2012

Lula pede unidade à esquerda e apoia reeleição de Chávez


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu na passada sexta-feira, no encerramento do Foro de São Paulo, em Caracas, que a esquerda se mantenha unida, e manifestou seu apoio à reeleição do líder venezuelano, Hugo Chávez.

Em um vídeo exibido no final do encontro, Lula revelou que "gostaria muito de estar" em Caracas "e não apenas para integrar a delegação do Partido dos Trabalhadores (PT), mas também para dar um forte abraço no meu companheiro Hugo Chávez".

"Sob a liderança de Chávez o povo venezuelano obteve conquistas extraordinárias (...) que precisam ser conservadas e consolidadas", disse Lula no vídeo transmitido no encerramento do Foro de São Paulo.

"Chávez, conta comigo, conta conosco aqui do PT, conta com a solidariedade da esquerda, de cada democrata e de cada latino-americano: sua vitória será nossa vitória", destacou Lula sobre as eleições de 7 de outubro na Venezuela.

Lula lembrou que "em 1990, quando criamos o Foro de São Paulo, nenhum de nós imaginou que em apenas duas décadas chegaríamos aonde chegamos. Naquela época, a esquerda estava no poder apenas em Cuba. Hoje, governamos um grande número de países e, onde somos oposição, os partidos do Foro têm uma influência crescente na vida política e social".

"Ainda há muito o que fazer (...) e faremos se soubermos manter nossa principal característica: unidade na diversidade", concluiu Lula.

lda/lr

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO