Mostrar mensagens com a etiqueta Desenvolvimento. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Desenvolvimento. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Câmara Municipal de Viana do Alentejo: Instrumentos de apoio a Empresas/Empreendedores


NOTA DE IMPRENSA

“Município de Viana promove workshop sobre Instrumentos de Apoio a Empresas/Empreendedores”

O Município de Viana do Alentejo promove dia 21 de Outubro, pelas 14h30, no Cine-teatro Vianense, um workshop intitulado “Instrumentos de Apoio às Empresas/Empreendedores”.

A sessão visa informar e esclarecer os empresários e empreendedores sobre os instrumentos de apoio ao nível do investimento e do desenvolvimento do negócio. Para tal, apresenta um painel de oradores que agrega os vários sistemas de incentivo disponíveis, não só ao nível de apoios comunitários, como também ao nível do Concelho, ou seja, instrumentos criados pelo Município com o intuito de auxiliar e facilitar o acesso ao crédito por parte do tecido empresarial.

Outro dos objectivos da sessão é dar a conhecer o GADE – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico e as suas funções e competências no âmbito do apoio ao tecido empresarial do Concelho de Viana do Alentejo.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Paços dos Henriques a avançar

Excerto do Plano de Actividades da DRCalen para 2011.


Post da autoria de Frederico Nunes de Carvalho, publicado no Blogue "Alcáçovas", em 1 de Agosto de 2011

terça-feira, 19 de julho de 2011

Quatro Intercidades por dia entre Lisboa e Évora em menos de uma hora e meia

Estação da CP de Évora durante as obras
A CP lança no domingo uma nova oferta de Lisboa para Évora com quatro Intercidades diários em cada sentido (dois de manhã e dois à tarde) que vão demorar apenas uma hora e 21 minutos entre Sete Rios e aquela cidade alentejana.

Até Maio de 2010, quando a linha do Alentejo encerrou para obras, o mesmo percurso era feito em uma hora e 50 minutos. Esta redução do tempo de viagem só é possível porque a via férrea - que esteve encerrada um ano e três meses para obras entre Bombel e Évora - permite agora velocidades de chegam aos 200 quilómetros por hora. A linha sofreu um investimento de 48,4 milhões de euros e está agora electrificada, tem carris, travessas e balastro novos e foi dotada de modernos sistemas de sinalização e telecomunicações.

Mas o troço entre Casa Branca e Beja ficou à margem desta modernização, não podendo aí circular comboios eléctricos. A CP decidiu, por isso, não ressuscitar os Intercidades para Beja (havia dois por dia em cada sentido até Maio do ano passado) e organizar um serviço de ligação aos comboios de Évora com transbordo em Casa Branca. Este serviço será assegurado por automotoras a diesel remodeladas para o efeito. Contam com assentos mais confortáveis, maior espaço entre os bancos, tomadas para computador, ar climatizado e têm reserva de lugar, podendo os bilhetes ser comprados na Internet.

Este mesmo material vai também assegurar o serviço regional entre Casa Branca e Beja, composta por cinco ligações diárias e mais uma circulação de ida e volta entre Beja e Vila Nova da Baronia. Não serão retomadas as ligações directas entre Évora e Beja.

Apesar da ruptura na estação de Casa Branca, os passageiros de Beja para Lisboa farão agora a viagem até Sete Rios em duas horas e cinco minutos, menos dez minutos do que nos antigos Intercidades...  ler mais...

Hoje no "Público"

terça-feira, 12 de julho de 2011

3º fórum para o Desenvolvimento e Sustentabilidade do Concelho de Viana do Alentejo



Ver mais aqui

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Fóruns de Freguesia para o Desenvolvimento e Sustentabilidade do Concelho


O Município de Viana do Alentejo encontra-se a desenvolver a Agenda 21 Local e o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Concelho com o objectivo de criar instrumentos de planeamento que permitam preparar estrategicamente o futuro do desenvolvimento do concelho e, nesse âmbito, tem vindo a desenvolver diversas acções de participação cívica, quer da população em geral, quer das autarquias locais, visando recolher as ideias e contributos de todos, ouvindo os anseios e aspirações da população.

Respeitando a metodologia levada a cabo neste processo, a próxima acção a realizar será dirigida à população em geral de cada uma das três freguesias e, por isso, é uma acção repartida em três sub-sessões descentralizadas, uma por cada freguesia, que designámos de Fóruns de Freguesia para o Desenvolvimento e Sustentabilidade do Concelho.

É, nesse sentido, que o Município de Viana do Alentejo vem por este meio convidar a comunidade de cada freguesia a participar no Fórum de Freguesia para o Desenvolvimento e Sustentabilidade do Concelho.
As sessões terão lugar no dia:
- 1 de Julho de 2011 (Sexta-feira), às 21 horas, no salão nobre da Junta de Freguesia Alcáçovas;
- 2 de Julho de 2011 (Sábado), às 10 horas, no salão nobre da Junta de Freguesia Aguiar;
- 2 de Julho de 2011 (Sábado), às 15 horas, no salão nobre da Junta de Freguesia Viana do Alentejo.
Este Fórum é aberto à população da freguesia, limitada a um número máximo de inscrições, a realizar na Junta de Freguesia, correspondente à limitação da sala a dispor (30/40 lugares).
Participe! Inscreva-se na sua Junta de Freguesia! Divulgue!
   
Programa- Recepção dos participantes

- Sessão de Abertura - Plenário
 Enquadramento da Sessão e seus principais objectivos
 Apresentação das questões a discutir

- Sessão de trabalhos (I parte)
 Identificar 5 pontos fortes e 5 pontos fracos da freguesia

- Pausa para café

- Sessão de trabalhos (II parte)
 Identificar 5 estratégias a seguir tendo em conta as potencialidades e fragilidades da freguesia
 Identificar e hierarquizar três projectos específicos de forma a concretizar as diferentes estratégias
- Plenário de debate
 Apresentação e discussão dos resultados
- Encerramento e avaliação da sessão.
   
 

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO