Mostrar mensagens com a etiqueta João Penetra. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta João Penetra. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Ainda sobre as contas da autarquia de Viana do Alentejo

Para que não restem dúvidas e de uma vez por todas os munícipes deste concelho distingam entre quem trabalha e apresenta resultados e quem faz demagogia, distorcendo factos através de uma oratória enviesada, aqui se indicam dois documentos sobre a dívida da autarquia: 

O primeiro comprova o valor da divida bancária em 31/12/2009, no valor de 558 584,04 €, o qual poderá ser consultado no documento de prestação de contas de 2009, publicado no site do Município de Viana do Alentejo,http://www.cm-vianadoalentejo.pt/NR/rdonlyres/83D7C4DD-EDAC-40CC--AB2C-7A8E02727D16/0/PC2009.pdf , página 98; 

 O segundo (em baixo) mostra uma certidão da Caixa Geral de Depósitos, única instituição bancária onde o município tem a sua divida, com o valor total reportado a 30/06/2013, no valor de 501141,07 €, que aqui reproduzimos, para que não restem quaisquer dúvidas. 

Perante isto, podem os marabalistas do costume, barafustar, espernear, argumentar que a cor da certidão da CGD é branca e devia ser vermelha, que o formato da letra está a 12 e deveria ser a 14etc.. que a verdade dos números é indesmentível. Admitimos que esta constatação é incómoda para aqueles que auguravam e desejavam insucesso ao atual executivo e, naturalmente, tudo de mau para o Concelho de Viana, uma vez que para além de muitas obras e investimento, ainda foi possível reduzir a dívida bancária. 

Para esses, lembramos a parábola da cigarra e da formiga, ou seja, enquanto uns trabalharam no duro durante quatro anos, outros entretiveram-se em retóricas, difamações, mentiras e outras distrações. Moral da história: a obra está à vista, o Concelho de Viana mais desenvolvido e mais moderno. Será certamente essa atitude de trabalho e dedicação que os munícipes reconhecerão na hora da avaliação final. 

Recordamos uma notícia acerca do sobre-endividamento dos municípios portugueses, no Jornal Correio da Manhã: Viana do Alentejo surge em grande destaque como a sexta câmara a nível do país com menor dívida!


As contas da autarquia de Viana do Alentejo, no final do mandato da CDU/Viana, em 2009

A VERDADE DAS CONTAS

"O candidato da CDU/Viana, doutor João Penetra, tem repetido até à exaustão em todos os comícios que o anterior executivo deixou os cofres da autarquia a abarrotar de dinheiro, mas sempre omitiu descaradamente os encargos anteriormente assumidos e dívidas por regularizar."  ....

a) e b) - Dívidas bancárias.

Visto no "Cidade Agar"

domingo, 22 de setembro de 2013

João Penetra gostou dos comentários do seu camarada e grande amigo João Teixeira

Perante o seguinte conteúdo  da página de facebook do presidente da Câmara Municipal de Alvito e candidato a presidente da Câmara de Viana, (conteúdo já escondido por João Penetra, depois de estar 2 meses no ar), interrogamo-nos sobre a verdadeira personalidade de João Penetra, quando gostou da prosa impregnada de ódio tribal do seu grande amigo João Teixeira, reforçando João Penetra muita pena por esse seu grande amigo não estar em Viana.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O que diz o Povo em Alvito



A reportagem da TSF encontra a Oliveira dos Namorados, classificada de interesse público, transformada em arrecadação de venda de melões.

Oliveira dos Namorados: replantada no pequeno largo, junto ao Castelo de Alvito 

Perto dali o repórter da TSF encontra um grupo de velhas amigas que nomearam Capitulina Terrinha como porta-voz. “Capitulina Terrrinha conhece e gosta de todos os candidatos, mas de quem da Câmara Alvitrou, em Alvito, nos últimos anos e está de abalada, Capitulina Terrinha não gosta...”

domingo, 15 de setembro de 2013

Escola Básica integrada, em Alcáçovas, é anunciada falsamente como obra "realizada pelos executivos CDU"

No folheto de propaganda distribuído ontem em Viana do Alentejo pela candidatura do doutor João Penetra, são publicitadas as obras que a CDU/Viana considera ter feito durante 16 anos e, mais uma vez, publicitam para enganar as pessoas, entre outras coisas de que falaremos mais tarde, a escola Básica integrada, em Alcáçovas, como uma das “OBRAS realizadas pelos executivos CDU!” 



Mas a verdade é só uma como já aqui escrevemos neste blog:

A obra escola da EBI/JI de Alcáçovas, foi feita pelo poder central, no Governo do PS, quando era primeiro-ministro António Guterres, começando este estabelecimento de ensino a funcionar no ano lectivo de 1998/1999.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Desistir nunca?

O povo do concelho de Viana do Alentejo saberá fazer a
escolha certa… e vai votar em Bengalinha Pinto

No folheto de propaganda da CDU Viana, distribuído no concelho de Viana do Alentejo nos passados dias 13 e 14 de Julho, o cabeça de lista daquela força política às próximas eleições autárquicas, doutor João Penetra, afirma a dado passo: “Estou convicto de que o povo do concelho de Viana do Alentejo saberá fazer a escolha certa e eleger aqueles que guiarão o concelho para um futuro melhor. Quero que saibam que me dedicarei ao trabalho de corpo e alma como sempre o fiz. Conto com todos vós. Podem contar comigo!”.

Depois de termos lido estas palavras onde o doutor João Penetra reitera o seu compromisso de se dedicar ao trabalho, de corpo e alma, como afirma sempre ter feito - declarando também que podemos contar com ele! -, interrogamo-nos se podemos realmente confiar neste rol de intenções quando, no mandato de 2005-2009 e enquanto vice-presidente da Câmara do concelho de Viana do Alentejo, esse mesmo compromisso não foi cumprido, ao abandonar o lugar para que tinha sido eleito dois anos antes de ter terminado o seu mandato. Recordemos que o doutor João Penetra tinha sido eleito em 2005 pela maioria da população do concelho de Viana do Alentejo e, até à presente data, ainda não prestou a devida explicação à população do concelho sobre as verdadeiras razões da sua saída intempestiva da Câmara, em 29 de Outubro de 2007. A este respeito transcrevemos uma parte da acta da reunião de Câmara de 17/10/2007:

A Câmara apreciou um requerimento do senhor Vereador João Luis Batista Penetra, no qual pede a suspensão do seu mandato a partir do dia 29 de Outubro corrente, inclusive, até ao dia 30 de Abril de 2008. Refere este Vereador que a mesma se deve ao desempenho de funções na Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo [ADRAL]”

O “desempenho de funções” do doutor João Penetra na ADRAL não durou, por razões também nunca reveladas, mais de uma semana. Ainda que lhe fosse permitido ter regressado à Câmara Municipal de Viana do Alentejo para acabar de cumprir o seu compromisso perante quem o tinha elegido, optou por não o fazer. A lógica do seu interesse pessoal, tudo o indica, esteve sempre presente, acabando mesmo por se impor à própria CDU como cabeça de lista por Alvito, nas eleições autárquicas de 2009.

Para o doutor João Penetra as renúncias são “atitudes perfeitamente legítimas”, como se pode ler na acta da sessão da Assembleia Municipal, realizada a 28 de Abril de 2009, em que este político interveio na qualidade de público. Não podemos, porém, estar de acordo com esta postura pretensamente “perfeitamente legítima”, uma vez que o desempenho do cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, sufragado em eleições pelos eleitores do concelho, é um privilégio e uma responsabilidade para quem o ocupa. Só motivos de força maior, devidamente explicados à população, podem justificar o abandono deste lugar.

Passados que foram seis anos sobre os factos acima narrados e depois de uma muito má experiência de quatro anos em Alvito – onde o doutor João Penetra sabe perfeitamente que nunca conseguiria ser reeleito!-, como podemos acreditar na sua declaração de boas intensões?


As contradições do doutor João Penetra são muitas, mas parecem não o preocupar minimamente. Assim já não nos surpreendeu que, na sua página de Facebook, o agora candidato da CDU por Viana tenha vindo proclamar aos quatro ventos que “Desistir, Nunca”, quando na realidade o que mais tem feito é… desistir! Em 2007 desistiu da missão para que tinha sido sufragado e abandonou a Câmara de Viana. Uma semana depois de estar na ADRAL, a coisa não lhe agradou, desistiu e foi-se embora. Agora, ao fim de quatro anos na Câmara de Alvito e depois de ter falhado todos os objectivos a que se tinha proposto, ei-lo que salta fora do barco…

Quarenta anos que são passados sobre o 25 de Abril, o povo já vai conhecendo as estratégias enviesadas e multifacetadas de aquisição e conservação de poder usadas por alguns políticos da nossa praça. Bem pode o senhor doutor João Penetra bradar aos quatro ventos que “Podem contar comigo”. Nós sabemos que não. Não, senhor doutor João Penetra, nós NÃO podemos nem iremos contar consigo!

Mais um espaço de informação da candidatura PS/Bengalinha Pinto:

http://bengalinhautarquicas2013.wordpress.com/

Também na página de facebook: Autarquicas Viana 2013

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Candidato da CDU/Alvito desmente João Penetra no Jornal "Avante!"


E esta, heim?
(Crónica de factos feita ao jeito do Fernando Peça)

 Na sua edição de 18 de Agosto de 2010, o jornal O Público escrevia, ironizando:
“Estamos em Agosto de 2010 depois de Jesus Cristo. Todo o Alentejo está ocupado por um dos mais elevados índices de desemprego do país... Todo? Não! Um pequeno concelho habitado por irredutíveis alentejanos resiste ao invasor.”

A apenas nove meses de terem tomado posse para dirigirem os destinos da Câmara Municipal de Alvito, o senhor doutor João Penetra e o seu vice-presidente alardeavam pela comunicação social que naquele concelho se viveria uma situação, segundo as suas próprias palavras, “que podemos classificar de pleno emprego”, isto é, não existiriam ali desempregados e que tal resultaria do trabalho daqueles políticos da CDU.

No Boletim Informativo da CDU de Alvito, com data de Fevereiro deste ano, aquela força política volta a insistir ter eliminado, agora mais modestamente, “quase por completo, o número de desempregados em Alvito e Vila Nova da Baronia” e que tal façanha tinha merecido “uma atenção especial por parte dos órgãos de comunicação social locais e nacionais.

Mais recentemente e já em sede de campanha para as próximas eleições autárquicas, nas intervenções públicas que entre nós tem vindo a fazer, o dito senhor insiste em dirimir como argumento de peso o ter conseguido debelar o fantasma do desemprego naquele concelho vizinho. Recordemos aos mais distraídos que senhor doutor João Penetra vem agora tentar a sorte em Viana, uma vez que em Alvito e apesar dos retumbantes “êxitos” ali tidos, o eleitorado, certamente mal agradecido, não estaria disposto a garantir-lhe mais um mandato…

Perante um tal sucesso na governação alvitense do senhor doutor Penetra (cuja fórmula milagrosa bem poderia ter repassado para o resto do País, quiçá mesmo para a Europa!), qual não foi o nosso espanto quando lemos na edição de 1 de Agosto último do jornal Avante (inquestionável órgão de comunicação ao serviço do Partido Comunista Português), um pequeno depoimento do actual candidato da CDU para a Câmara de Alvito, professor Valério, em que este afirma:

O concelho de Alvito apresenta carências e lacunas que necessitam ser tratadas com urgência: desemprego elevado; constante saída das gerações mais jovens; acessibilidades ainda longe de satisfazer as necessidades.

Em que é que ficamos, afinal? Quem fala verdade? O senhor doutor João Penetra, que repetidamente apresenta como legado da sua fugaz passagem por Alvito a resolução do problema do desemprego, ou o seu correligionário e actual candidato, professor Valério, que identifica precisamente o desemprego elevado como o flagelo que terá de ser tratado com urgência?

Consultadas as últimas estatísticas, referentes ao mês de Junho, verificamos estarem inscritos nos centros de emprego 148 desempregados residentes no concelho de Alvito. Posto isto é lícito afirmarmos que, ao coxo, ainda não o conseguimos alcançar, mas ao outro, esse já está apanhado… E esta, heim?

P.S. Refere-se esta pequena crónica ao cidadão João Penetra, apenas e tão só na sua qualidade de homem público e político local. 


Mais um espaço de informação da candidatura PS/Bengalinha Pinto:

http://bengalinhautarquicas2013.wordpress.com/

Também na página de facebook: Autarquicas Viana 2013

sábado, 31 de agosto de 2013

João Penetra anunciou á população do concelho de Viana do Alentejo falso mandatário

Nos passados dias 13 e 14 de Julho, do corrente ano, o Sr. João Penetra, cabeça de lista pela CDU/Viana às eleições autárquicas 2013, realizou nas três freguesias do concelho de Viana do Alentejo, uma acção de porta a porta onde foi distribuído um folheto de propaganda eleitoral, tendo sido o mesmo publicitado em 15 de Julho na sua página de facebook .
 
 
No aludido folheto distribuído em  13 e 14 de Julho que editamos, João Penetra anuncia com pompa e circunstância, o Sr. Luís Miguel Duarte como mandatário das listas da CDU/Viana. No  dia 26 de Julho, passadas menos de duas semanas, o Sr. João Penetra acompanhado por elementos da sua candidatura, entrega no Tribunal Judicial da Comarca de Évora as referidas listas da CDU/Viana.
 
Consultado o processo desta candidatura exposto nesse Tribunal, no período de consulta pública, ficamos de boca aberta porque nas listas do Sr. João Penetra é inscrito como mandatário, não o publicamente anunciado, Sr. Luís Miguel Duarte, mas sim outra pessoa - o Sr. José Manuel Rato Martins.

 


  
Depois de verificada essa troca baldroca, também podemos ler que o endereço de email do Sr. José Manuel Rato Martins, dado para contacto ao Tribunal  é - joaopauzinho@gmail.com.
Ao olharmos de relance para este endereço de email, facilmente se deduz que o mesmo, não é pertença do Sr. José Manuel Rato Martins, mas sim do Sr. João Pauzinho, membro do comité central do PCP e responsável pela Direcção da Organização Regional de Évora, afinal de contas o verdadeiro mandatário e controleiro do candidato Sr. João Penetra, e ao que parece, de toda a estrutura desta candidatura.
 
Quando não se é transparente e verdadeiro com a população que se diz querer voltar a servir, onde está o “muito respeito pela população” de que fala o Sr. João Penetra, ou seja, a publicitada política com princípios, citação de Mahatma Gandhi, tão gasta por este candidato na sua página do facebook ?
 
Esta situação anómala de falso anúncio de  mandatário da candidatura do Sr. João Penetra, já começa a ser do conhecimento de uma boa parte da população do concelho.
Por isso o Sr. João Penetra, para  "tapar o sol com a peneira" prepara agora à pressa a distribuição de um folheto, para tentar ludibriar mais uma vez o povo do concelho de Viana do Alentejo.

A população do concelho de Viana do Alentejo, não aceita este tipo de manobras, é uma população adulta e esclarecida, exige dos seus candidatos o exercício da sua missão com verdade, libertos de amarras a interesses obscuros, que sabemos não defender o progresso deste concelho.
 

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

João Penetra, um candidato divisionista e sem brilho


Em contracorrente, João Penetra AINDA É PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALVITO, só deve mesmo desgrudar daquele cargo, quando no dia 17 de Setembro começar oficialmente a campanha eleitoral para as autárquicas. 

É por essas e por outras que o Alentejo tem perdido, eleição após eleição, a sua tonalidade vermelha. 

A ética política, bem como certos valores universais, estão cada vez mais arredados do sistema cognitivo de muitos carreiristas e descoloridos autarcas formados na “cantera” da CDU/Viana: “tudo, mas tudo, tem sido feito nos últimos mandatos desta filial da CDU”, ao mesmo tempo que se apregoa localmente "a moral e os bons costumes”. 

Em comparação com a vitimizada propaganda política de João Penetra, é de somenos importância algumas “Obras construídas durante os mandatos da CDU”: as ineficazes estações de tratamento de esgotos espalhadas pelo concelho. “ 

Alguém muito a propósito, em comentário, fez notar  aqui na Barbearia o seguinte
João Penetra anda a reunir com as Associações em Alcáçovas a pedir que votem nele para terem um presidente de Alcáçovas”. Com esta atitude divisionista, como é que este homem quer ser presidente de todo o concelho, quando apela á rivalidade e não à competência. Este homem acha que pelo fato de ser de Alcáçovas é motivo suficiente para ser presidente. E as pessoas de Viana e de Aguiar?” 

O concelho de Viana do Alentejo repudia um presidente divisionista, necessita sim de um presidente agregador, que olhe para o concelho como um todo, e é isso mesmo que tem sabido fazer com mestria Bengalinha Pinto e a sua vereação. 

Recordamos, mais uma vez - João Penetra foi vice-presidente da Câmara de Viana do Alentejo durante 14 anos e podia ter permanecido nesse cargo durante mais dois anos, mas preferiu abandonar esse honroso lugar, em 2007. 

Tal como às vezes acontece nas equipa de futebol, João Penetra rasgou a camisola da equipa, onde foi treinador adjunto de Estêvão Pereira, durante 14 anos, Na altura em que João Penetra abandonou a equipa liderada por Estêvão Pereira, a maioria das pessoas pensou que João Penetra tinha largado definitivamente a prendada carreira política, abraçada desde muito novo.

Mas quem pensou assim enganou-se. Em 2009, eis que João Penetra ressuscita como treinador principal da equipa de Alvito e, logo desde muito cedo, os adeptos da equipa local, antevendo a descida de divisão,  acenam com lenços brancos das bancadas, pedindo a saída do treinador.

Há quem conjecture sobre a inusitada saída de João Penetra, da Câmara de Viana do Alentejo: dizem essas pessoas que João Penetra já não suportava continuar sob a alçada de ninguém e, muito menos de Estêvão Pereira. Quando João Penetra queimou as fitas na Universidade de Évora, pouco tempo antes de ser doutor, e pedir a reforma em 2005, sabe que pode sair temporariamente de cena a breve trecho, pois tem o seu futuro minimamente assegurado.

Reunidas essas duas excelentes oportunidades, João Penetra, cada vez mais inconformado por não ver as luzes da ribalta apontadas para si, e de representar sempre o repetido papel de actor secundário, sai da Câmara em 2007, batendo com a porta aos seus eleitores. Esta situação de “venho ali e já volto”, também só foi possível, com o beneplácito das novas e desviacionistas lógicas de poder da CDU, pois se assim não fosse, pelas listas daquela força política, João Penetra nunca mais seria candidato a coisa nenhuma.

João Penetra era e continua a ser uma sombra de Estêvão Pereira, demonstrou isso em Alvito, por muito que isso lhe custe reconhecer. Ao não ter arte nem engenho para dirigir uma pequeníssima autarquia, com menos de metade dos habitantes do concelho de Viana do Alentejo, é considerado muito justamente por aquele povo, como o pior presidente que por lá passou.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

João Penetra no programa "Cuidado com a Língua", da RTP1

Programa "Cuidado com a Língua", da RTP1, emitido em 24 de Agosto de 2013.
Este programa pode ser visto na sua totalidade na seguinte ligação: http://www.rtp.pt/play/p1051/e126842/cuidado-com-a-lingua-viii

 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Em 2005 foram desviados 739 327,00 € afectos à freguesia de Aguiar

Sabiam que o vereador Manuel Fadista votou a favor que a verba destinada ao pavilhão de Aguiar fosse transferida para as piscinas das alcáçovas? 

Segundo ele, existiam ainda duvidas, e vai dai, vá de enviar qualquer coisa como 739.327,00 euros para as alcáçovas. 

Eu até concordo que não se faça o pavilhão, mas com esse dinheiro muita coisa se poderia ter feito em Aguiar, mas não, o senhor Fadista que agora se candidata nas listas da CDU para a assembleia de freguesia preferiu entrega-lo de mão beijada aos seus camaradas da terra do chocalho. Tudo isto pode ser consultado nas atas da câmara, mais propriamente na folha nr 6 da Reunião ordinária de 30 – 11 – 2005.




terça-feira, 20 de agosto de 2013

Conversa de comadres

sábado, 17 de agosto de 2013

Trabalho autárquico em fotos 2: Bengalinha Pinto e João Penetra

Viana do Alentejo, Rua Eusébio Leão: agora, no tempo de Bengalinha Pinto


Viana do Alentejo, Rua Eusébio Leão: antes, no tempo de João Penetra




quinta-feira, 15 de agosto de 2013

João Penetra e o desemprego no concelho de Alvito - 3

Ao repescar o boletim informativo da CDU/Alvito, publicado em 5 de Fevereiro de 2013, lemos,  mais uma vez, a forma leviana e enganadora, como se atropela as estatísticas oficiais relativas ao número de desempregados no concelho de Alvito.
 
Este Blog já tinha publicado dois textos sobre este tema: aqui e aqui

Sobe o lema Trabalho, Honestidade e Competência, publicamos parte do boletim informativo, da CDU/Alvito, onde está escrito, preto no branco, que se "eliminou, quase por completo, o número de desempregados em Vila Nova da Baronia e Alvito",  precisamente na altura em que estavam inscritos 134 desempregados nos centros de emprego.
 
 
ESTATÍSTICAS DO EMPREGO
 http://www.iefp.pt/estatisticas/MercadoEmprego/ConcelhosEstatisticasMensais/Paginas/Home.aspx
 
 

domingo, 11 de agosto de 2013

Bem prega Frei Tomaz ...

O Sr. João Penetra desde o início da pré-campanha eleitoral tem tentado, sem objectivar as suas declarações, colocar-se no papel de vítima, pôr no mesmo saco a crítica política e pessoal, mas pode “dormir descansado”, o exercício da cidadania política passa necessariamente pela crítica política, quanto mais não seja porque temos obrigação de denunciar as repisadas tácticas políticas dos tempos de partido único.
 
O julgamento, a análise, a apreciação do trabalho político, afinal a crítica política, engrandece a democracia.
Se o Sr. João Penetra convive mal com a crítica política, apenas e tão só quando ela lhe é desfavorável, só tem uma coisa a fazer, deixar de ser profissional da política, carreira que abraça há cerca de 20 anos, com "2 de intervalo". Para este e outros casos patológicos de falta de cultura democrática, “ bem prega Frei Tomaz …
 
Apesar de há bastantes anos, o Sr. João Penetra, andar a preparar a sua tão sonhada candidatura, ainda a Romaria do Espírito Santo vai no Senhor da Pedra,” já este candidato está completamente esgotado, isolado e sem ideias para o concelho de Viana do Alentejo.
 
Como o Sr. João Penetra  já “nada tem para fazer em Alvito”, pois “obras são vê-las por um canudo”, o seu roteiro àquela explorada terra, passa basicamente em ir mensalmente receber o ordenado e atestar de gasóleo a viatura da Câmara, onde ainda se faz transportar.
 
Nada disto surpreende os clientes da barbearia, o Sr. João Penetra foi um candidato que “caiu de paraquedas” em Alvito, com a conivência do PCP, sem ligações e conhecimento da realidade desse concelho, relevando apenas os seus interesses pessoais e do partido.
 
A sua passagem por Alvito, serviu essencialmente a preparação do "salto" para Viana do Alentejo.
Infelizmente, o Sr. João Penetra já hoje é considerado, pela maioria dos habitantes de Alvito, o pior presidente da Câmara, desde o 25 de Abril de 1974.
 
Por último e apesar de sabermos que o Sr. João Penetra não vê Blogues, mas para não sermos acusados de não  o tentar ajudar na sua periclitante situação,  pedindo também desde já desculpas pelo atraso de um ano, deixamos aqui a seguinte minuta de declaração:
 
"Caros munícipes do concelho de Alvito, decidi hoje renunciar ao lugar de presidente da Câmara, pois considero que não era coerente da minha parte manter o mandato de Presidente da Câmara e ao mesmo tempo ser candidato à presidência da Câmara de Viana do Alentejo".
 

domingo, 28 de julho de 2013

João Penetra: sobre a escola EBI/JI de Alcáçovas - propaganda eleitoral enganosa

Se há coisas que detesto, são a hipocrisia e a falsidade” (João Penetra na sua página do facebook, em 23/7/2013)

Pois é João, estamos plenamente de acordo com essas palavras. Mas não basta escrever isso, porque palavras levam-nas o vento, há que no dia-a-dia sermos verdadeiros atletas de Cristo  e não pecarmos primeiro, por omissão e depois pela mentira.
 
Vamos então ver o que João publicou logo no dia seguinte a ter proferido tão doutas palavras e a sequência que as mesmas tiveram:


Como primeiro comentador do seu texto vem logo a correr o senhor José Teles Lacerda mentir descaradamente, pensando que o povo tem a memória curta: “Obra feita pela equipa da CDU, na qual estava incluído o Grande amigo, João Penetra”.
O João concorda com ele e "dá-lhe um like”, mas o João sabe desde sempre que a obra da escola EBI/JI de Alcáçovas, foi feita pelo poder central, no Governo do PS, quando era primeiro-ministro António Guterres, começando este estabelecimento de ensino a funcionar no ano lectivo de 1998/1999
Como deve ter aprendido na vida, a propaganda eleitoral enganadora é aquela que apresenta conteúdo (completo ou parcial) falso, ou que mesmo por omissão, induz o eleitor em erro e por isso deve ser denunciada, por mais que não seja porque  inquina as regras do livre jogo democrático.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Trabalho autárquico em fotos 1: Bengalinha Pinto e João Penetra

Concordamos com a letra de um folheto da CDU recebido na barbearia no passado fim-de-semana, quando se apela para uma campanha autárquica sem maledicência, nem com "botabaixismo", sem difamar ninguém.
 
Pela prática de um passado recente, não acreditamos nestas manifestações de "boa fé", vindas de quem vem, nem alinhamos sobretudo com certas  atitudes de vitimização que,  no seu conjunto, pretendem fortemente condicionar a acção política dos adversários políticos e, consequentemente, “suspender a democracia” no nosso concelho até às próximas eleições autárquicas.

 Alcáçovas

Paço dos Henriques: antes, no tempo de João Penetra
 
Paço dos Henriques: agora, no tempo de Bengalinha Pinto

Alvito

Visto na página do facebook  de Manuel Maria Barroso: aqui


quarta-feira, 10 de julho de 2013

João Penetra: Ò tempo volta p'ra trás

Na página da candidatura da CDU à Câmara Municipal de Viana do Alentejo, João Penetra afirma que a sua candidatura visa retomar o processo de desenvolvimento do concelho, interrompido em 2009, quando a atual gestão autárquica iniciou funções.
Antes: No tempo de João Penetra 


Agora: No tempo de Bengalinha Pinto
 Não soubéssemos nós que João Penetra é um destacado político filiado no PCP que organizou a sua vidinha à sombra de tal bastião partidário desde ainda muito jovem até à situação de reformado com apenas 45 anos, e seria caso para dizer que o homem vive fora da realidade ou foi acometido de graves problemas de visão.

O caso poderá ser mesmo patológico uma vez que por força das suas deslocações  a Alvito e pela sua atividade partidária paralela (campanha eleitoral) passa diariamente em Alcáçovas e Viana ou até permanece ai a maior parte do seu tempo com frequentes incursões em Aguiar, deveria reparar que a paisagem urbana já não é a mesma desde que abandonou a vereação da Câmara em 2007 sem explicar porquê.

Será que o João quando entra em Viana repara que aquela entrada já não é a mesma. E se olhar para o lado esquerdo não vê a obra do estaleiro municipal quase concluída. E do lado direito o novo centro escolar que também lá não estava em 2007. Seguindo pelo centro de Viana o João também não vê os arranjos exteriores do Bº da Qtª do Marco.

Um pouco mais à frente o João está próximo da rotunda da Ziva e também não repara na requalificação de toda aquela envolvente e muito menos olha para o novo relvado do campo Faria e Melo (obra que sempre entendeu desnecessária). Bem, depois ao virar para Alvito e certamente confuso por não perceber se está na mesma terra onde governou 14 anos, depara com os arranjos exteriores do Bº do Mauforo, acelera o bólide da autarquia Alvitense, diz meia dúzia de palavrões seguidos de um pai-nosso e uma ave-maria e regozija-se do seu percurso não passar pelo centro da vila, onde uma azáfama de máquinas e operários trabalham na requalificação do centro histórico.

Para alguém que acumula com fervorosos ideais marxistas – leninistas uma fé inabalável na religião católica, será caso para dizer que mentir é feio, tal como tentar enganar e iludir as pessoas também deve ser pecado.

Ao João Penetra que com falinhas mansas vai tentando fazer passar a mensagem de bom rapaz e fica muito ofendido quando confrontado com questões que por serem incómodas entende como ofensas, não resisto à tentação de prevaricar e sugerir-lhe que para uma campanha limpa também deve contribuir uma atitude de confronto de projetos, de ideias, do trabalho realizado, de esclarecimento e de abertura a todas as questões.

É nessa linha de raciocínio que gostava que João Penetra tão preocupado com o desenvolvimento do Concelho, esclarece-se de uma vez por todas porque razão interrompeu o seu mandato em 2007 sem dar até hoje qualquer explicação aos seus eleitores, interrompendo ai os seus ideais de progresso para o Concelho.

Não deixa também de ser de uma estranheza atroz o fato de João Penetra em 2009 voltar a não estar preocupado com o desenvolvimento do Concelho de Viana e marchar para Alvito com o martelo e a foice às costas, onde pelos vistos não deixa saudades.

Porque é que em nome da transparência e da seriedade política, não abdica João Penetra da Presidência de Alvito, tal como fizeram outros camaradas seus na mesma situação de candidatos a outros municípios, como é o caso de Pinto de Sá (Presidente de Montemor) e João Rocha (Presidente de Serpa).

Enfim são posições que não se entendem e são até mesmo contraditórias, tanto mais que preocupado com as finanças do município de Alvito, João Penetra diz ter feito um pequeno sacrifício, ao abdicar das ajudas de custo, quando podia agora abdicar do seu ordenado mais despesas de representação e viatura.

terça-feira, 21 de maio de 2013

João Penetra no Facebook, “pisca erradamente o olho” a Bengalinha Pinto

João Penetra tem consciência que Bengalinha Pinto tem sido um grande presidente de Câmara, ainda com maior valor por enfrentar com muito trabalho, mas com o êxito possível, a maior crise económica e social de sempre. Penetra sabe que é sempre bom colar-se a pessoas com esse prestígio, para, neste caso, parecer que é homem da mesma estirpe, e assim poder tentar colher os seus dividendos políticos.

Por isso publica hoje no facebook o seguinte texto:Durante quatro mandatos fui eleito em Viana do Alentejo. Nos últimos quatro anos tenho sido presidente em Alvito. Quero realçar o excelente relacionamento que durante estes quatro anos existiu entre as duas autarquias embora com equipas de ideologias politicas diferentes. Em todos os eventos realizados em Alvito e que a Câmara de Viana foi convidada, a mesma esteve sempre presente. Também todos os convites que recebi do senhor presidente da Câmara de Viana, agradeci e estive sempre presente em representação da Câmara Municipal de Alvito. Aconteceu assim nas inaugurações das feiras, nas mostras de doçaria, em exposições, na inauguração do balcão municipal, nas comemorações do feriado municipal e também nas comemorações do 25 de abril, tal como aconteceu este ano. Apesar de este ano eu encabeçar a lista de candidatos da CDU à Câmara de Viana, soube-se separar as situações e os cargos e fui convidado enquanto presidente da Câmara de Alvito a estar presente e eu respondi positivamente. Também na execução de trabalhos destas autarquias, a cooperação foi constante durante o mandato. Na minha opinião é assim que deve ser, numa democracia madura”.
Quem diria ao candidato da CDU/Viana que, com tanta “reciprocidade”, em determinadas ações com Bengalinha Pinto, João Penetra tenha apreendido tão pouco, porque tão pouco trabalho tem feito em Alvito.
Diz a data altura no seu texto: ... "todos os convites que recebi do senhor presidente da Câmara de Viana, agradeci e estive sempre presente em representação da Câmara Municipal de Alvito. Aconteceu assim nas inaugurações das feiras ... e também nas comemorações do 25 de abril"
Errado, como não deve acontecer "numa democracia madura"! Nas comemorações do 25 de Abril não foi convidado em representação da Câmara Municipal de Alvito para discursar na sessão solene do 25 de Abril, mas foi, isso  sim, nomeado pelo PCP, para discursar na sessão solene, realizada no Cine-teatro Vianense .  (ver aqui)

Diz no início do seu texto: "Durante quatro mandatos fui eleito em Viana do Alentejo”. Mas omitiu uma coisa muito importante para completar essa mensagem: é que no último mandado que acabou em 2009, abandonou a Câmara a partir do dia 29 de Outubro de 2007. (ver aqui a ata da reunião da Câmara)
Diz João Penetra, nessa altura,  em 2007,  que a sua saída da Câmara, se deve ao desempenho de funções na Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), em Évora.
Sem mais, trocou o lugar de vereador que tinha contratualizado com os munícipes do concelho de Viana para ir para um local melhor, como se o lugar de Vice-presidente fosse visto como mais um emprego.
 O curioso disto tudo é que não durou mais de meia dúzia de dias o seu trabalho nesse local - não deve ter gostado talvez do trabalho?
João Penetra foi eleito por pessoas que confiaram nele para cumprir o seu mandato até ao fim, naturalmente se nada de grave acontecesse pelo caminho.
João Penetra tinha o dever e ainda tem essa dívida, de publicamente esclarecer este percurso sinuoso, mas até hoje não deu satisfações ao seu eleitorado -  porque é que saiu da Câmara e porque é que afinal nem sequer aqueceu o lugar na ADRAL?
Agora, depois de ter desertado em 2007, aparece em 2013 como cabeça de lista da CDU/Viana. Será que é desta vez que vai explicar ao seu eleitorado porque abandonou a Câmara?
Para a hipótese de João Penetra perder as eleições e ser eleito vereador da oposição, será que este político se compromete desta vez a cumprir o mandato até ao fim? É que neste mandato houve uma deserção quase generalizada dos eleitos da CDU/Viana, logo após terem perdido as eleições em 2009.
Que confiança política se pode ter nestas pessoas que só estão disponíveis quando chegam à meta em primeiro lugar?

domingo, 5 de maio de 2013

Município de Alvito está a pagar propaganda política de João Penetra no concelho de Viana

Depois de ter ficado pasmado com esta notícia aqui, os clientes da barbearia, foram recolhendo alguns pormenores para se compreender, por que razão os munícipes do concelho de Alvito  são obrigados a contribuir, sem o saber, pagando propaganda partidária ao candidato da CDU/Viana.
Na sessão solene das comemorações do 25 de Abril no concelho de Viana, para além do presidente da Câmara e presidente da Assembleia Municipal, é hábito discursar um elemento de cada força política que esteja representada em órgão autárquico.
Pela primeira vez foi indicado pelo PCP, João Penetra, militante deste partido, inferindo-se que esta nomeação tenha tido  o objectivo de valorar a sua candidatura à presidência da Câmara municipal de Viana do Alentejo.
Foto copiada do Facebook da Câmara

Mas acontece que João Penetra, ainda é presidente da Câmara Municipal de Alvito, e no dia 25 de Abril utilizou o carro do município de Alvito, para se deslocar até Viana do Alentejo ao serviço da CDU/Viana.
Foto copiada do blog "Na antecâmara". Carro do município de Alvito
Ora, o uso de viatura municipal, para fins diversos daqueles que conferem, neste caso, ao presidente o direito à sua utilização, é uma prática que pode ser objecto de condenação por parte da justiça, pois indicia o crime de peculato de uso, neste caso, a utilização do automóvel oficial do município de Alvito para uma actividade partidária.
“Recordamos que Fátima Felgueiras foi acusada pelo crime de peculato de uso, relacionado com a utilização de um automóvel oficial da Câmara numa deslocação a um congresso do Partido Socialista (PS).” (ver aqui)
O que torna mais caricato neste “escondidinho” de João Penetra, é que este “comunista” da CDU/ Viana estacionou a viatura do município de Alvito, a cerca de 150 metros do Cine-teatro Vianense, sem necessidade aparente, pois no local para onde se dirigia existe um parque de estacionamento, onde foram estacionando os restantes carros das pessoas que se deslocaram à sessão solene.
Mas esta situação já não é nova, o Sr. João Penetra, foi vereador da Câmara de Viana do Alentejo a TEMPO INTEIRO, durante 14 anos, tempo durante o qual tirou a licenciatura e o mestrado em Évora, e já nessa altura para ir à universidade utilizava nessas deslocações a viatura do município de Viana.
O povo diz e com razão, “gato avezado a pintos só morto”. Quando estas nicadas no orçamento público  já vem de muito longe, é sempre muito difícil largar-se o vício.
Talvez o Sr. João Penetra chame a isto, socializar as suas despesas privadas, pode ser também um novo paradigma político que nos vai salvar da crise, ou uma espécie de dádiva doutrinária do novo comunismo de olho vivo.
Afinal o que representa a despesa de meia dúzia de quilómetros, a dividir pelas 2504 almas residentes no concelho de Alvito?....  são mais uns tostões como prémio de consolação ao péssimo desempenho do pior presidente da Câmara que há memória em Alvito, mas nem mesmo assim João Penetra desfalece para mais um teste à sua incapacidade.
Dividir por todos, à socapa, a despesa de deslocação para fazer propaganda partidária, com viatura abusivamente utilizada, será talvez uma forma de comunismo, que um dia, quem sabe, será explicada pelo candidato da CDU/Viana.
Ao contrário da táctica de João Penetra, a maioria dos comunistas não anda por aí a vitimizar-se, por causa da luta política própria das democracias evoluídas, porque as verdadeiras vítimas são aqueles que sofrem com a actual situação de crise económica/social; aqueles que sofrem com a sua débil saúde ou dos seus amigos e familiares; e ainda aqueles que sofrem quando perdem os seus entes queridos.
Perante todas estas situações de tragédia não fica bem ao profissional da política no concelho com mais tempo de serviço, ou seja há cerda de 18 anos que não faz outra coisa, vir para a praça pública "cheio de dores" com a crítica, enquanto continua inexplicavelmente alapado, até ao dia de finados, ocupando a cadeira de presidente da Câmara de Alvito.
.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO