Mostrar mensagens com a etiqueta Tratamento de resíduos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Tratamento de resíduos. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Dão-se alvíssaras a quem encontar um político profissional que MILITE na CDU/Viana

Depois de conhecidos os resultados das eleições autárquicas concelhias, Estêvão Pereira criou uma nova alma, está bastante desenvolto, retórico como um sofista, e até dá mostras de querer juntar aquilo que durante anos esbandalhou. 

No texto: “COMUNISTAS BONS E COMUNISTAS MAUS OU MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS VONTADES! – Estêvão Pereira ao seu melhor estilo tece algumas considerações sobre a "caça" aos comunistas bons pelos socialistas. Nada disto é novo em Estêvão Pereira, em tempos já escreveu sobre socialistas verdadeiros e socialistas mascarados. 

Mas não é sobre essa temática que hoje nos vamos debruçar. Aceitámos o repto de Estêvão Pereira, e vamos tentar responder a partir da “Barbearia Ideal” à seguinte questão colocada:

Alguém explica aos (alguns) Socialistas do Blogue Barbearia Ideal a diferença entre filiado e militante? Mesmo que eles não entendam, vale a pena tentar explicar!” 

Não é preciso descodificar nenhum manual marxista-leninista para se desvendar uma relevante característica de um militante. A explicação é muito simples e é dada por Jerónimo de Sousa.

Descontada uma certa dose de demagogia, pois há outros meios para se aumentar rendimentos, lemos atentamente a transcrição de um retalho da entrevista dada pelo camarada Jerónimo de Sousa, ao Jornal “Correio da Manhã”, em 8 de Fevereiro de 2009, com o título:

O meu salário mensal é de 700 a 800 euros
. …….. 
EntrevistadorQuanto é que o cidadão Jerónimo de Sousa leva para casa ao fim do mês? 
- À luz do nosso princípio, nem beneficiado nem prejudicado, eu era operário metalúrgico qualificado na altura, era o chamado oficial de primeira. 

Entrevistador – Onde é que trabalhava? 
- Numa metalúrgica em Santa Iria de Azóia. Onde nasci e onde resido. E à luz desse princípio há muita gente que não acredita quando eu digo o que recebo. Mas no momento em que eu fiz a opção, o meu partido não me impôs que eu fosse deputado, fui eu que assumi um compromisso de honra. No concreto isto significa que o meu salário está entre os 700 e os 800 euros, é o que levo para casa. 

Entrevistador – Oitocentos euros por mês
- Eu digo entre 700 e 800 porque há subsídios de alimentação. Mas é entre 700 e 800 euros
………. "
Não há dúvida quanto ao valor das respostas de Jerónimo de Sousa. É à luz do nosso princípio (apenas para alguns), nem beneficiado nem prejudicado que o MILITANTE Jerónimo de Sousa entrega ao partido a diferença do ordenado recebido no desempenho de funções políticas e os 800 € que  ganharia como operário metalúrgico.

Será disto que Estêvão Pereira está a falar? Sé é com esta minudência que se distingue um militante de um filiado, dão-se alvíssaras a quem encontrar um político profissional que seja MILITANTE da CDU/Viana.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

João Penetra jogou a cartada da sua vida e perdeu

Perdeu porque a sua ambição lhe toldou a visão estratégica e distorceu a realidade. Jogou o seu Joker fora de tempo.

Perdeu porque, erradamente, tentou manipular consciências. Na ansia de ganhar a todo o custo, não teve pejo em assumir uma atitude divisionista, desenterrando velhas rivalidades e apelando ao voto dos Alcaçovenses como única forma de terem um presidente de Alcáçovas; 

Perdeu porque alterou os seus hábitos e comportamentos nas vésperas das eleições no seu relacionamento com as pessoas. Já ninguém é parvo. Desde quando João Penetra pagava bebidas às pessoas nos cafés?

Perdeu porque recrutou uma equipa de 3ªs e 4ªs escolhas; 

 Perdeu porque não tem obra que se veja no seu passado recente como autarca. Foi inclusivamente apanhado em enormes contradições relativamente ao que disse ter feito em Alvito e afinal não fez; 

Perdeu porque julgou ir buscar simultaneamente votos a espaços tão antagónicos como a esfera religiosa e às áreas mais ortodoxas do Partido Comunista. Para o comum dos mortais pensantes, isto cheira a uma aliança inquinada à partida; 

Perdeu porque foi traído dentro do seu partido. Houve muitos beijos de judas e gente a cumprir apenas os mínimos que o trabalho partidário obrigava; 

Perdeu porque nunca esclareceu o seu abandono em 2007 e porque teve que fazer alianças dentro da sua candidatura que não foram mais que uma paz podre. João Penetra tinha camaradas seus a desejar a sua derrota; 

Perdeu porque com a sua ambição desmedida, não viu que o empurraram para o lume porque era necessário alguém queimar-se para que mais tarde apareça um salvador da pátria. 

Haverá certamente muitos mais motivos para a derrota estrondosa do João Penetra nestas eleições e na minha opinião a sua liquidação politica em Viana do Alentejo, contudo, julgo que os que acabo de enunciar foram os mais determinantes.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Nossa Senhora D’Aires, cuidai de nós!

São Jorge e o Dragão, óleo por Paolo Uccello (1397-1475, Italy)
Depois da tremenda derrota política da coligação negativa CDU/Viana/Santa Aliança Concelhia, reduzida a menos de 1000 votos, cai por terra o objectivo anunciado de restauração do “Antigo Regime”, per saecula ad saeculorum. 

Enquanto uma parte da referida coligação negativa se encontra, pelas funestas ocorrências do passado domingo, obrigada à "clausura", não nos espanta que alguns membros da fraccionada CDU/Viana venham agora, sorrateiramente, cavalgar em seu proveito os desastrosos resultados eleitorais da agremiação, através de mensagens de circunstância imbuídas da maior e mais contraditória hipocrisia política. 

Estêvão Pereira é um desses actores políticos. O mais preparado membro da CDU/Viana nunca andou distraído neste processo eleitoral, tendo-se obrigado a cumprir os serviços mínimos, é certo que por vezes de forma bem penosa, de forma a não ser empurrado do barco que o manteve no poder durante 16 anos. 

Estêvão Pereira, ao longo deste processo eleitoral, de vez em quando e para se destacar do seu grupo ia dando umas remadas mais fortes no barco salva-vidas de João Penetra, sabendo desde sempre que o barquinho, a meter água já desde Alvito, nunca chegaria à Brito Camacho em primeiro lugar, pois que lhe vinha já rasgado o casco ao ancorar inúmeras vezes nos “clubes” das emergentes seitas de “cristãos novos” do concelho. 

E eis que, sem surpresa, lemos o “homérico” texto de Estêvão Pereira, publicado ontem no seu Blog e na sua página de facebook, com o título: AUTÁRQUICAS 2013 - GLÓRIA OS VENCEDORES, HONRA AOS VENCIDOS”

Como se fosse um comentador júnior da “Marktest”, Estêvão Pereira faz uma análise quantitativa dos resultados eleitorais, polvilhando o seu texto com algumas mensagens subliminares para ganhar novamente o espaço perdido no seio da CDU/Viana. Isenta da sua escrita está qualquer frase de alento ou de solidariedade à equipa azul que calcorreou com ele dezenas de quilómetros – pois aquela não foi nem nunca seria a sua corrida, muito menos com aquela equipa estaria disposto a servir de lebre. 

Estêvão Pereira foi o principal coveiro da CDU/Viana nas eleições de 2009; como se o péssimo resultado eleitoral agora alcançado não estivesse associado à sua pessoa, dá mais um empurrão homicida no João Penetra, ao relembrar aos seus leitores que a sua derrota de há quatro anos foi muito menos expressiva: “Comparativamente com os resultados de 2009, de uma forma geral, o Partido Socialista aumentou o número de votos e a CDU e o PSD diminuíram os seus votos.” 

Depois lá vem a frase, repetimos, da maior e mais contraditória hipocrisia política: “Glória aos vencedores, honra aos vencidos”. 

Mas porquê da maior e mais contraditória hipocrisia política

Porque em 2009, no rescaldo das eleições onde Bengalinha Pinto se tinha consagrado, pela primeira vez, vencedor, a agência noticiosa LUSA escrevia queo candidato comunista Estêvão Pereira reconheceu a derrota, considerando que o PS fez uma campanha com meios financeiros fortíssimos, algo que a CDU não tinha. Mais adiante acrescentava:"Acreditamos que [esses meios] possam ter comprado algumas consciências …” 

Estêvão Pereira, com o seu estilo particularmente enviesado, está aí para as curvas, apenas tingiu a camisa vermelha com a cor azul mas, no íntimo, permanece igual ao político que em 2009, forçadamente, teve de admitir a derrota, não deixando contudo de insinuar que aquela tinha ocorrido apenas porque a candidatura adversária poderia ter comprado algumas consciências…Se bem nos recordamos, quem andou a distribuir relógios no sábado anterior às eleições, dia de defeso, tinha sido ele mesmo… 

Órfã de João Penetra, moral e politicamente fuzilado por mais de 1800 votos, derrotados que foram os estrategas de uma candidatura que procurou ligar a CDU/Viana aos mais reaccionários elementos de uma “Santa e Apostólica Aliança”, disponibilizam-se novamente naquela coligação os agora vazios espaços do poder. Estêvão Pereira aponta para si, mas sabe muito bem que terá de deixar sarar profundas feridas, algumas já velhas, outras novas e que terá de estar atento àqueles que, desde há muito, aguardam impacientemente a chegada da sua vez!

Os falsos moralistas

Lamentavelmente, durante os últimos meses, algumas instituições públicas de Alcáçovas funcionaram como autênticas células partidárias, subvertendo os verdadeiros desígnios da razão da sua existência. 

Também algumas pessoas que nos habituámos a ouvir apregoar moral e bons princípios, querendo vender uma imagem imaculada, mostraram durante este período a sua verdadeira personalidade, não olhando a meios para atingir fins. 

Por isso, estas eleições autárquicas tiveram o mérito de nos dar a conhecer melhor algumas pessoas que andavam tapadas com capa de santo e de evidenciar que a esmagadora maioria do povo deste Concelho não quer a CDU. Às direções das tais instituições, espera-se que façam uma reflexão sobre o que se passou .
Texto recebido via email

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A república das bananas em: " O Blogue do Estevão"

Pecados bradam aos céus, antes de se rezar o Acto de Contrição.

No "Blogue do Estêvão", mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Conforme as conveniências de momento assim o seu autor muda o seu discurso, “esquecendo-se” de que muitas pessoas não têm a memória curta.
 
Por isso hoje publicamos um comentário chegado à Barbearia, por recusa de publicação no “Blogue do Estevão”, como resposta aos comentários seguintes:

______________________________________________________

Srº Barbeiro

Como o Srº Estêvão Pereira não publica no seu pseudo democrático blogue opiniões que não sejam contra a atual câmara e porque acompanho a vida autárquica e preservo a verdade acima de tudo, agradeço que publique o seguinte comentário:
A propósito de um camarada que escreve no blogue do Srº Estêvão um chorrilho de asneiras e mentiras sobre a aquisição por parte da Cãmara do Paço dos Henriques e a eventual aquisição ou cedência do quartel da GNR de Viana, o douto Srº Estêvão, do alto da sua extrema presunção escreve o seguinte:

"Opiniões...

concordo c/ a base da idéia e acho que é um disparate tanto num caso como noutro, até porque a câmara vai gastar o seu dinheiro para fazer obras pelo governo e as suas próprias não faz. Quanto a comprar é que não é bem assim como poderá ver nas atas da câmara"

É sem duvida uma opinião respeitável se por acaso o mesmo Srº Estêvão Pereira não tivesse escrito ao Ministério das Finanças em 23/2/07, entidade então propritária do Paço dos Henriques o seguinte oficio:

"Assunto: Paço Real das Alcáçovas.
 
Exm.ºs Senhores.
 
Em resposta ao vosso oficio com a referência DSEIP/26-GM-38, de Janeiro último, somos a informar da disponibilidade deste Municipio para equacionar a assumpção da posse a titulo precário do Paço Real das Alcáçovas dependendo do prazo pela qual essa posse se possa verificar e da possibilidade de financiamento das obras de recuperação por parte do QREN. Mais se informa que mediante a apresentação de uma proposta em concreto que se coadune com a precária situação financeira municipal, poderemos ainda equacionar a hipótese de aquisição a titulo definitivo por parte da Cãmara Municipal. Informamos ainda que estamos totalmente disponíveis para a realização de uma reunião sobre este assunto com vossas excelências. Aproveitamos para endereçar os nossos melhores cumprimentos.
 
De V. Exªs atenciosamente.
 
O Presidente da Câmara (a)
 
Estêvão Pereira.
Isto pode ler-se na acta da Reunião de Câmara de 16/3/2011.

O António Peça diria: E esta heim !!!

Cada um fará certamente a sua leitura, no entanto cá para mim para não dizer outra coisa, acho que o homem tem muita falta de coerência. Então queria comprar e agora é contra o que vem de borla?

Como o assunto me despertou curiosidade fui indagar e consegui as seguintes informações, contraditórias ao que escreve no Blogue do Srº Estêvão o camarada escriba de serviço:
A actual câmara não comprou o Paço dos Henriques. O mesmo foi cedido à autarquia por prazo de 20 anos renováveis.

Os projectos de arquitetura foram feitos gratuitamente pela Direção Regional de Cultura.
A Câmara pagou apenas alguns projetos de especialidade que rondarão os 20.000€.
Conclusão: Falta apenas a abertura de um aviso para candidatura ao QREN, situação que já ultrapassa as competências da autarquia, considerando os constrangimentos da actual situação do país.

Relativamente ao Quartel da GNR julgo que a câmara fará bem em tornar-se um agente facilitador da existência de instalações com dignidade para as forças policiais, uma vez que investir na segurança das populações também deve ser uma das competências das autarquias.

Relativamente ao facto da câmara andar a investir mal em imóveis direcionados para a cultura e segurança dos habitantes do Concelho, o que diz o camarada escriba do blogue do Srº Estêvão quanto ao facto do referido Srº Estêvão ter adquirido o edificio do antigo cinema de Alcáçovas a uma cooperativa agricola sem que para o efeito tivesse qualquer idéia ou projeto, pelo menos que se conheça. o único projeto conhecido, foi que o dinheiro fosse dividido pelos cooperantes. e o mono lá está.

Os meus cumprimentos.

 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Arrancou a construção da nova central de compostagem em Évora

Uma nova central de tratamento mecânico e biológico de compostagem começou a ser construída ontem, em Évora, para tratar os resíduos sólidos urbanos de 19 concelhos do Alentejo, num investimento de 16 milhões de euros.

Desenvolvida em conjunto pelas empresas intermunicipais GESAMB e Resialentejo e pela Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), a unidade, a construir na área do aterro de Évora, vai ter uma capacidade de tratamento de cerca de 113 mil toneladas por ano de resíduos sólidos urbanos.

A central vai “tratar os resíduos que não são depositados nos ecopontos, conseguindo retirar-lhes os materiais que têm valorização e evitando que estes sejam depositados em aterro, o que tem custos muito elevados”, explicou à Lusa a diretora geral da GESAMB, Cátia Borges.

De acordo com a mesma responsável, a central vai permitir a separação dos vários tipos de materiais dos resíduos indiferenciados, reencaminhando os plásticos para reciclagem e os restos de comida para produzir composto.

“Muito deste resíduo é água que acaba, neste processo, por evaporar-se, o que permite reduzir para cerca de metade aquilo que neste momento se está a depositar em aterro”, disse a diretora geral da GESAMB.

No final do processo, acrescentou, o refugo deste tratamento mecânico e biológico, que já não vai para o composto nem para reciclagem, pode ser aproveitado para produzir combustível derivado de resíduos.

“Assim, só cerca de 25 por cento do lixo que dá entrada na central é que será depositado em aterro”, frisou Cátia Borges.

Os trabalhos de desmatação e de terraplanagens para início da construção da central vão começar hoje, estando prevista a sua entrada em funcionamento no início de 2013, com um período de testes de afinação, mas a atividade em pleno só arrancará seis meses depois.

O projeto foi comparticipado em 50 por cento por fundos comunitários, através do Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), sendo os restantes 50 por cento divididos pelas três entidades em função dos resíduos que cada uma tratar.

A GESAMB é a responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Distrito de Évora (SIRSU), integrando 12 dos 14 concelhos do distrito, enquanto a AMCAL abrange Alvito, Cuba, Vidigueira, Portel e Viana do Alentejo.

Já a Resialentejo, empresa intermunicipal de gestão de resíduos de Beja, é composta por oito municípios daquele distrito.

Visto em "diana fm"

Ler todo o processo aqui

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO