Mostrar mensagens com a etiqueta Câmara de Viana. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Câmara de Viana. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Ainda sobre as contas da autarquia de Viana do Alentejo

Para que não restem dúvidas e de uma vez por todas os munícipes deste concelho distingam entre quem trabalha e apresenta resultados e quem faz demagogia, distorcendo factos através de uma oratória enviesada, aqui se indicam dois documentos sobre a dívida da autarquia: 

O primeiro comprova o valor da divida bancária em 31/12/2009, no valor de 558 584,04 €, o qual poderá ser consultado no documento de prestação de contas de 2009, publicado no site do Município de Viana do Alentejo,http://www.cm-vianadoalentejo.pt/NR/rdonlyres/83D7C4DD-EDAC-40CC--AB2C-7A8E02727D16/0/PC2009.pdf , página 98; 

 O segundo (em baixo) mostra uma certidão da Caixa Geral de Depósitos, única instituição bancária onde o município tem a sua divida, com o valor total reportado a 30/06/2013, no valor de 501141,07 €, que aqui reproduzimos, para que não restem quaisquer dúvidas. 

Perante isto, podem os marabalistas do costume, barafustar, espernear, argumentar que a cor da certidão da CGD é branca e devia ser vermelha, que o formato da letra está a 12 e deveria ser a 14etc.. que a verdade dos números é indesmentível. Admitimos que esta constatação é incómoda para aqueles que auguravam e desejavam insucesso ao atual executivo e, naturalmente, tudo de mau para o Concelho de Viana, uma vez que para além de muitas obras e investimento, ainda foi possível reduzir a dívida bancária. 

Para esses, lembramos a parábola da cigarra e da formiga, ou seja, enquanto uns trabalharam no duro durante quatro anos, outros entretiveram-se em retóricas, difamações, mentiras e outras distrações. Moral da história: a obra está à vista, o Concelho de Viana mais desenvolvido e mais moderno. Será certamente essa atitude de trabalho e dedicação que os munícipes reconhecerão na hora da avaliação final. 

Recordamos uma notícia acerca do sobre-endividamento dos municípios portugueses, no Jornal Correio da Manhã: Viana do Alentejo surge em grande destaque como a sexta câmara a nível do país com menor dívida!


As contas da autarquia de Viana do Alentejo, no final do mandato da CDU/Viana, em 2009

A VERDADE DAS CONTAS

"O candidato da CDU/Viana, doutor João Penetra, tem repetido até à exaustão em todos os comícios que o anterior executivo deixou os cofres da autarquia a abarrotar de dinheiro, mas sempre omitiu descaradamente os encargos anteriormente assumidos e dívidas por regularizar."  ....

a) e b) - Dívidas bancárias.

Visto no "Cidade Agar"

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Obra feita no mandato do PS/Bengalinha Pinto - Novo Centro Escolar


A Câmara Municipal de Viana do Alentejo inaugurou no passado dia 15, o novo Centro Escolar, um investimento de cerca de 2.200.ooo € que vai albergar perto de 158 alunos do 1º ciclo e do pré-escolar.

O novo equipamento, situado no perímetro da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, em Viana do Alentejo, é constituído por 8 salas destinadas a acolher o ensino básico e 3 para a educação pré-escolar. Estas salas vão ter espaços comuns como o refeitório, polivalente, biblioteca, instalações sanitárias e receção. Vão ter, igualmente, espaços personalizados como gabinete médico/isolamento, sala de atendimento e complemento de apoio à família (CAF) e ainda gabinetes de trabalho.

A cerimónia de inauguração contou, para além do executivo municipal, com a presença do presidente da Assembleia Municipal, António Sousa, do diretor do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, Luís Feitor, e da Delegada Regional de Educação do Alentejo, Maria Reina Martin.

Durante o seu discurso, Bengalinha Pinto, presidente do Município de Viana do Alentejo, mostrou-se satisfeito por "finalmente" o Centro Escolar ser inaugurado, naquele que considera ser "um dia muito importante para a comunidade educativa". 

Ler a notícia completa e ver mais fotos na página de facebook do Município de Viana do Alentejo








sábado, 10 de agosto de 2013

Obras no Paço dos Henriques devem arrancar no início de 2014

Foi ontem publicado em Diário da República o anúncio da empreitada de Reutilização do Paço dos Henriques, Capela de Nossa Senhora da Conceição e Jardins, em Alcáçovas, no valor de 1.240.000.00 €.

Este projeto, entendido como prioritário pelo atual executivo municipal e há muito aguardado, especialmente pelos Alcaçovenses, será agora objeto de candidatura a fundos comunitários, a concluir até ao próximo dia 9 de Setembro, perspetivando-se que o início dos trabalhos tenha lugar no inicio do próximo ano.

Se o actual executivo da Câmara Municipal de Viana do Alentejo não tivesse tomado em mãos este processo, qualquer dia o Paço dos Henriques seria mais uma ruína, igual a muitas outras que proliferam por este país. Não são precisas fotografias aéreas do tempo que já não volta para trás, para mostrar o muito trabalho feito pela equipa de Bengalinha Pinto, basta apenas uma folha do Diário  da República.

 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Município de Viana do Alentejo em Destaque no Correio da Manhã

Numa notícia acerca do sobre-endividamento dos municípios portugueses, no Jornal Correio da Manhã, Viana do Alentejo surge em grande destaque como a sexta câmara a nível do país com menor dívida!




São notícias como esta que nos devem orgulhar, pois em tempos de grave crise que atravessamos, em que muitos municípios não conseguem cumprir com os seus compromissos, estando até alguns com dificuldades no pagamento de vencimento dos trabalhadores, o município de Viana do Alentejo consegue honrar os seus compromissos e ao mesmo tempo consegue aumentar o investimento no concelho e captar para o concelho elevados montantes de fundos comunitários.
   
Pode-se afirmar que o trabalho do Município de Viana do Alentejo no presente mandato autárquico é extremamente meritório, pois para além de estar a receber muito menos verbas do estado e de ter muito menos receita que em mandatos anteriores, consegue diminuir a sua dívida e ao mesmo tempo consegue aumentar o investimento em cerca de 2 milhões de euros, comparando com os valores investidos nos mandatos anteriores (mandatos de 2001-2005 e 2005-2009), como se pode verificar na informação escrita pelo Presidente Bengalinha Pinto no último Boletim Municipal (ver imagem abaixo). Ou seja, durante o presente mandato, até agora, o Município já investiu 6.117.818.23€, sendo que no mandato de 2005-2009, investiu 4.138.075,48€, e no mandato de 2001-2005 investiu 4.006.042,31€.
Em tempo de "vacas magras" é de louvar esta excelente gestão autárquica.
Há muita obra feita, com muito esforço e empenho no uso racional do orçamento do município e na captação de fundos comunitários para uma maior execução de projetos e para benefício das populações do concelho!
   
Concelho de Viana do Alentejo, um Concelho em Movimento!
Visto no "Alcáçovas".


sábado, 15 de junho de 2013

Porquê mudar?

Visto no "Alvitrando"
 
Vocês dizem tanta coisa... Vocês, aqui em Viana, Alcáçovas e Aguiar ainda continuam a dizer pelas lojas e tabernas que o Bengalinha não se recandidata - quando o homem há muito que apresentou publicamente a sua recandidatura. Agora, nesse namoro contranatura em que andam embrulhados, até inventaram que a Câmara quer roubar o Castelo à Igreja - quando toda a gente sabe que o Castelo é e sempre foi do Estado. E assim enganam umas quantas velhotas distraídas e sacam mais uns votos. Será isso coisa de gente de bem? Se até agora tem sido assim, imagino o que nos reservam para Setembro…
 
Desculpem lá, mas não dá para engolir o senhor Penetra, Presidente Candidato a Presidente. O homem não mostrou nada em Alvito, ou melhor, mostrou que não é capaz. Foi mais do mesmo, não tem soluções. Por cá, confirmou o que já se suspeitava - não sabe fazer contas! Mais uma vez, foi gastar como se não houvesse amanhã, quem vier atrás que pague as contas. E para suportar estas afirmações (que não são difamação mas sim confronto político) há factos, e não diz que disse.
 
Enquanto o senhor Penetra andou entretido a brincar com os logotipos da Câmara de Alvito, num pomposo “Plano de Marketing Territorial” o senhor Bengalinha deixou estar os logotipos de “Todo o Sol do Alentejo” e concentrou-se em trabalhar a sério. Em vez de gastar 50.000€ (cinquenta mil euros) em “bonecos” trabalhou para ir buscar 1.000.000€ (um milhão de euros) para pagar o calote que o senhor Penetra cá deixou com a obra das Piscinas de Alcáçovas.
 
Em vez de se desculpar com a crise e de se vitimizar, o senhor Bengalinha e a sua equipa trabalharam no duro e foram buscar 860.000€ para as obras do Centro Histórico de Viana. Em vez de hipocritamente (com todo o respeito para com os católicos, mas um militante comunista…), se pôr a pé a caminho de Fátima, meteram-se vezes sem conta, a caminho de Lisboa e acabam de lançar a Empreitada de Requalificação do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Viana do Alentejo. E em vez de agitarem a bandeira do Paço dos Henriques em alturas de eleições, para depois assobiarem para o lado e não fazerem nada, assumiram a sua responsabilidade celebrando um contrato como Estado, de cedência por 20 anos, renováveis, estando o projecto de recuperação já realizado.
 
Muitas mais acções, produto do empenho e trabalho deste executivo, haveriam a referir. Quero só falar de Aguiar, essa terra fiel, não obstante tão maltratada e abandonada pelos autarcas CDU locais. Para Aguiar este executivo tem pronto para financiamento e construção o projecto do Pavilhão Multiusos Mais que isso, integrado no Programa Estratégico de Reabilitação Urbana do Concelho, Aguiar verá o seu Centro Histórico recuperado e dignificado, a exemplo do que está neste momento a acontecer em Viana. Em vez de baixar as mãos e esperar por milagres, Bengalinha Pinto e a equipa que lidera concentrou-se no trabalho.
 
Deixo portanto a questão – porquê mudar?
 

terça-feira, 11 de junho de 2013

Semana Cultural de Alcáçovas quase a começar!


Começa já esta sexta-feira, dia 14, e prolonga-se até dia 23, com um programa repleto de boas iniciativas e excelentes espetáculos!
 
Visto aqui.
 

terça-feira, 4 de junho de 2013

Festa da Primavera em Aguiar de 7 a 10 de junho


A freguesia de Aguiar volta a estar em festa de 7 a 10 de junho.
 
Marchas populares, sardinhada, dança, música, desporto, jogos tradicionais e exposições são alguns dos destaques da Festa da Primavera, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Aguiar, com o apoio das associações locais.
 
Sexta-feira, 7, o destaque vai para as marchas populares do Concelho que saem à rua a partir das 20h30. Segue-se ainda para a apresentação do Mural da Primavera, uma ilustração representada em grande formato no recinto, da autoria de Anabela Marques, munícipe de Aguiar, e a apresentação da 2ª edição do livro “Saudade” de Júlia Sezões. A noite termina com um concerto com os Ortigões Legacy, seguido de Dj's da Freguesia, numa organização do Grupo Associativo de Jovens de Aguiar.
 
No sábado, a partir das 9h00 decorre a Caminhada da Primavera, que este ano tem partida e chegada de Aguiar, num total de 9,7 km, organizada pela Associação dos Amigos Aguiarenses.
 
À tarde, a Junta de Freguesia de Aguiar promove um jogo de fustal feminino. Por volta das 19hoo, os alunos do Clube de Saúde Sénior efetuam uma demonstração das suas atividades, estando ainda previstas demonstrações de fitness e cross training aberto à população. A dança volta a marcar presença na Festa da Primavera, a partir das 21h30, com a Classe de Dança “Las Palomas y Las Palomitas”. A noite prossegue com um baile com a Banda Impulso e os Dj's da Freguesia.
 
Domingo - O terceiro dia da Festa da Primavera começa com um passeio BTT, organizado pela Associação Galopar & Pedalar – Clube. A partir das 9h30, a Junta de Freguesia de Aguiar promove um Torneio de Malha. A partir da mesma hora, para os mais novos haverá insufláveis. Para as 10h30 está prevista uma demonstração de Petanca com a colaboração do CCD de Évora. Às 12h30, como vem sendo hábito e porque é tempo de santos populares e de sardinha assada, o Município oferece uma sardinhada à população. Durante o fim de semana, também nos restaurantes aderentes haverá sardinha assada (Café - Restaurante "A Romeirinha", Café – Snack-bar “O Sacristão” e Cervejaria a Esquina).
 
À noite, a dança volta ao palco da Festa da Primavera com a atuação do Rancho Folclórico “Flor do Alto Alentejo” e ainda a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo, a partir das 21h30. A noite termina com baile com Nuno Florindo.
 
Segunda-feira - No dia 10 de junho, à noite, a encerrar a Festa da Primavera, para além das danças do concelho com a Secção de Dança da Casa do Benfica em Viana do Alentejo, sobe ao palco às 22h00, Quim Barreiros.
 
Destaque-se ainda a decoração do recinto da Festa, mais uma vez sob o tema da Primavera. Um trabalho levado a cabo por trabalhadores da autarquia, que contou com a colaboração de Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, e que inclui flores de papel e em plástico reciclado, elementos de madeira decorados, entre outros.
 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sábado, 6 de abril, a partir das 14h00: Fórum “Estratégia de Desenvolvimento e Sustentabilidade” no Cineteatro Vianense

Resultados da Agenda 21 Local de Viana do Alentejo dia 6 de abril no Cineteatro Vianense

No âmbito do processo de elaboração da Agenda 21 Local e Bases Estratégicas de Desenvolvimento do Concelho de Viana do Alentejo, o município irá promover dia 6 de abril, a partir das 14h00, no Cineteatro Vianense, o Fórum “Estratégia de Desenvolvimento e Sustentabilidade” para apresentação dos resultados do processo de auscultação da população e as conclusões do Relatório Final da Agenda 21 Local.
 
A iniciativa pretende dar a conhecer a evolução do processo de elaboração da Agenda 21 Local até às conclusões do Relatório Final. A sessão pretende ainda lançar as bases da implementação da Agenda 21 Local, com apresentação das principais medidas a implementar e daquelas que já se encontram em curso.
 
Durante a tarde haverá, igualmente, uma sessão de esclarecimento sobre o processo de Revisão do Plano Diretor Municipal.
 
O fórum conta com a colaboração da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado e das Juntas de Freguesia de Alcáçovas, Aguiar e Viana do Alentejo.

Rcebido via email
 

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tributo a Zeca Afonso - dia 3 de março no Cine-Teatro Vianense. A não perder!


Informação retirada da página de internet do Município de Viana do Alentejo.

Cine-Teatro Vianense: "Café do Absurdo" - Peça a Peça

Sábado, dia 2 de março, no âmbito do programa "Peça a Peça", sobe ao palco do Cine-Teatro Vianense a Companhia de Teatro Quarto Crescente com a peça "Café do Absurdo".
 
 
 
Num pressuposto café Onde pressupostamente também se bebe café Onde se desmascara o ridículo Onde as conversas sem nexo, fazem todo o sentido Onde se canta e descanta Onde se é poeta e louco Onde só a criatividade e a livre expressão têm lugar Onde tudo pode acontecer…….
 
O elenco desta peça conta com a participação especial do ator João Maria Pinto.
 
 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mudar de comercializador de electricidade


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Doçaria conventual na XIII Mostra de Doçaria em Alcáçovas

De 7 a 9 de dezembro, abre as portas ao público a XIII Mostra de Doçaria, em Alcáçovas.
 
Bolo Real, Bolo Conde de Alcáçovas, Amores de Viana e Sardinhas Albardadas são os cartões-de-visita da XIII Mostra de Doçaria, que abre as portas ao público de 7 a 9 de dezembro, em Alcáçovas.
 
Perto de 30 doceiros e doceiras de vários pontos do país vão expor e vender doçaria conventual e palaciana de fazer crescer água na boca.
 
Mas, para além de proporcionar ao visitante a oportunidade de saborear em sem fim de doces, a Mostra de Doçaria apresenta, nesta edição, como novidade o Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana promovido pela Junta de Freguesia de Alcáçovas que pretende sensibilizar para a importância da divulgação e preservação de doçaria tradicional portuguesa, atribuindo prémios aos melhores doces a concurso.
 
Para os mais novos não vai faltar o Laboratório do Doce, onde vão poder dar largas à imaginação e criatividade, com a confeção de alguns doces tradicionais do concelho.
 
Nesta edição do certame, o Chefe Pedro Mendes irá efetuar uma demonstração de sobremesas gourmet. Será ainda apresentado o livro “Doces Temperos” de Amélia Torres.
 
Mas, nem só de doces e licores se faz a festa. A Autarquia preparou um programa cultural que abarca danças, cante da terra e cante vizinho, folclore, música popular com a Ronda dos Quatro Caminhos e o Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel que encerra a animação musical da XIII Mostra de Doçaria, em Alcáçovas.
 
Recorde-se que a Mostra de Doçaria é organizada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo e Junta de Freguesia de Alcáçovas com o apoio, nesta edição, da Turismo do Alentejo, ERT. O certame pode ser visitado dia 7, a partir das 19h00, dia 8 e 9, a partir das 14h00.
 
A tenda encerra às 24h00, com exceção do último dia, em que fecha às 21h00.
 
Visto no sítio do "Munícípio de Viana do Alentejo"
 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Município de Viana do Alentejo: Sessões de Trabalho com a População 2013


sábado, 17 de novembro de 2012

O longo processo de arrelvamento de dois campos de futebol no concelho de Viana do Alentejo

O arrelvamento dos campos de futebol do Sporting Clube de Viana do Alentejo e do Sport Club Alcaçovense, foi uma operação bem pensada que tem gerado muita “dor de cotovelo” a alguns camaradas da CDU/Viana, por não terem conseguido fazer o mesmo em 2006.

Para se perceber melhor o que fez gorar em 2006 o arrelvamento dos campos de futebol do Sporting Clube de Viana do Alentejo e do Sport Club Alcaçovense, basta  ler essa  novela aqui, aqui e aqui.

As pessoas que lideraram esse processo falhado em 2006, foram o ex-presidente da Câmara, Sr. Estêvão Pereira e o ex-vereador de Alcáçovas, Sr. João Penetra.

Nessa altura a Câmara deixou passar a oportunidade de se candidatar ao programa “O Primeiro Relvado”, cuja comparticipação era de 75%., suportada por fundos comunitários.

Como nesse tempo, a abençoada autocrática equipa autárquica, não descortinou a possibilidade de poderem simultaneamente relvar os campos de futebol de Viana e de Alcáçovas e, para "ninguém ficar descontente", optaram por não avançar com esse trabalho.

Mas não deixa de ser curioso, agora que são tão defensores de Aguiar, naquela altura, em 2006, nunca veio à baila o nome da equipa de futebol do Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar. Relembramos que na reunião de câmara de 31 de Outubro de 2006, em que se falou no arrelvamento dos campos de futebol estava presente o ex-vereador de Aguiar, Sr. Manuel Fadista e sobre este assunto nada disse.

Equipa de futebol do Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar - Época 2007/2008. Foto sacada no "Alcáçovas"

Para estas pessoas, o mais importante de tudo é manterem, na sua alçada o poder, mesmo que para isso deixem de lado os legítimos interesses dos Aguiarenses Para a dupla,  Estêvão e João Penetra, os camaradas de Aguiar têm de comer e calar, como sempre.

Agora a CDU/Viana tenta acirrar os comportamentos dos Aguiarenses contra o actual executivo, a braços com a impossibilidade real de se conseguir, até à data, verbas comunitárias para se poder executar os investimentos esperados na freguesia.  Durante 16  anos de vacas gordas, com a CDUViana no poder, foram sempre adiadas propositadamente em Aguiar as promessas de 4 campanhas eleitorais.

Para se clarificar mais uma vez o que se passou agora, transcreve-se o artigo publicado no último Boletim Municipal.

O arrelvamento dos campos de futebol em Viana e Alcáçovas

No passado dia 1 de agosto, o Município de Viana do Alentejo celebrou Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo com o Sporting Clube de Viana do Alentejo e o Sport Club Alcaçovense. Os referidos Contratos-Programa, com a duração de 4 anos, permitirão aos clubes instalarem um campo de relva sintética nos atuais “campos pelados”.

O financiamento bancário para os referidos investimentos foi obtido pelos clubes diretamente junto do banco, servindo os respetivos contratos-programa para facilitar a concessão do financiamento, o qual ascende a 160.000 euros (capital), de cada um.

Os clubes irão ainda efetuar candidaturas a fundos comunitários, que caso sejam aprovadas, os respetivos montantes serão canalizados para amortização da dívida.

O Município pretende que os montantes das transferências financeiras para os dois clubes, a realizar pela autarquia nos próximos anos, se situem próximos dos que até agora têm sido pagos, ou seja, os clubes necessitarão de ajustar os orçamentos das suas atividades correntes, de forma a poderem fazer face ao pagamento do investimento, assumindo desta forma um esforço significativo na concretização deste projeto.

O Município contribuiu já com o montante aproximado de 25.000 euros, em espécie, concretamente bens e serviços que disponibilizou no decurso das obras. No âmbito dos contratos-programa, os clubes comprometem-se ainda a promover o desporto nos escalões mais jovens, aumentar o número de praticantes e disponibilizar o espaço, fora do horário das suas atividades, para utilização pelas escolas do concelho.

13 de Outubro. Inauguração do Relvado Sintético do Sporting de Viana

13 de Outubro. Inauguração do Relvado Sintético do Sporting de Viana

13 de Outubro. Inauguração do Relvado Sintético do Sporting de Viana


13 de Outubro. Inauguração do Relvado Sintético do Sporting de Viana

10 de Novembro. Inauguração do Relvado Sintético do Sport Club Alcaçovense


Pode-se ver mais fotos nas páginas do facebook do Município de Viana e do  Sporting de Viana

sábado, 10 de novembro de 2012

Diário de Notícias destaca: Município de Viana do Alentejo cobra taxa mínima de IMI em 2013



Foto sacada daqui
 
Os munícipes de Viana do Alentejo vão pagar, em 2013, a taxa mínima do Imposto Municipal sobre Imóveis, no valor de 0,3%, por decisão da câmara municipal

O Orçamento do Estado para 2013 prevê que as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) possam variar entre 0,5% e os 0,8% para os imóveis não avaliados e entre os 0,3% e os 0,5% para os avaliados. Com a adoção da taxa mínima de IMI, a autarquia alentejana "pretende dar resposta às dificuldades económicas que a população e as empresas atravessam, num período particularmente difícil". Ao mesmo tempo, o município quer "atrair novos residentes, tendo em conta as várias potencialidades" do concelho.

Visto no "Diário de Notícias", em 08 de Novembro 2012

sábado, 3 de novembro de 2012

Comentários na Barbearia: semana 44 de 2012


Anónimo disse...
 
Estou pasmado! Numa altura em que Portugal está a arder, os trabalhadores estão na rua, as conquistas de Abril estão em vias de serem reduzidas a cinzas e os direitos mais elementares dos cidadãos estão a ser trocados pela lógica dos mercados financeiros, não é que aqui no concelho apenas o blog do baeta faz eco da tormenta?
 
Quando, por todo o País, a blogosfera ligada à esquerda supostamente mais combativa, a do PCP e do Bloco, se mobiliza no combate aos excessos de um liberalismo desenfreado e desalmado, aqui no nosso doce torrão natal, népias. Tão opinativo no que se refere às lides autárquicas, o blog do sr. Estêvão Pereira, expressão local do Partido Comunista Português, tem vindo a perder, nos últimos meses, toda a verve e entusiasmo, fazendo tábua rasa dos acontecimentos que, nos últimos meses, têm abalado Portugal e os portugueses.
 
O que nos pode levar a concluir que apenas a câmara faz mover o tal senhor e que, afastada pelo PCP a hipótese de uma recandidatura que pudesse "vingar" a humilhação de 2009, toda a militância se esvai em vagas "divagações" de assumido desinteresse.
 
J.S.D.
 
30 de Outubro de 2012 23:07
--------------------------------------------------------------------------------------------
 
Anónimo disse...
 
Na corrida à Câmara de Viana em 2013, o Sr. Estêvão Pereira parece ter sido ultrapassado, sem dó nem piedade, pelo seu vereador João Penetra.
 
Mas esta situação já podia ter acontecido em 2009, não foi por acaso que Penetra saiu de Vereador da Câmara dois anos antes de acabar o seu mandato em 2009. Penetra quando suspendeu o seu mandato de vereador na Câmara de Viana, foi de imediato trabalhar para a ADRAL.
 
O que estava congeminado por uma das facções do PCP local que estava farto do Estevão, era ele aguentar-se nessa associação com a promessa de ser o cabeça de lista em Viana já em 2009. Penetra trabalhou na ADRAL nem chegou a uma semana, um homem habituado a fazer aquilo que sempre quis durante 14 anos, acabou por não aguentar o esforço e abalou de lá a correr.
 
Este senhor só não foi candidato em 2009, pelo PCP, porque o Estêvão e o seu lóbi local, conseguiram no PCP em Lisboa que a candidatura do Penetra em Viana ficasse em águas de bacalhau. Nessa altura o PCP para compensar João Penetra, candidatou-o a Alvito, terra com tradição de papar com todos os paraquedistas que por lá aparecem.
 
Mas os eleitores de Alvito e Vila Nova, tal como aceitam facilmente os paraquedistas, da mesma forma correm com eles. Muita gente do concelho de Alvito que votou em João Penetra, considera que este senhor foi o PIOR presidente da Câmara desde que há memória. João Penetra tem conhecimento da avaliação negativa de muitos daqueles que o apoiaram, e por isso não lhe interessa concorrer outra vez em Alvito, em 2009 ganhou as eleições por uma unha negra, o que não lhe deixa margem para nova tentativa.
 
Agora, depois de tanta crença chegou a altura do PCP premiar a ambição de João Penetra. O PCP de Viana prepara-se para apresentar João Penetra como cabeça de lista à Câmara de Viana. Aquele que foi um dos coveiros do PCP em Viana em 2009, ao abandonar o lugar de Vereador a meio do seu mandato, vai ser novamente o coveiro do PCP em 2013 – bem-haja.
 
A discrição que sempre foi apanágio do PCP, parece neste caso não ter tido lugar, João Penetra não resistiu à tentação de espalhar essa boa nova, aquilo que sempre desejou estava ao alcance da sua mão, ter hipótese de ser o cabeça de lista pelo PCP no concelho de Viana, ficou farto de ter sido número 2 do Estêvão durante 14 anos.
 
O homem não pára, desdobra-se com a sua presença em todos os locais do concelho de Viana em que estejam presentes mais de dez pessoas. Como alguém de Alvito diz: a partir de agora deixámos de ter presidente da Câmara
 
1 de Novembro de 2012 11:54
 
--------------------------------------------------------------------------------------------
 
  Anónimo disse...
 
Já por várias vezes tinha comentado com alguns camaradas amigos o facto de, estranhamente, ao longo dos últimos anos, a barbearia se ter assumido como o espaço mais “vermelho”da nossa blogosfera.
 
Não se fica pelo umbigo, o mestre barbeiro dá-nos notícias de uma realidade e de um país que não se resume ao nosso pequeno concelho.
 
Por seu lado, o blogue do Estêvão (sem hiperligações para outros blogues, não vá ser apanhado outra vez), espelha bem o pensamento e objectivos do seu dono. Envergonha o Partido, penosamente, arrasta-se no cumprimento dos serviços mínimos, unicamente preocupado com a manutenção das suas mordomias. De um suposto homem de esquerda, psicólogo e ex presidente da câmara esperava-se muito mais. Mas este senhor já passou à história. Tal como todos os outros ex presidentes de câmara, após o 25 de Abril, todos bons rapazinhos, vieram do nada e após os seus mandatos, voltaram às suas pardacentas existências, pouco ou nada contribuindo para a comunidade.
 
O que afecta, principalmente, as nossas vidas é aquilo que nos é imposto pelo capitalismo selvagem que tomou conta deste Mundo e de Lisboa. Infelizmente, muito pouco está dependente das reuniões de vereação do nosso pobre concelho.
 
Foram todos grandes homens enquanto o dinheiro, vindo de Bruxelas através de Lisboa, escorreu a rodos pelas sarjetas. Agora acabou-se o dinheiro, só há contas para pagar. O beato Penetra julgou ver em Alvito um trampolim para a câmara de Viana. Teve azar, a coisa correu-lhe mal. Esta esquerda caviar só consegue brilhar esbanjando os dinheiros dos governos e da Europa que desdenham.
 
KNM
 
2 de Novembro de 2012 01:11
 

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Campanha de vacinação anti-rábica 2012 no concelho de Viana do Alentejo

Entre 21 e 26 de julho decorre, no Concelho de Viana do Alentejo, a Campanha de Vacinação Anti-rábica e Identificação Eletrónica 2012, organizada pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.


Visto na página Internet da Câmara


 

domingo, 8 de julho de 2012

"O meu primeiro D. Quixote" - Concerto-atelier



Dias 10 e 12 de julho decorre no cineteatro vianense, a partir das 15h00, o concerto-atelier “ O meu primeiro D. Quixote”, destinado a crianças entre os 6 e os 10 anos. 

A iniciativa surge no âmbito do Serviço Educativo do Projeto Teias – Rede Cultural do Alentejo e é promovida pelo Município de Viana do Alentejo. 

Trata-se de um projeto do guitarrista e compositor Sérgio Pelágio e consiste na composição de bandas sonoras para histórias infantis. O projeto é composto por um espetáculo seguido de um atelier onde as crinaças são estimuladas a construir uma partitura/história feita de elementos variados - recortes, palavras, desenhos e outras – partindo de uma procura de sons escondidos num texto ou numa imagem. 

Durante o espetáculo a guitarra elétrica e a voz são as protagonistas, complementadas com a utilização de imagens projetadas.

Recebido do Gabinete de Comunicação da 
Câmara Municipal de Viana do Alentejo 

 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Abana Viana - Festival Jovem de 6 a 8 de julho em Viana do Alentejo


Pelo 2º ano consecutivo, a Quinta da Joana, em Viana do Alentejo, vai ser palco do Abana Viana – Festival Jovem 2012, de 6 a 8 de julho, numa organização conjunta do Município de Viana do Alentejo e das Juntas de Freguesias do Concelho, com a colaboração da Associação de Estudantes da EB 2,3/S Dr. Isidoro de Sousa. 

Tal como no ano passado, 3 bandas vão ter a oportunidade de mostrar o seu trabalho e sair do anonimato, no II Concurso de Bandas de Garagem que decorre no palco Pop & Rock, na sexta-feira, dia 6, a partir das 22h30. O vencedor escolhido pelo júri tem a oportunidade de atuar num evento do concelho, com caché. Este ano 9 bandas enviaram maquetas, tendo o júri efetuado a pré-seleção de 3. Após o concurso, sobem ao palco os Monkeyflashback, com Filipe Máximo, vocalista dos Ortigões. 

No sábado, a noite começa com Hip-Hop da Casa do Benfica em Viana do Alentejo. Depois, a música volta a encher o recinto da Quinta da Joana, com Rádio Pirata, The Groom e The Fly – Tributo aos U2.

 Para os mais resistentes, sexta-feira e sábado, haverá ainda After Hours – Sound Spot com Dj´s que irão “abanar” até de manhã, da responsabilidade da Associação de Estudante da EB 2,3/S Dr. Isidoro de Sousa. De realçar ainda a mega-aula de step, a demonstração de boccia e a demonstração de futebol para invisuais. 

Quem quiser acampar tem ainda disponível uma zona de campismo com acesso às piscinas municipais. Haverá ainda as habituais tasquinhas das associações locais, pinturas ao vivo em aerografia, desportos radicais, um torneio de magic, pool party e muito mais. Fica o convite para participarem num festival que oferece muito mais do que música. 

Mas, as atividades dirigidas para a juventude começaram logo dia 4 com a 2ª etapa do Vi…ana Roll – Descida em carrinho de rolamento, na Rua José de Sousa Cabral e, a partir do dia 5, o Torneio de Futsal Bairros do Concelho que põe frente a frente equipas das três freguesias. 

Recebido do Gabinete de Comunicação da 
Câmara Municipal de Viana do Alentejo 

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO