Mostrar mensagens com a etiqueta Património histórico-cultural. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Património histórico-cultural. Mostrar todas as mensagens

sábado, 21 de setembro de 2013

Nos mandatos da CDU o Paço dos Henriques foi muito maltratado

Nos mandatos da CDU o Paço dos Henriques foi muito maltratado. Perderam-se irremediavelmente muitos elementos arquitectónicos, quer do edifício, quer do Jardim das Conchinhas. As fotos mostram as diferenças antes e depois de 2009. Prevê-se que a obra de recuperação deste conjunto arquitectónico no valor de cerca de 2 milhões de euros, comece no início do próximo ano.

 Visto aqui 







Sobre o mesmo tema pode ler "O  Paço e o Jardim das Conchas,artigo de André Correia, publicado hoje no "Alcáçovas".

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O que diz o Povo em Alvito



A reportagem da TSF encontra a Oliveira dos Namorados, classificada de interesse público, transformada em arrecadação de venda de melões.

Oliveira dos Namorados: replantada no pequeno largo, junto ao Castelo de Alvito 

Perto dali o repórter da TSF encontra um grupo de velhas amigas que nomearam Capitulina Terrinha como porta-voz. “Capitulina Terrrinha conhece e gosta de todos os candidatos, mas de quem da Câmara Alvitrou, em Alvito, nos últimos anos e está de abalada, Capitulina Terrinha não gosta...”

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Obras de conservação no Palácio dos Henriques: a opinião de dois "comunistas" Alcaçovenses

Obras de conservação no Paço dos Henriques

Quarta-feira passada, nas Alcáçovas, mais precisamente na taberna do Estêvão, a conversa estava azeda por causa das obras que se andam a fazer no Paço.

 Diz o João Envinagrado: Hoje por curiosidade fui a praça para ver as obras no palácio, segundo me disseram os trabalhadores que lá andam a intervenção que está a ser feita e da autoria do vereador João Pereira e da presidente da junta de freguesia que pelo visto foram enganados já que está a ser feito um projeto de recuperação do palácio do qual a Câmara já pagou mais de 30 mil euros e que está longe de ser concluído, que no caso do projeto seja concluído a obra só avança se o governo a financiar quase na totalidade. Resumindo e concluindo a Câmara adquiriu um imóvel que os governos anteriores nunca quiseram recuperar, e que agora vem dizer que só o recuperam se houver financiamento por parte do governo. Isto é caso para dizer que mais vale esperar sentado porque esse financiamento nunca vai chegar, ou tem dúvidas disso! 

Entrementes, quando o  José da Foice, muito atento à conversa, mas já com uns copitos no bucho, ia ripostar, sem mais nem menos, foi posto na rua..

Mestre José da Foice não teve outro remédio senão responder da rua, junto à Barbearia, mas  já com a presença de gente que se ia juntando.

Diz o José da Foice num português macarrónico: Concordo em quase tudo com o que diz o João Envinagrado. O que andam a fazer com o Plalácio aqui das Alcáçovas é uma vergonha, aquilo tinha graça como ruina no tempo dos nossos camaradas estevo e penetra porque ao menos podia ser rentabilizado como jardim jológico. Havia muitos bichos, ratos, cobras, coelhos, muitos silvados nos pátios etc.. 

Os turistas que visitavam a praça ficavam encantados com aquela bicheza toda, embora não pudesswem lá entrar dentro, aquilo era original. No jardim das conchinhas atão aquilo era um ver se te avias, qualquer um podia levar um bocadinho para casa como recordação e até destruir o que quizesse porque ai os intletuais andam a dizer que aquilo é um património muito importante quando o povo precisa de outras coisas. 

Estes paspalhos agora limparam tudo puseram o espaço visitável, até lá fazem festas só abrem os portões para visitas organizadas. Enfim agora aquilo não tem ponta por onde se pegue, já não se pode roubar nem vandalizar e muito menos ver as ruinas a cair dia a dia que era um espetáculo tambem importante para as Alcáçovas. 

Parece que agora o exterior do edificio vai ficar todo arranjado e caiado de branco, que euacho que vai tirar agraça aquilo que nos habituámos ver. Eu espero que os alcaçovenses fassam uma manifestação contra o que lhe andam a fazer. Para acabar até se deram ao luxo de publicar um livro sobre aquilo, parece que não há onde gastar o dinheiro. Cada vez concordo mais com o camarada estevo e penetra que nunca quizeram saber daquilo nem mandaram fazer projectos nem nada. 

 Compreendo que para calarem a boca ao povo das alcáçovas tivessem querido comprar aquilo ao estado apenas para justificar que também compraram o antigo cinema ás comprativas para eles poderem dividir o dinheiro pelos sócios, mas isso era uma boa causa para os trabalhadores e para o nosso partido. mas ainda bem que tiveram tambem o bom senso de não fazerem projetos e o cinema lá está como nós gostamos no nosso partido que é o espetáculo das coisas a arruinarem-se, porque o antigo é que tem valor, porque o nosso camarada cunhal já bastante velho sempre foi um homeme de grande valor e este anos vamos fazer uma festança pelos seu 100 anos. 

Só não concordo com o João Envinagrado em 2 ou 3 coisitas, Porque os actuais ignorantes que estão á frente da nossa cambra não compraram aquilo, afinal foi cedido à autarquia, e ai honra seja feita fizeram melhor co camarada estevo que até quiz comprari o Palácio ao Estado ( li numa acta da cambra). Outra coisita é que me informaram na cultura em Évora que os projetos estão prontos para candidatura quando houver oportunidade. 

Também me disseram que o camarada estevo e o camarada penetra nunca tiveram projetos que preferiam que aquilo caisse tudo para culpar os malandros do governo. Outra coisita ainda e pegando em palavras recentes do nosso camarada penetra da sua esperiência de Alvito é que actualmente não se pode faser obras sem financiamentos porque os bancos não emprestam dinheiro ás cambras como era nos tempos do camarada estevo e penetra. 

Tirando isto camarada estevo, tem toda a rasão para malhar nestes incompetentes que agora estão na junta e na cambra do nosso concelho. Dêlhes com força porque a cambra ainda háde voltar a ser nossa. saudações comunistas.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Santuário de Nossa Senhora de Aires e Ermida do Senhor Jesus do Cruzeiro classificados como monumentos nacionais

Foto sacada no facebook: Francisco Fadista

Conselho de Ministros aprova classificação de sete novos monumentos

 .."No distrito de Évora foram classificados como monumentos nacionais o Santuário de Nossa Senhora de Aires, no lugar de Aires, e da Ermida do Senhor Jesus do Cruzeiro, no lugar do Cruzeiro, na freguesia e no concelho de Viana do Alentejo, e o Terreiro da Batalha de Montes Claros, nas Herdades de Travassos e Nogueiras e nas Herdades de Fuseira e Álamo, na freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Borba."..

 

sexta-feira, 9 de março de 2012

André Lourenço e Silva apresenta livro no Paço Real em Alcáçovas

Sábado, dia 10 de março, no Pátio do Paço Real, em Alcáçovas, André Lourenço e Silva apresenta o livro Conservação e Valorização do Património – “Os Embrechados do Paço das Alcáçovas”, pelas 16h00




O pátio do Paço Real, em Alcáçovas, é o local escolhido para a apresentação do livro Conservação e Valorização do Património – “Os Embrechados do Paço das Alcáçovas”, de André Lourenço e Silva, no próximo dia 10 de março, pelas 16h00. A obra será apresentada por Aurora Carapinha, Diretora Regional de Cultura do Alentejo.

Fruto de um trabalho de investigação de mestrado na ESAD – Escola Superior de Artes Decorativas, da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, a obra, inovadora, debruça-se sobre uma manifestação artística – os embrechados – que ainda não tinha sido estudada e articula a investigação no âmbito da história da arte, das artes decorativas e dos estudos do património com as ciências da conservação e restauro.

O livro com 173 imagens a cores, analisa ainda a complexidade das artes decorativas portuguesas, o nível estético da arte paisagística e, ainda, questões de natureza técnica e conservativa.

O livro é editado pela Esfera do Caos Editores e vai estar nas livrarias a partir de 14 de março.

Visto no sítio da Câmara

domingo, 2 de outubro de 2011

Castelo de Viana do Alentejo aberto à conquista dos visitantes

As obras de recuperação do Castelo de Viana do Alentejo terminaram, e a Milideias concebeu e produziu a identidade gráfica, a sinalética e a exposição interpretativa do castelo. A inauguração foi ontem e neste espaço passa a estar instalado o Posto de Turismo do Concelho. Para além da visita ao castelo, pretende-se que neste espaço continuem a acontecer iniciativas culturais de vários géneros. Um “novo” castelo que permitirá uma nova dinâmica cultural para a Vila de Viana do Alentejo.







Texto e imagens "milideias" aqui

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Paços dos Henriques a avançar

Excerto do Plano de Actividades da DRCalen para 2011.


Post da autoria de Frederico Nunes de Carvalho, publicado no Blogue "Alcáçovas", em 1 de Agosto de 2011

segunda-feira, 7 de março de 2011

Roubado sino de Mosteiro de Évora

Um dos sinos do Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora, foi roubado na madrugada de domingo, tendo o imóvel, classificado Monumento Nacional, sido vandalizado, divulgou hoje a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

A entidade que tutela o mosteiro, escolhido para, futuramente, albergar o Museu da Música, refere ainda que os actos de vandalismo foram provocados pelo "próprio roubo" do sino.

A Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) assegura já ter participado o roubo à PSP, tendo sido desencadeado o respectivo "processo de averiguações".

A Agência Lusa contactou hoje a DRCALEN sobre o sucedido, mas não foi possível obter mais esclarecimentos.

Localizado nos arredores de Évora, na freguesia da Malagueira, São Bento de Cástris é o mais antigo mosteiro feminino do sul de Portugal.

Fundado em 1274, por D. Urraca Ximenes, o mosteiro foi sendo acrescentado ao longo dos séculos, mas a sua traça é predominantemente manuelina.

Entre a década de 60 do século passado e 2005, albergou a secção masculina da Casa Pia de Évora, encontrando-se actualmente desocupado e devoluto.

O secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, anunciou em Beja, em maio do ano passado, que o Museu Nacional da Música, a funcionar na estação do Alto dos Cucos do Metro de Lisboa, será transferido para o Mosteiro de São Bento de Cástris.

Um processo faseado e que vai decorrer, "se tudo correr bem", ao longo de "quatro anos", explicou o governante, nessa deslocação à capital do Baixo Alentejo.

dnoticias.pt

terça-feira, 11 de maio de 2010

Paço dos Henriques: obras no segundo semestre de 2011

Paço dos Henriques, onde foi assinado o Tratado de Alcáçovas, precursor do de Tordesilhas, está ao abandono. Ministério admite obras em 2011, mas ainda não sabe os custos

IMG_1035

... Vereador com os pelouros do Património e da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Alentejo, João Pereira concorda com a necessidade de uma intervenção "urgente" que permita "evitar a continuação da ruína" de um imóvel com um "enorme valor histórico".

Segundo o autarca, tanto a Câmara como o Ministério da Cultura estão empenhados na elaboração de um projecto que permita sustentar a apresentação de uma candidatura a fundos comunitários para recuperar o Paço e dar-lhe novos usos, tais como um pequeno auditório, biblioteca, posto de turismo e um núcleo de documentação sobre as relações diplomáticas entre Portugal e Espanha no período quinhentista.

"Quem é da terra sente--se inconformado com o desprezo e abandono do monumento mais emblemático da vila. Mesmo as pessoas menos informadas sobre o valor patrimonial e simbólico do Paço, sem uma noção real da dimensão do que se está a perder, reconhecem que poderia tratar-se de uma mais-valia em termos de desenvolvimento económico".

João Pereira assegura que o município está disponível para "percorrer todo o caminho necessário" à concretização do projecto: "Estamos abertos a participar na recuperação, manutenção e gestão do imóvel."

IMG_1025

O Ministério da Cultura está a elaborar um "projecto-base de arquitectura para a reutilização" do Paço dos Henriques, avançou o arquitecto José Filipe Ramalho, da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), reconhecendo que o edifício apresenta problemas de conservação, sobretudo por se ocupar desocupado, apesar de não existem "problemas estruturais ou de conservação de gravidade".

A intervenção irá abranger todo o conjunto, formado pelo Paço, jardins e capela, não existindo ainda uma previsão de custos. "Uma vez que os estudos ainda não estão concluídos, não é possível inscrever qualquer verba em plano de investimento", diz José Filipe Ramalho.

Tendo em consideração a área de construção do edifício e dimensão da intervenção em caixa, o prazo previsível para a execução das obras será de 18 a 24 meses que poderão "ter início no segundo semestre de 2011", depois de lançado o respectivo concurso público.

Até lá, a DRCA garante que serão realizadas "acções de preservação" do conjunto patrimonial, classificado como Imóvel de Interesse Público, incluindo o fecho dos vãos que se encontram abertos, limpeza e caiação das alvenarias exteriores.

Visto no DN
Clque nas imagens para ampliá-las

domingo, 18 de outubro de 2009

Concelho de Viana, contribui para o retrato de um Portugal em ruínas

"Ruin'Arte" é um projecto de livro que já conta com fotografias de perto de centena e meia de estruturas deixadas ao abandono. É um retrato desolador do país, ainda que marcado por uma beleza decadente.
Expresso TV >>>

Neste vídeo também são retratadas a degradação de parte do património histórico-cultural do concelho de Viana do Alentejo, nomeadamente: S. Pedro, S. Vicente e o convento de Jesus em Viana; Paços dos Henriques em Alcáçovas.

Com o passar do tempo transformamo-nos num concelho e num país sem memória, em vias de extinção.

Esperamos que a nova equipa autárquica, com sabedoria e serenidade, olhe para o passado. com os olhos postos no futuro.



  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO