sexta-feira, 16 de julho de 2010

OS SUBSIDIÁRIOS!

Apareceram nos últimos tempos notícias em órgãos de informação regional a dar conta da “INDIGNAÇÃO" de 14 agentes culturais da cidade de Évora pelo facto de ainda não terem recebido da Câmara Municipal de Évora a totalidade dos "SUBSÍDIOS" referente ao 'Ano de 2009, o que lhes estava a acarretar enormes dificuldades e constituía no seu entender uma VERGONHA e uma IMORALIDADE.

E, porque o silêncio da Câmara, ou seja o não pagamento dos apetecíveis subsídios, se tornou INSUPORTÁVEL, o GRUPO DOS CATORZE apresentou-se a público para denunciar esta “INDIGNIDADE' da CME por não lhes pagar o que lhes é devido.

Vejamos então o que se passa relativamente aos apoios concedidos anualmente pela CME e qual a sua incidência neste GRUPO DOS CATORZE de que fazem parte, nomeadamente, o CENDREV, o Eborae Musica, a companhia de Teatro Contemporâneo, o Pim Teatro, o Cine Club da Universidade de Évora/FIKE, a SOIR Joaquim António de Aguiar, a Bruxa Teatro, o Teatro do Imaginário etc

A política de subsídios da CME é definida aquando da apresentação do orçamento anual e de acordo com os elementos que recolhi para o ano de 2009 foram contempladas 44 associações e agentes culturais e recreativos, a quem foi proposto o pagamento do montante total de TREZENTOS E CINQUENTA E OITO MIL EUROS, sendo que O valor do subsídio varia entre os OITENTA E CINCO MIL EUROS atribuídos ao CENDREV e os quinhentos euros atribuídos ao Grupo Musical Azarujense os Unidos. Vejamos então qual o peso relativo dos montantes atribuídos ao grupo dos catorze em relação à totalidade dos agentes culturais e recreativos do concelho.

Assim, ONZE dos catorze reclamantes, pois os outros três não os consegui identificar PAPAM no seu conjunto a fatia SUBSIDIÁRIA de CENTO E NOVENTA UM MIL E QUINHENTOS EUROS e os restantes TRINTA beneficiários apenas se ABOTOAM com CENTO E SESSENTA E SEIS MIL E QUINHENTOS EUROS. Ou seja os catorze representam um quarto dos subsidiados e ARRECADAM SESSENTA por cento da receita disponível.

Mas atenção que os CATORZE podem ter muitos defeitos mas PARVOS é que eles não são, pois no seu isento e imparcial critério representam SESSENTA por cento da actividade cultural do concelho, dai que os sessenta por cento dos subsídios que representam sejam adequados e retiram o argumentário a qualquer mal dizente que se atreva a questionar esta verdadeira IMORALIDADE e INDIGNIDADE que é o pagamento a estes Catorze deste valor verdadeiramente ABSURDO tendo em conta as dificuldades financeiras da CME e do país que são de todos conhecidos.

Ora se aos subsídios camarários juntarmos os subsídios que a grande maioria que representam o grupo dos catorze aufere da Secretaria de Estado da Cultura, então batemos com as mãos na cabeça. Mas isso não é tudo. No caso do papão mor que é o CENDREV está instalado há mais de vinte e cinco anos na melhor sala de espectáculos a sul do rio Tejo, sem pagar um tostão de renda e sem pagar um cêntimo de água, electricidade, gás e imagine-se, o cúmulo, nem sequer o telefone pagam, o mesmo se dizendo do BRUXA teatro, pelo menos no que diz respeito ás suas instalações que são corno todos sabemos dessa INDIGNA e INSUPORTÁVEL CME.

O próprio EBORAE MUSICA e o Teatro PIM que em todo o caso juntamente com a Associação do Imaginário não gostaria de meter no mesmo saco, pelo trabalho que desenvolvem e iras áreas em que o fazem, estão sedeados em instalações cedidas pela INDIGNA E INSUPORTÁVEL CME no remodelado CONVENTO DOS REMÉDIOS, depois de para ali termos dispendido largas centenas de anilhares de Euros, o Eborae Musíca e na Escola das Piscinas, o grupo PIM.

Mas então deixem lá ver se eu entendo. Estes catorze, alguns deles profissionais, há mais rir VINTE E CINCO ANOS que andam a viver à custa dos nossos subsídios e outras regalias, nunca arranjaram meios para financiar as suas actividades. No caso do CENDREV é só fazer contas e multiplicar 8S 000 Euros por 27 u 28 anos, só da parte da Câmara e outro tanto da SEC. Então e as receitas que geram as sua inigualáveis e deslumbrantes produções artísticas e espectáculos, onde estão, para onde foram.

AH, as receitas não são suficientes para suportar as actividades dos catorze. Bem só têm urna coisa a fazer. Ou arranjar meios de serem auto suficientes e suportarem as suas actividades ou têm que fechar as portas, que é aliás aquilo que acontece à generalidade das empresas, associações e privados, pois o tempo das VACAS GORDAS e das respectivas TETAS, ACABOU definitivamente.

Muito gostaria eu de saber a quanto nos fica cada assistente aos espectáculos do CENDREV, da BRUXA TEATRO ou da COMPANHIA DE DANÇA C. DE ÉVORA, para só mencionar alguns. Ou porque motivo S0IR, Joaquim António d’Aguiar recebe 20,000 euros de subsídio e a SR Dramática Eborense só recebe dez mil quando desenvolve uma actividade recreativa e cultural de longe superior. Será uma questão de cores? Permito-me, no entanto, um conselho ao Grupo dos Catorze. Vão reclamar às sedes do PCP e PSD que recentemente aprovaram essa INDIGNIDADE que é a isenção do pagamento do IMI e IMT no Centro histórico de Évora, retirando à CM importantes verbas para fazer face às suas despesas correntes.

O que é uma INDIGNIDADE, não é a CME não pagar aquilo a que não têm qualquer DIREITO. O que é uma INDIGNIDADE e verdadeiramente INSUPORTÁVEL é a CME pagar-lhes um cêntimo sequer enquanto largas dezenas de fornecedores e prestadores de serviços à CME estão anos à espera de receber aquilo a que TÊM DIREITO, anos e anos e muitos deles em risco de fechar as portas.

Essa é a verdadeira INDIGNIDADE.

Termino com um desabafo. o Mundo em que todos temos vivido mudou e já não existe. E ou nus adaptamos a esse NOVO MUNDO que ai está ou morremos e eu bem gostaria que alguns de vós não morressem, por isso têm que MUDAR.

Visto no Diário do Sul de 28-05-2010

8 Comentários:

Anónimo disse...

Este post é todo ele uma mentira. Mas convem ao Sr. vereador João Pereira e ao Potes Pacheco od dois mentores de roubarem direitos que as nossas associações e grupos desportivos tem no concelho de Viana e os quais estão regulamentados, mas que estes senhores agora estão a alterar, só com um objectivo, consideram são um peso muito grande para o municipio. Isto está escrito nas actas da Câmara pela voz do vereador João Pereira. Ficamos todos a saber que este vereador é contra o desporto e a cultura no seu municipio.

Anónimo disse...

Quem lê com atenção o texto publicado no Diário do Sul, fica a saber que para o ano de 2009 foram contempladas 44 associações e agentes culturais e recreativos no concelho de Évora, a quem foi proposto o pagamento do montante total de 358 000€.
O concelho de Évora tem muito mais freguesias e uma população 10 vezes superior à residente no nosso concelho.
A população do nosso concelho não sabe, mas tem o direito de saber, quanto é gasto pelo Município com o Movimento Associativo.
Não sabemos se o valor gasto é muito ou pouco, mas sabemos toda uma coisa. Existem associações que merecem ser apoiadas e há outras que não merecem receber um tostão.
Há que separar o trigo do joio: discriminar pela positiva quem merece e cortar ou reduzir os subsídios, na justa medida do retorno para a comunidade do trabalho que cada associação desenvolve.
Como está o actual regulamento, não há limite para certas despesas, e quem queira promover em cada rua, um clube da sueca ou do jogo das damas, a Câmara subsidia esses grupos à luz do actual regulamento.
Isso é que não pode continuar, pois estamos todos a pagar, porque o dinheiro não cai do céu!
Despesa sem prévia orçamentação e clubezinhos e associaçõezitas por tudo o que é sítio, pago com os nossos impostos, parece-me que ninguém com dois dedos de testa pode aceitar a permanência desta situação, cá burgo ou em qualquer parte do mundo.

Anónimo disse...

Quem é o Sr. João Pereira ou o Potes Pacheco para classificar as Associações do Concelho de Viana do Alentejo? Digam com sinceridade, queremos acabar com o Movimento Associativo no Concelho, porque o que queremos é uma elite de Associações, porque em todas as iniciativas querem a nossa presença. E pelos vistos só o Presidente está disponivel ás vezes. O Povo das Alcaçovas devem reflectir que vereador tem na Câmara.

Anónimo disse...

E quem é o(a) senhor(a)para armar-se em representante das associações e dos habitantes das Alcáçovas?
Ainda não digeriu a azia?

Anónimo disse...

O João Pereira passou toda a capanha a dizer que tinha que acabar com isto e aquilo. Para já vai acabar com as associações e está a acabar com a possibilidade de muitos jovens praticarem desporto de forma gratuita. Secalhar a seguir abre uma escola de futebol e cobra aos pais para lá terem os filhos. Se este homem prestasse a sua saida da camara de évora não tinha sido celebrada

Anónimo disse...

Tanta preocupação com os jovens enquanto nãO acabaram com a Associação Juvenil, Viananima.
É só paleio!

Anónimo disse...

A Viananima acabou? Viva, viva, deve ser qorque os ultimos socios a entrar foi há 15 anos e desde 2 anoas antes não fazeiam eleições, democracia made in JS=Ps.

Anónimo disse...

O Sr. Pereira tem boa memória.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO