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Portugal é o sexto país cujo sistema educativo compensa melhor as assimetrias socioeconómicas, estando a diminuir as diferenças entre alunos com melhores desempenhos e aqueles com piores desempenhos, segundo os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos 2009.
Este é um dos dados que será apresentado, esta segunda-feira, na sessão "Evolução da Qualidade e da Equidade no Sistema Educativo Nacional (Pisa 2000-2009)", inserida nos Encontros Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) 2009, que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e que conta, no encerramento, com a presença da ministra da Educação, Isabel Alçada.
Em declarações à Agência Lusa, o representante português ao comité do PISA, Pinto Ferreira, afirmou que "a escola portuguesa, para além de ter melhorado em termos de qualidade, melhorou também e substancialmente em termos de equidade".
"Estão a diminuir as diferenças entre os alunos com melhores desempenhos e os alunos com piores desempenhos, o que é muito importante", garantiu.
Segundo Pinto Ferreira a OCDE define um índice relacionado com o estatuto socioeconómico e cultural dos alunos.
"O que é interessante é que em Portugal esse índice tem um pequeno impacto. Nós temos alunos com um estatuto socioeconómico e cultural muito débil e com resultados muito bons", observou.
O representante português ao comité do PISA afirmou que se Portugal estivesse na média da OCDE em termos do estatuto socioeconómico e cultural - e não abaixo como está - "o sistema educativo português não estaria, em termos de literacia de leitura, no 21º do ranking mas sim no décimo lugar".
"O nosso sistema educativo tem evoluído, quer do ponto de vista da qualidade quer da equidade", sublinhou.
Pinto Ferreira explicou que estes encontros estão a ser promovidos com o objectivo de analisar o programa.
"Em Dezembro foram apresentados os resultados de Portugal que melhoraram significativamente. Tivemos tipicamente mais 20 pontos em termos do desempenho a leitura, matemática e ciências", recordou.
Em comunicado enviado às redacções, o Ministério da Educação avança que "os resultados do PISA 2009 revelam que Portugal é o 6.º país cujo sistema educativo melhor compensa as assimetrias sócio-económicas" e que "é um dos países com maior percentagem de alunos de famílias desfavorecidas que atingem excelentes níveis de desempenho em leitura".
JN
1 Comentário:
Esta da diminuição das assimetrias, quando se tabela por baixo é óbvia, muito fácil de entender até para quem é muito burro como eu, que ainda sou do tempo das assimetrias. Felizmente hoje já não há gente com orelhas de burro aos cantos das salas de aulas, hoje ficam sentadinhos no lugar, sem os referidos apêndices a mascar uma pastilha elástica enquanto teclam umas mensagens pro colega do lado.
Em relação ás assimetrias socioeconómicas, sou capaz de estar de acordo, mas o que tem isto a ver com a estupidez deste modelo de avaliação da carreira docente?
Façam como se faz nos municípios, criem um IGAL para avaliar os professores, não peçam a um professor de ginástica para avaliar um professor de físico-química. Esta Alçada deve ser do tempo em que as assimetrias socioeconómicas não a deixaram desenvolver o raciocínio lógico, já não bastava estar num governo com o Sócras para depois apoiar esta parvoíce.
Avaliem, acho muito bem, mas bem porra!
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