sábado, 12 de março de 2011

Manifestação "Geração à Rasca" chega ao Rossio com mais de 200 mil pessoas

Organização fala em 300 mil manifestantes em Lisboa, polícia aponta para 200 mil. Ainda será cedo para fazer balanços, mas quem está na rua diz não se lembrar de tanta gente junta na Avenida da Liberdade em muitos anos. "Sócrates aceita a demissão" ou "Senhor Presidente dissolva o Parlamento" são das ideias que mais geram consenso.


Homens da Luta - A luta é alegria


A Avenida da Liberdade esteve cheia de uma ponta à outra durante várias horas, como não é vulgar noutras manifestações. Aliás, ainda falta vários milhares de manifestantes chegarem aos Restauradores.

O número avançado pela polícia é equivalente ao número de professores que se manifestaram o ano passado, também na Avenida da Liberdade. Quem está no terreno diz que a "Geração à rasca" está a ter uma adesão muito superior.

Membros da organização falam em 300 mil pessoas.

A quantidade de manisfestantes é tanta, que as telecomunicações estiveram por diversas vezes com problemas. Fonte oficial de uma operadora de telecomunicações questionada sobre a dificuldade de acesso à rede de telecomunicações durante a manifestação: “Não há registo de avarias. É natural que dado o anormal fluxo de concentração de pessoas na zona da Avenida da Liberdade que possa ter existido congestionamento da rede móvel em determinados momentos.”

No Porto, o encontro que juntou os manifestantes na Praça da Batalha, fez com que se tornasse, por momentos, e em algumas zonas, quase impossível movimentar-se, tal era o número de manifestantes.

Relatos apontam para 500 manifestantes em Coimbra e 150 em Ponta Delgada.

Faro terá recebido a maior manifestação de sempre naquela cidade. 6.000 é número avançado pela polícia.

"Senhor Presidente, em nome dos pobres, dos jovens, dos idosos e da nação, dissolva o Parlamento!", é um dos slogans que impera no Porto. "Sócrates cabrão, aceita a demissão", grita-se em Lisboa. Os slogans são imensos: "Nunca pagámos tanto por tão pouco". "Economia é a tua tia". "Com a precaridade não há liberdade". "Revolução dos (es)cravos". "Deixa passar, deixa passar, que o mundo vai mudar". "Todos à rasca homens e animais".

Os manifestantes acreditam que o que hoje se viveu em Portugal poderá espalhar-se pela Europa. Num protesto onde se ouviu "Eu não votei na Merkel".

E os manifestantes não são apenas jovens que a protestar contra as actuais condições laborais. Avós, país, filhos e netos juntaram-se na manifestação que marca o dia. Os protestos focaram-se em várias questões. Trabalho, reformas e até lei do arrendamento. Foi uma manifestação intergeracional com país a manifestarem-se pelos filhos e filhos a protestarem pelos país.

jornaldenegocios.pt

Manifesto da "Geração à Rasca"
Nós, desempregados, “quinhentoseuristas” e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal.

Nós, que até agora compactuámos com esta condição, estamos aqui, hoje, para dar o nosso contributo no sentido de desencadear uma mudança qualitativa do país. Estamos aqui, hoje, porque não podemos continuar a aceitar a situação precária para a qual fomos arrastados. Estamos aqui, hoje, porque nos esforçamos diariamente para merecer um futuro digno, com estabilidade e segurança em todas as áreas da nossa vida.

Protestamos para que todos os responsáveis pela nossa actual situação de incerteza – políticos, empregadores e nós mesmos – actuem em conjunto para uma alteração rápida desta realidade, que se tornou insustentável.

Caso contrário:

a) Defrauda-se o presente, por não termos a oportunidade de concretizar o nosso potencial, bloqueando a melhoria das condições económicas e sociais do país. Desperdiçam-se as aspirações de toda uma geração, que não pode prosperar.

b) Insulta-se o passado, porque as gerações anteriores trabalharam pelo nosso acesso à educação, pela nossa segurança, pelos nossos direitos laborais e pela nossa liberdade. Desperdiçam-se décadas de esforço, investimento e dedicação.

c) Hipoteca-se o futuro, que se vislumbra sem educação de qualidade para todos e sem reformas justas para aqueles que trabalham toda a vida. Desperdiçam-se os recursos e competências que poderiam levar o país ao sucesso económico.

Somos a geração com o maior nível de formação na história do país. Por isso, não nos deixamos abater pelo cansaço, nem pela frustração, nem pela falta de perspectivas. Acreditamos que temos os recursos e as ferramentas para dar um futuro melhor a nós mesmos e a Portugal.

Não protestamos contra as outras gerações. Apenas não estamos, nem queremos estar à espera que os problemas se resolvam. Protestamos por uma solução e queremos ser parte dela.

10 Comentários:

Anónimo disse...

Quando se junta a geração à rasca em Viana para exigir que a actual Câmara nao governe o Concelho de costas voltas para os trabalhadores e para a população do Concelho?

Anónimo disse...

Chamem o Diamantino o João Garcia e o arquitecto Pedro Silva que rapidamente o Povo fará uma jornada de luta contra a reacção.

Anónimo disse...

Venham a Alcaçovas e procurem ás pessoas o que pensam da vossa gestão, passem pela Dr.ª Sara de quem voces já fogem e deiam ouvidos`sobre o que ela pensa de tudo isso. Passem pelos trabalhadores e oiçam o que temos para dizer, mas não levem o Potes Pacheco e o Rocha ou o Ze Luis.

Anónimo disse...

Até 2013 não há eleições intercalares.

Tão preocupados que andam em ouvir a população e os trabalhadores, coitadinhos...e porque não reunir antes com os desempregados do concelho?
Quando é que movecês falaram com os trabalhadores e a população em 16 anos, qué prá gente ir ver e fazer igual?

Santo António disse...

Não falem só da Câmara, que coisa, só o Bengalinha é que tem culpa de tudo? Há pessoas formadas e com mestrados que trabalham em empresas do nosso concelho, onde nas mesmas não lhes é dado o devido valor pelas qualificações que têm. Por outro lado, nessas empresas quem manda tem desprezo pelos trabalhadores afectos às mesmas ( mal geral do PS ), impondo-se ,e aparecendo sempre pela porta do cavalo. Para mandar é necessário ouvir os trabalhadores, ouvir quem tem dúvidas, esclarecer quem tem que ser esclarecido, humanamente meus senhores, isso sim .Trabalho de escritório há muito quem o faça. Nem é preciso ser doutor. Ah já agora aventei o post no Peixe Banana mas para não ser igual mudei um pouco do texto.
Viva o 25 de Abril. Viva o PSD, e a CDU já agora.

Anónimo disse...

O bengalinha é culpado de muitas coisas, foi ele em campanha que prometeu o que não cumpre. Foi ele que pintou de cor de rosa uma história que agora veste de negro. está a acabar aos poucos com as associações do concelho, quer pode e manda. É arrogante, prepotente e não ouve ninguem. Para ele só existe viana o resto é paisagem. É incompetente e desleixado. É um boy do PS

Anónimo disse...

o mal geral,é não saber ouvir. Ó Bengas, põe os licenciados a tratar dos assuntos ...

Aguiar disse...

O joão Antunes ficou-se pelo tsunami no Japão, já não engana ninguem. É o que se chama de verdadeiro artista.
Do pior que vei-o parar a Aguiar, o tipico lambe botas.

Anónimo disse...

A estupidez é tanta quando comparam o elenco municipal com o governo que nos tem desgovernado, que dá dó.
Ainda por cima não têm a decência de dar a cara pelo que dizem. Mas o que é que o Bengalinha tem que ver com o Sócrates, depois ainda há a estupidez das afirmações de quem não sabe sequer do que está a falar!
Tenham coerência, porque com tanta estupidez nunca mais calçam na Brito Camacho.
Para saber criticar é preciso primeiro saber porquê.

Anónimo disse...

O post que ficou por postar no alcáçovas começava assim;

ALCÁÇOVAS
Onde está a mudança? - Como pode um concelho em que a sua página de apresentação é esta, querer ser competitivo? Não sei quem é que foram os "especialistas"que estudaram estas...

Não deve ter saído bem e entrou para dentro outra vez, ás vezes tem de ser, só espero que não tenha sido duro.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO