quinta-feira, 31 de março de 2011

Onde está o lobby nuclear?


Era bom os Srs. Jornalistas irem perguntar ao Engº Mira Amaral, Henrique Neto, Srs. Prof. do IST do grupo Monteiro de Barros e alguns políticos, se não querem fazer agora a tal reflexão sobre a energia nuclear em Portugal.

É que estes senhores dizem que o nuclear não deve ser tabu e que devia pelo menos ser debatido e estudado. Segundo eles as energia renováveis, a começar pela energia eólica, têm impactos negativos na paisagem e são a causa da morte de muitos passarinhos (eólicas), e gravuras rupestres (barragens).

Claro que isto nada tem a ver com os avisos de contaminação nuclear no Japão, já que tem sido dito à boca cheia que a energia nuclear é perfeitamente segura, tem as mais modernas tecnologias e é gerida pelos técnicos mais competentes. Além do mais, dizem, é competitiva e não provoca emissões de CO2. Em resumo, uma maravilha.
É altura de repetirem aos portugueses o que têm vindo a dizer, para lhes fazermos umas perguntas.

Vejam o que disseram algum tempo atrás em:
Patrick Monteiro de Barros:
"Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida porque há 22 meses lancei uma ideia enquanto empresário, mas nunca pensei chegar ao dia de hoje e ver com esta reunião ser dado o pontapé de saída do nuclear em Portugal".
Mira Amaral afirmou durante a conferência ser a favor enquanto engenheiro, ter dúvidas sobre a sua rentabilidade enquanto economista e defendeu uma consulta aos portugueses se fosse político.
Pedro Sampaio Nunes, antigo secretário de Estado da Ciência e Inovação e que colabora com Patrick Monteiro de Barros neste projecto, defendeu a energia nuclear enquanto geradora de riqueza para o país. 

Espantem-se:
Sampaio Nunes defendeu ainda a segurança oferecida pelo nuclear, afirmando que o carvão oferece "maior perigosidade" e em termos de acidentes "a hídrica é a forma mais letal" de gerar electricidade.

Pelo contrário, José Delgado Domingos, professor do Instituto Superior Técnico, foi muito crítico em relação à opção nuclear, defendendo antes a aposta nas renováveis, nomeadamente eólica, e no aumento da eficiência energética.

Visto em "eu-calipto"

1 Comentário:

Anónimo disse...

Muito preocupados com o nosso umbigo, pensamos que aqui é lá longe. Só que quando uma borboleta bate as asas...

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO