domingo, 16 de outubro de 2011

Protesto de "indignados" em Évora



CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS

ÉVORA "Pessoas estão a perder medo"
por Luís Godinho
- Ontem


Ao longo de toda a tarde de sábado passaram pela Praça do Sertório, em Évora, 1500 pessoas.

Quando pelas três da tarde - hora marcada para o início da manifestação - dezenas de pessoas começaram a chegar à Praça do Sertório, frente à Câmara de Évora, rapidamente se percebeu que o protesto dos "indignados" iria encher o recinto. "Ninguém esperava uma coisa destas, tanta gente", diz João Sérgio Palma, um dos promotores da manifestação. "As pessoas já andavam indignadas com tudo o que se está a passar mas o discurso do [Pedro] Passos Coelho a anunciar trouxe ainda mais gente para a rua".

Na praça houve tempo para assembleias de rua - "falou quem quis" - e actividades culturais. Houve quem pintasse cartazes, posteriormente colocados em janelas de edifícios públicos, com palavras de ordem como "As patas deste coelho não dão sorte" ou "erro de sistema, tem de reiniciar".

"As pessoas ganharam coragem e estão a perder o medo de vir para a rua", diz João Sérgio Palma. Egípcio, 70 anos de idade, 35 dos quais passados em Portugal, Adel Sidarus juntou-se ao protesto: "A Primavera árabe mostrou-nos o caminho. Esperamos que o exemplo se multiplique e que as pessoas percebam que afinal não há apenas ditaduras de pequenas elites mas também a de um monstro anónimo atrás do qual se escondem os nossos governantes".

Um "monstro" que Adel Sidarus diz serem "as finanças, os poderes económicos" com "capacidade para corromper os políticos, até alguns com ideais como Barack Obama que uma vez instalado no poder foi impedido de fazer um décimo daquilo que queria".

Segundo Adel Sidarus, a manifestação de ontem permitiu a milhares de pessoas "manifestarem o desejo de participação nas decisões que nos dizem respeito" uma vez que só a "democracia de rua" poderá contrariar "a pretensa legitimidade, não queria dizer dada por farsas eleitorais mas por eleições realizadas de vez em quando, através da qual os governantes nos roubam o nosso desejo de participação".

Texto do "DN". Fotos de Luís Pires

2 Comentários:

Anónimo disse...

Os camaradas andam a ver se abocanham este movimento.

Anónimo disse...

Só sabem mexer-se assim, clandestinos atrás de qualquer coisa. Veja-se o caso da CDU, paredes de vidro... fumado.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO