"Onde param os jovens"
Com a Barbearia cheia de clientes, enquanto vou dando umas tesouradas ao arrepio no cabelo de um cliente, em voz alta, manifesto a minha preocupação com a possibilidade de eventuais conflitos corporativos que possam advir entre os nativos licenciados, a trabalhar na Câmara, e os novos licenciados agora admitidos, estes últimos sem quaisquer afinidades ao concelho de Viana.
No meio desta conversa o Sr. Bandarra, homem de esquerda e poeta popular, profundo conhecedor dos meandros da Câmara, até porque recebe há longo tempo subsídios da autarquia, provindos do tempo do Estêvão, pôs-se a enumerar em voz alta os locais de origem e outras qualidades dos licenciados da Câmara, asseverando que as minhas preocupações não têm razão de ser, até porque, afirma ele, se a idade e o lugar de proveniência fosse o critério redutor de admissão das pessoas, muita gente da nossa terra não trabalharia em Évora ou noutros locais do território Nacional, e muito menos poderia ser aceite noutros países como emigrante.
O Sr. Bandarra, numa tirada de quem conhece o passado, aviva a memória dos presentes, quando relembra que antes de Outubro de 2009, dos licenciados admitidos no quadro da Autarquia, depois da Câmara ter aberto ao longo de mais de 30 anos uma fornada de concursos, apenas num deles, foi admitida uma jovem recém-licenciada, nascida e criada no concelho.
41 Comentários:
As voltas que tentas dar para explicar o inexplicavél... vai contar essas aos jovens licenciados que dizias apoiar e criar condições para se fixarem por cá, lembras-te daquelas ideias de que todos teriam bolsas de estudo? Olhei para as listagens dos dois umtimos anos e não foi assim, há mesmo casos de tanta necessidade social que devem mesmo ficar pelo caminho.Em campanhã era dito uma coisa e agora é tudo diferente. Os jovens já perceberam isso e os valhos também já começaram a perceber.
Agora aguenta a bucha e mesmo que feches os olhos e as orelhas o mundo continua a acontecer e já estas na mé de baixo, quer vejas quer não.
Oh meu estás para aí a palrar no tempo do Estevão os licenciados tinham que ir p outros concelhos pk ele trazia os de fora para cá estes só lhes estão a seguir as pegadas. Meteu lá o primo Luis e depois este deixaram-no lá ficar o mesmo aconteceu com aquela " pequenita" da oficina da criança. Falam da azia q têm
Caro(a) Anónimo(a) das 01:41.
Eu sou o “primo do Estêvão”! Quando cheguei à vila de Viana, pelas 15h30, tive conhecimento, através de amigos, que estava falado aqui nos comentários deste blogue. Então você fala dos empregados da Câmara que são de fora e aponta-me a mim? Isso não será uma “azia” contra mim? Tal não é a vontade que tem em falar de mim, até o faz quando não é oportuno. Para seu governo, nem sei o grau de parentesco que possuo com o antigo presidente. Em termos de nome, posso garantir-lhe que apenas temos em comum um nome próprio, sabe a diferença entre um nome próprio e um sobrenome? Cultive-se! Mais: entrei para o estágio PEPAL porque:
1. Fui várias vezes bolseiro de mérito da bolsa da Câmara Municipal;
2. E somente possuía a maior média entre todos os candidatos. Não por ser um génio, mas por ter batalhado arduamente durante 5 (CINCO) anos. Isso que você sente chama-se “azia”, tem dor de barriga por lá estar eu, queria lá ver outra pessoa, talvez um familiar, não? Ou acha que sou uma pessoa que andei lá a meter o nome nos trabalhos que outros faziam (dica para si);
Mas se ainda há dúvidas, e se ainda pensa que entrei nesse estágio por ser primo do Estêvão, passo a argumentar a minha permanência no mesmo posto até hoje. Pensa que é assim, pensa que me deixaram lá ficar? Renovei contrato em Dezembro último, qual é o grau de parentesco com algum membro do executivo? Pode pesquisar, talvez saiba melhor que eu!
Repare, enquanto lhe escrevo este texto posso contar as minhas ocupações profissionais, e são estas 4 (QUATRO). Acha que tenho problemas com o trabalho? Comecei a trabalhar antes de terminar o curso, num local que manda embora empregados à primeira falha, ainda lá estou há quase 3 (TRÊS) anos. Acha que trabalho mal e estou onde estou por sou primo de toda a gente? Fique sabendo que apenas fica com o seu posto quando trabalha bem, se não trabalhar a sério não há grau de parentesco que lhe valha! O mesmo acontece com a “pequenita”, ela está no seu posto de trabalho por mérito próprio. Isso que você sente chama-se “azia”, tecnicamente trata-se de frustrações e recalcamentos, vulgar “ dor de barriga”, queria lá ver outra pessoa, talvez um familiar, não? ;)
Obrigado por falar de nós, assim dar-nos-á mais força para continuar o bom trabalho que temos vindo a desenvolver. Tenho dito!
Luís Estêvão Galego Branco
Luis francamente acho que vale mais ignorares esta gentinha, se eles pudessem os comunistas não se governavam, ou melhor aboliam-nos da face da terra, isto porque tens ligações aos comunistas porque certamente nem sabem os teus ideais politicos. manda-os pentear macacos pa outro lado, porque não vale de nada ensaboares a cabeça a burros brancos. O Estevão meteu lá comunistas e socialistas meteu quem mereceu e mais nada. e ficaram os que mereceram e mais nada, ele também castigou comunistas e tratou bem outros que não eram da cor dele como é o caso do Cardosos ou do Luis Branco (bife) e muitos outros. manda esta gentinha passear e beber agua e despreza-os porque é o melhor é o desprezo.
Decidi não ignorar porque falou especificamente em mim,e assim ficou a saber coisas que não lhe convinha conhecer. É que não têm por onde pegar, por muito que lhes custe. Obrigado!
Luis gostas tanto de falar da vida dos outros depois admiras-te que peguem contigo!
Olha Luis eu não tenho familiares para ir p o teu lugar. Sou eu que tenho curso de Tecnico da Epral e fico a dar serventia. Como trabalhar não é despreso cá vou indo.
O Luis é provavelmente das pessoas mais bem formadas de Viana, humilde, trabalhador e do ponto de vista técnico inrepreensível. Parece haver muita dor de barriga por ele estar a desempenhar e bem o seu papel na câmara e de receber tantos elogios.Se pensarmos bem não admira porquê, já lá se perfilam uns quantos armados no que não são, nem nunca chegarão a ser, mas que querem o lugar dele.
Acho muito bem que tenha respondido e colocado no sítio quem fala mal dele. O problema desta gente é que fala de quem quer, o que quer e nunca se podem chamar á pedra, porque são anónimos. Mas todos sabemos quem eles são. Felicidades Luis e continuação do excelente desempenho, este concelho precisa de mais gente competente e honesta como tu.
Era só pra dizer que não conheço o Luis mas já gosto dele, aproveito para perguntar se faz pinturas ao fim de semana. Tenho que caiar a casa e parece-me ser uma pessoa de confiança.
Era bem capaz de te dar umas... pinceladas...
Olá Casa Cláudia, não faço pinturas ao fim de semana, e se fizesse era ao "FIM-DE-SEMANA". Trabalhar não é despreZo, de todo, por isso é que eu comecei a trabalhar com 13 anos, nas férias, para ter o meu.
Quero agradecer a todas as pessoas que têm dedicado aqui algumas palavras sobre mim, já andava admirado de não aparecer nestas andanças. É engraçado, até agora estou a achar giro! Depois admiro-me que peguem comigo, peguem comigo à vontade, mas usem argumentos viáveis, agora, a mandar postas sem sentido só se queimam... Mas façamos assim, se têm algo a dizer, a recomendar, a aconselhar, venham falar pessoalmente comigo, serão recebidos com a habitual cordealidade e boa educação. Abraços e beijinhos! Ass: O primo do Estêvão ;)
O moço está mesmo a gostar, já agora, será que não tem nome?
É uma questão de ler todos os meus comentários. Vossa excelência é que não tem.
Tem, tem,chama-se Luís Estêvão Galego Branco,está assinado no primeiro comentário. Agora o que me deixa curioso é quem é que serão os nós a que se refere e que trabalho bom é esse que têm vindo a desenvolver.
PS
Quatro profissões - açambarcador.
Os 'nós' são quem fala sem se identificar. Se não se conhece o trabalho do rapaz, comece a perguntar à população, há muita gente que o pode avaliar. informe-se...
"Obrigado por falar de nós, assim dar-nos-á mais força para continuar o bom trabalho que temos vindo a desenvolver."
Ná, ná, os "nós" é outra merda qualquer
Estes merdas, capitalistas selvagens disfarçados de comunistas beatos, conseguiram transformar este concelho de trabalhadores num dormitório de proletários. Alguns deles, hoje instalados em belas mansões e com chorudas reformas, chamaram a essa transmutação - “dinâmica de progresso” - crime chamo-lhe eu!
Nós é a 1ª pessoa do plural, a "merda" é não se interpretar bem o português...
O contexto..., não me convence. E o português, "dar-nos-á", ainda menos. É uma merda!
como se escreve correctamente? faça aí um pouco se serviço público.
O poeta não está de férias?
Ainda acerca das pinturas, quanto leva à hora?
Os poetas não têm férias, praticam a sua poesia ao sabor da inspiração. E esta não tem data marcada. Pffff, pinturas... :oD
Era só para saber se o Luis também fala francês e se tem a pele branquinha.
deixem o moço em paz, porra que o que é demais também não presta!
Também acho que está tudo dito, não têm argumentos e depois escrevem parvoíces. Pinturas, fala francês, uma coisa é certa, trata bem a língua portuguesa.
já chega porra!!!
Continuam a escrever parvoíces e argumentar 0!
queres é música, vai mas é dar uma voltinha que precisas de perder peso
Atão aparagaram o comentário que falava da pequenita da oficina da criança porquê???????
Independentemente da linguagem, são vozes que não chegam ao céu.
A Ritinha está bem, nunca ela esteve melhor, pois tem horas para estudar e fazer o seu MESTRADO ou DOUTORAMENTO. Não sei em que pontos vai, porque veio para Viana com umas cadeiras da universidade e sai com um CANUDO
Olha então afinal sempre não era doutora, como tanto gostava de ser tratada. Quanto ao canudo...
Tirando o Socrates e o Armando Vara não conhecemos mais niguém que faça mestrados e pós graduações sem terem já licenciaturas. Mas tudo o que a mulher faz incomóda? isso é que ela quer, que se moam e consegue.
Pois,pois pois, coitadinha...
Gostaria deixar aqui um desafio ou seja todos os leitores deste blog incluindo eu gostariamos de ver aqui divulgada uma carta que foi escrita pela ANDREIA filha do Sr GASPAR e dirigida a Sra Presidente da Junta de Freguesia Dra SARA a qual eu já tive acesso e a ser verdade o que diz deveria ser tornada publica.Porque as verdades não se podem nem devem esconder em gavetas e muito menos censuradas.
QUE CURIOSO. QUE DIZ A CARTA ANÓNIMO DAS 10 53?
É só uma questão de tempo Saber esperar é uma grande virtude
Não devia ser escondida a verdade mas é. A Andreia em má hora confiou em pessoas que se aproveitaram dela. Mas como a presidenta gosta tanto de comunicados com um português hilariante pode ser que faça outro comunicado acerca da carta da ANDREIA CHORA.
Enviar um comentário