quarta-feira, 14 de março de 2012

Ex votos em exposição na Igreja da Misericórdia

Dia 15 de março, pelas 18h00 é inaugurada na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição "Ex Votos Pintados".


A partir de 15 de março e até dia 30 de abril está patente ao público, na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana do Alentejo, uma exposição dedicada aos ex-votos de Portugal e Brasil, considerados uma manifestação de devoção religiosa popular e que expressam o cumprimento de uma promessa por graças concedidas.

A mostra, denominada "Ex votos Pintados" tem como finalidade mostrar painéis de coleções que marcaram esta forma de devoção na Europa e no Brasil, entre os séculos XVII e XIX. A exposição apresenta pinturas votivas brasileiras que integram a coleção do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo, no estado de Minas Gerais, e ex-votos provenientes dos Santuários de Senhor Jesus da Piedade (Elvas), Nossa Senhora do Carmo (Azaruja), Nossa Senhora D'Aires (Viana do Alentejo) e da Ermida de Nossa Senhora da Visitação (Montemor-o-Novo).

A exposição, que pode ser visitada durante o horário de funcionamento do Castelo, é organizada pela Direção Regional de Cultural do Alentejo em colaboração com a Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Viana do Alentejo.

Visto no sítio da Câmara

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO