sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Imprensa internacional surpreendida com dívida oculta da Madeira


Desde o Financial Times, passando pelo Wall Street Journal até ao La Vanguardia, o buraco nas contas públicas madeirenses está a gerar apreensão e surpresa nos títulos do mundo inteiro.

Não é só internamente que a dívida madeirense está a dar que falar. A imprensa internacional já se debruçou sobre a recente descoberta de uma omissão de mais de mil milhões de euros nas contas públicas do arquipélago e até o jornal britânico “Financial Times” (FT) já publicou uma coluna de opinião sobre o caso num dos seus blogues.

O jornalista Joseph Cotterill, do FT, escreve que "a Madeira, um pitoresco arquipélago de 267.000 pessoas, esbarrou com Portugal continental esta sexta-feira, espalhando novos estilhaços de renovado compromisso sobre a dívida".

“Oops!”, diz Cotterill, deixando uma consideração: “Lembram-se que muitos dos argumentos a favor dos ‘eurobonds’ assentavam na coordenação fiscal entre Estados e, crucialmente, dentro deles? Pois muitos Estados-membros da Zona Euro assentam em compromissos muito delicados entre poderes centrais e regionais. Talvez a Madeira seja um bom exemplo…”.

Já o americano “Wall Street Journal” tem no seu site que “Portugal encontra buraco de 1,5 mil milhões de dólares” e também que “Portugal encontra dívida escondida em região autónoma”. A televisão americana CNBC titula que “Gastos insulares aumentam carga de dívida portuguesa” e o índice financeiro Nasdaq também já está em cima da notícia.

O diário brasileiro Globo noticia que "llha da Madeira omite dívida bilionária e eleva pressão sobre Portugal". Em Espanha, o "La Vanguardia" diz que “dívidas ocultas obrigam Portugal a rever o seu défice" e descreve Jardim como um político "com uma reputação de rebelde dentro do seu partido e historicamente polémico nas suas declarações".

O défice orçamental de Portugal de 2008 a 2010 vai ter de ser revisto devido a um buraco nas contas da Madeira, estimado em 0,3% do PIB.

O Instituto Nacional de Estatística e o Banco de Portugal descobriram nas últimas semanas um impacto estimado no défice de 2008 de 139,7 milhões de euros (0,08% do PIB), em 2009 de 58,3 milhões de euros (0,03%) e em 2010 de 915,3 milhões de euros (0,053%).

Todos os partidos já reagiram à notícia, causando até alguma crispação entre o primeiro-ministro e o líder do PS, devido à aliança política entre Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional, e o actual partido do Governo. O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, também já manifestou a sua surpresa.

Para já, o único protagonista remetido ao silêncio é mesmo Alberto João Jardim.

 
Matilde Torres Pereira in "RR/SAPO"

4 Comentários:

Anónimo disse...

Mestre atenção às datas porque foi no tempo do seu padrinho Sócrates talvez tenham por lá passado os MILHÕES da familia deste .

Anónimo disse...

Lá vamos nós pagar as dívidas de mais um louco. É claro que a população da Madeira, éstá pouco preocupada com a dívida, pois somsos nós os continentais quem a vai pagar.
Jardim vai ganhar mais uma vez as eleições e o PSD continental, seguido pelo baboso do Presidente da República contimuarão a apoiar o companheiro Jardim.

Anónimo disse...

Mas este ganha as eleições nas urnas , o Fidel e o Chaves que eleições ganharam ?

Anónimo disse...

que vergonha, que vergonha...

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO