Centro escolar de Viana do Alentejo custa mais de dois milhões de euros
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, considerou que o projeto da nova escola é “um dos mais importantes do concelho”, já que permitirá juntar todos os alunos no mesmo espaço.
“Atualmente, os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico ocupam três edifícios que estão espalhados pela vila e este novo centro escolar vem agrupar toda a comunidade escolar no mesmo espaço”, explicou o autarca.
Projetado para um espaço contíguo à escola EB 2/3 Dr. Isidoro de Sousa, o novo centro escolar, constituído por oito salas de aula destinadas ao primeiro ciclo e três para a educação pré-escolar, vai receber cerca de 150 alunos, 30 do jardim-de-infância e 120 do primeiro ciclo.
Tendo um prazo de construção de um ano, o projeto, que envolve um investimento global de 2,2 milhões de euros, é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional do Alentejo - INALENTEJO.
Garantindo que o futuro centro escolar irá permitir melhorar as condições de aprendizagem das crianças do concelho, Bernardino Bengalinha Pinto adiantou que o novo equipamento vai ficar equipado com “computadores novos, quadros interativos e internet de alta velocidade”.
“As atuais escolas têm 40 ou 50 anos de existência e são as mesmas que eu frequentei”, disse o autarca, considerando que, embora tenham recebido algumas melhorias, “são edifícios completamente desadequados”.
As novas salas vão ter espaços comuns como refeitório, polivalente, biblioteca, instalações sanitárias e receção, havendo também espaços personalizados, como gabinete médico, sala de atendimento e complemento de apoio à família e ainda gabinetes de trabalho.
A nova escola vai contar também com a Oficina da Criança, um serviço de apoio às atividades letivas e de tempos livres que funciona sob a tutela da autarquia.
@Lusa
Seja o primeiro a comentar
Enviar um comentário