quarta-feira, 24 de junho de 2009

O bloqueio da Ponte 25 de Abril faz hoje 15 anos

"Há quem diga que foi o princípio do fim do governo liderado por Cavaco Silva. Aconteceu quando dezenas de camionistas bloquearam a travessia contra o aumento das portagens, aumento destinado a custear a construção da ponte Vasco da Gama." >>>

Os protestos da Ponte 25 de Abril a 24 de Junho de 1994 têm em Luís Miguel Figueiredo a principal vítima. O rapaz, então com 18 anos, e as notícias sobre o bloqueio contra o aumento de 50% da portagem, aguçaram-lhe a curiosidade, levando-o já de madrugada ao tabuleiro da ponte, onde se encontravam os populares.



"Às bastonadas da GNR, seguiram-se os tiros da PSP. Faltavam 14 minutos para as 04.00 quando uma bala entrou pelo lado esquerdo do tórax de Luís Miguel, perfurou um pulmão e danificou a quarta vértebra dorsal, comprometendo a medula. O jovem trabalhava na construção civil e nunca mais conseguiu deixar a cadeira de rodas, apesar dos muitos tratamentos, alguns dos quais na China.

Responsabilidades. Na altura dos confrontos, os comandos da PSP e o então ministro da Administração Interna, Dias Loureiro, garantiram que não haviam sido utilizadas balas verdadeiras e que os polícias tinham disparado para o ar...

...O jovem apresentou um processo-crime contra a autoridade policial. No tribunal ficou provado que as balas eram reais, mas não se conseguiu encontrar o autor dos disparos, tendo o caso sido arquivado em finais de 2003.

A manifestação contra o aumento das portagens ficou registada como um dos maiores movimento de desobediência civil desde o 25 de A
bril." >>>

5 Comentários:

Anónimo disse...

Tempos em que também se destacava (pelos piores motivos)nesse governo, uma senhora de nome Manuela Ferreira Leite... Eu não me esqueci!

Anónimo disse...

Neste país à beira mar esquecido vai ver que ainda vamos precisar de uma senhora, esta ou outra como ela (com eles pretos), para pôr isto na ordem. Não lhe são conhecidos especiais esqueletos no sótão e o maior defeito, talvez só o de ter pouco jeito para a política espectáculo. Tem dado um forte contributo para reerguer o PSD, o que é bom, o País bem que precisa de uma oposição forte para fazer contraponto ao governo.

Uma coisa que me deixou satisfeito no resultado das últimas eleições foi verificar que as pessoas, podendo não perceber nada da tal política espectáculo, têm no entanto opinião crítica e nos momentos adequados expressam-na.

Espero que nas próximas eleições autárquicas o mesmo espírito crítico prevaleça, materializando-se numa forte votação no Sr. Bengalinha, pessoa em que deposito como muitos dos Munícipes deste Concelho, fortes esperanças na alteração do actual e desastroso "status quo".

MB

peixe banana disse...

subscrevo totalmente MB.

Anónimo disse...

Revoltas contra governos são para fazer noutros locais, aqui vemos uma revolta contra a existência duma portagem ilegal e que ficou mais que sabido que nenhum juiz condenava aquele que se recusava a pagar. Mas agora para não pagar, temos que passar por cima de outras legislações, como cancelas, sinalização e pressão das autoridades, é o terrorismo à vista de quem quer ver.

Trânsito Ponte 25 de Abril disse...

15 anos passaram, e qual foi a diferença?

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO