segunda-feira, 8 de junho de 2009

Europeias 2009 no concelho de Viana

Os resultados eleitorais para as eleições europeias, no concelho de Viana do Alentejo foram ganhos pela CDU, obtendo esta força política 706, dos 1816 votos expressos, ou seja 41,02%.

Dos 4985 eleitores inscritos, só votaram 1816, e desses eleitores 105 votaram branco ou nulo.
A abstenção atingiu 63.57 %, querendo significar que estas eleições não mobilizaram a maioria dos eleitores.

Para aqueles que foram derrotados nestas eleições Europeias e que querem ganhar as próximas eleições autárquicas, retirando dos Paços do Concelho esta maioria que tem arruinado este concelho nada mudou.

Com toda a máquina de mobilização que a CDU/Viana pôs nestas eleições, não devia cantar vitória antecipadamente, relativamente aos novos processos eleitorais que se seguem.
Não é com 706 votos que se ganha a Câmara. A CDU/Viana sabe isso muito bem. Os eleitores vão comportar-se de maneira diferente, tanto nas eleições legislativas, como nas autárquicas.

Para que possamos reflectir, indicamos o número de eleitores inscritos por freguesia e aqueles que votaram CDU.
Eleitores inscritos por freguesia: Viana-2471; Alcáçovas-1833; Aguiar-681.
Votos na CDU: Viana-267; Alcáçovas-233; Aguiar-206


Para aqueles que lutam pela mudança neste concelho, nada mudará o nosso caminho: trabalho, credibilidade e humildade democrática.

A nível Nacional os vencedores foram o PPD-PSD e o Bloco de Esquerda, tendo este último partido ultrapassado a CDU, tornando-se nestas eleições a terceira força política.

Clique para ver os resultados obtidos nas eleições europeias desde 1984 até 2009.


6 Comentários:

Anónimo disse...

Desesperados com o despertar da opinião pública que questiona fortemente a sua incapacidade de gerir os destinos do Concelho, apostaram tudo para arregimentar e motivar o seu eleitorado, a pensar na batalha das Autárquicas.
Este resultado mostra o melhor que a CDU é capaz de atingir, em termos eleitorais, no nosso Concelho. Quanto ao resto, está à vista de todos há muito.
Se as candidaturas do Sr. Bengalinha e do Sr Brito se esforçarem na persecução dos seus objectivos, não me parece nada difícil retirar a maioria absoluta a esta maioria. No mínimo.
O Concelho agradece.
MB

Anónimo disse...

Por mim estas eleições não interessaram para nada.
Uma remessa de gulosos a quererem tachos. Os partido são todos iguais.
Agora que vou votar no Bengalinha vou, lá isso vou, podem ter a certeza.

Anónimo disse...

As freguesias de Joane (Famalicão) e Vila Seca (Condeixa-a-Nova) deram a vitória ao CDS e Bloco de Esquerda, resultados que se explicam porque os novos eurodeputados Nuno Melo e Marisa Matias são "filhos da terra".

Nestes casos, as raízes prevaleceram e os eleitores recompensaram quem conheciam, o mesmo sucedendo na Câmara de Vila Verde, onde o presidente da autarquia, José Manuel Fernandes (PSD) garantiu a sua eleição para o Parlamento Europeu com os votos dos conterrâneos.

Ora seguindo esta lógica seria expectável que Costa e Silva (PSD), o candidato das Alcáçovas às eleições europeias, tivesse no seu concelho (Viana do Alentejo), onde é vereador, uma votação expressiva.

Mas não.

Além de ter perdido na terra onde vive, colocando o PSD na terceira posição, também no concelho não granjeou a simpatia dos seus conterrâneos, que o colocaram a disputar a liga dos últimos.

O ainda vereador parece agora estar disponível para concorrer a presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, mas pelo resultado do último domingo o melhor é mesmo reduzir a ambição a zelador da rua onde vive… e mesmo assim…

Anónimo disse...

Continuo totalmente disponível dentro do PSD, mesmo se fosse necessário ter que me candidatar a uma Junta de Freguesia. Ainda estou a saborear a vitória e a reflectir.

António Costa da Silva

Anónimo disse...

Não é com 706 votos que se ganha a Câmara?

Não me digam que é com 426?

Mas que raciocino é este??

que estupidez, são essas contas que “queriam” (porque não vão) ir fazer para a Câmara??

Sem palavras

Anónimo disse...

Fazer melhor que os feitores da política que lá estão, exibindo arrogância, incompetência e gestão danosa dos dinheiros públicos.
Sobre contas é lermos no "Vida Nova" o dinheiro que a Câmara perdeu, durante mais de um ano, numa aplicação financeira.
Confundir resultados das Europeias com outras eleições é pura demagogia.
Sobre contas...é vermos a lista da CDU e verificármos quem tem essas competências???

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO