quarta-feira, 10 de junho de 2009

Alma minha gentil, que te partiste

"Hoje dia 10 de Junho, comemora-se "O Dia de Portugal", de "Camões" e das "Comunidades Portuguesas".

Ficou associado ao dia de 10 de Junho devido a assinalar a morte de Luís Vaz de Camões a 10 de Junho de 1580, e é também o Dia Nacional de Portugal."




"Este belo soneto aproxima-se do soneto XXXVII de Petrarca, mas o de Camões é de mais pura espiritualidade e mais penetrante melodia. Segundo o manuscrito da VIII Década de Couto, existente na Biblioteca Municipal do Porto, foi ele inspirado pela rapariga oriental que naufragou com o Poeta na foz do Mécon, ali morrendo afogada.

O soneto, que os biógrafos associam à morte de Dinamene, chinesa com quem Camões teria vivido em Macau, é dos mais conhecidos. Segundo a tradição, acusado de delitos administrativos, Camões e Dinamene teriam sido levados da China para a Índia, onde seria julgado o poeta. Na viagem, por volta de 1560, o navio naufraga nas costa do Camboja, junto à foz do rio Mekong.

Camões teria conseguido salvar-se e salvar Os Lusíadas, que trazia quase concluído, mas teria perdido Dinamene, a sua "alma gentil", relembrada em elevado tom elegíaco, quase místico." >>>


Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO