domingo, 21 de julho de 2013

João Penetra nos comícios da CDU/Viana tenta baralhar os trabalhadores da autarquia de Viana

Nos últimos comícios da CDU/Viana, o persistente  presidente de Alvito, João Penetra, tem afirmado que vai ter uma grande preocupação com os trabalhadores da autarquia de Viana - pasme-se.

Diz também que na Câmara de Alvito houve "opção gestionária" e os trabalhadores daquela autarquia beneficiaram disso, omitindo nos comícios a parte essencial deste processo, para claramente ficar na cabeça de quem o ouve, ter sido ele o obreiro dessa justa decisão.
 
Recuando alguns anos, se João Penetra tivesse estado muito preocupado com os trabalhadores da autarquia e a população do concelho de Viana do Alentejo, não teria saído da Câmara em 2007, a meio do mandato, sem ter dado pública justificação da sua saída, pelo menos ao seu eleitorado.
 
Relativamente aos trabalhadores da Câmara Municipal de Alvito, sim senhor, alguns dos seus trabalhadores beneficiarem da opção gestionária e do correspondente aumento de ordenado, mas quem decidiu e determinou pagar esse dinheiro foi o anterior presidente da autarquia, João Paulo de Almeida Lança Trindade, pouco antes  de João Penetra ter tomado posse como presidente da Câmara de Alvito.
 
O seguinte extrato da acta da Câmara Municipal de Alvito esclarece inequivocamente a verdade sobre esta situação,  e basta falar com os trabalhadores desse município  para se ficar também a saber que não foi o  presidente João Penetra que  reposicionou os trabalhadores e pagou os rectroactivos.

 


 
Início dos trabalhos com a ordem do dia: De seguida foi pelo Sr. Presidente declarada aberta a reunião, eram dezoito horas vinte minutos, passando a Câmara a ocupar-se dos seguintes assuntos:------------------
Pelo Senhor Presidente, foram prestadas as seguintes informações: -----
- Presente para conhecimento os mapas reposicionamento remuneratório com efeitos a 01-01-2008 e 01 01-2009, de vários trabalhadores desta Câmara Municipal.(doc. anexos I e II)--
- Presente para conhecimento os mapas de reclassificações e concursos de promoções de vários trabalhadores desta Câmara Municipal.(doc. anexos III-3)--------
- Presente para conhecimento o requerimento de José António Caeiro Sancho, contendo o parecer jurídico sobre o assunto. (doc. anexos IV-3)----------------
- FINANÇAS DA CÂMARA – foram verificados a informação da contabilidade com o mapa em anexo que informam da situação financeira da Autarquia e o Resumo do Diário da Tesouraria. (doc. anexos V e VI-

Pode ler toda a acta aqui

CAMPANHA LIMPA É  FALAR TODA A VERDADE SEM OMITIR O ESSENCIAL!
 

11 Comentários:

olho vivo disse...

Realmente continuo sem perceber...o Presidente da Câmara de Alvito, que ainda é Presidente da Câmara de Alvito, quer ser Presidente da Câmara de Viana do Alentejo. Mas quando era Vereador da Câmara de Viana abandonou os eleitores que lhe tinham confiado o voto sem dizer as suas razões. Agora, julga que já ninguém se lembra de nada e volta a pedir a confiança dos eleitores do Concelho de Viana do Alentejo?
Ná...aqui há qualquer coisa mal explicada. Então porque é que o homem está a abandonar Alvito. Sendo assim é o segundo abandono deste senhor, foi Viana, agora foi Alvito e quem que diz à gente que não irá haver um terceiro abandono...é algo para todos refletirem.

Anónimo disse...

O senhor Penetra como todos os políticos de carreira usa essa ferramenta (no seu caso mal), que é a demagogia, arte através da qual enganam as pessoas contando mentiras polvilhadas com raspas de verdades ou, como é o caso a que o post se refere, diz uma verdade, "esquecendo-se convenientemente" de contar pormenores da história, fundamentais para o completo entendimento da mesma.

Outro exemplo da sua labiosidade é o de quando afirma que, quando o (agora muito amigo), camarada Estêvão deixou a câmara, os cofres ficaram a abarrotar de tal forma que nem se conseguiam fechar as portas.

Mais uma vez, esquece-se de falar das contas que faltavam pagar, talvez porque, como certos políticos, acha que as dívidas não são para pagar, negoceiam-se. Faz-me lembrar aquele merceeiro que ao fim do dia de trabalho rapa todo o dinheiro da caixa registadora para ir para a borga, esquecendo-se que há que pagar primeiro a fornecedores e outros encargos.

Se no caso do merceeiro a falência vem rápida e afecta pouco mais que o seu universo familiar, no caso dos senhores Penetras, gestores da coisa pública, as obras feitas sem a preocupação da sua sustentabilidade afectam as comunidades, muitas vezes durante gerações.

Com candidatos destes é natural que as pessoas se interroguem: P'ra quê mudar???

Anónimo disse...

O Penetra que se vá que não deixa saudades.
Este ano com a ansia de se promover politicamente teve a brilhante ideia de fazer o Raide BTT dos Santos em Julho, resultado, deu um enorme tiro no pé, pois a prova teve de ser cancelada por falta de inscritos.
O tiro saiu mesmo pela culatra.

Anónimo disse...

Mas como é que podia ter organizado o que quer que seja em Alvito, se agora está de corpo e alma a fazer propaganda no concelho de Viana.
De Alvito só lhe interessa receber o ordenado e andar com o carro da autarquia.

Anónimo disse...

Senhor barbeiro
Enviei esta resposta a um comentário do Srº Estevão no seu próprio blogue. Caso o referido senhor não o publique como acontece inúmeras vezes, agradeço que seja o senhor a publicar


Não vejo qual a grande importância que o senhor atribui ao debater ou não debater. Acha que é pela melhor conversa de um ou de outro que as pessoas se deixam influenciar?
Esse tempo já lá vai camarada, agora as pessoas já não vão em boas palavras, preferem as ações e ainda bem.
Cá para mim a análise é feita diariamente e pelo trabalho desenvolvido. Será isso que me vai levar a uma opção de voto.
Mas camarada. já que falou naquela do relógio, seria uma das boas questão para o debate com o camarada Penetra, perguntar-lhe se no caso de ser eleito voltaria a abandonar a Câmara pela 2ª vez a meio do mandato sem qualquer explicação aos eleitores?
Já agora como eleitor deste concelho ainda deixo mais duas ou três dicas para o possível debate;
Porque não se recandidatou o camarada Penetra em Alvito?
Que obra fez em Alvito?
Se sabe que o investimento feito em Viana no atual mandato, numa conjuntura de crise é cerca de 50% superior aos dois últimos mandatos em que esteve na Camara?
Porque não deixou (por uma questão de ética)a presidência de Alvito quando decidiu passar a fazer campanha em Viana?
Se é verdade que é ou foi arguido em vários processos que estão em tribunal, desde o tempo em que foi vereador da câmara?
Esses processos terão alguma ligação com alguns camaradas empreiteiros?
Estas são apenas algumas das questões de entre outras que embora pertinentes, seriam importantes ver esclarecidas.
Camarada Estevão espero que contrariamente ao que tem feito noutras situações, publique esta resposta ao seu último comentário, para não ter que enviá-lo pra outros blogues.
Milfuegos

Anónimo disse...

Passaram cerca de 20 anos desde que os então jovens Estevão Pereira e João Penetra chegaram à Câmara de Viana, numa altura em que qualquer candidato pelo PCP (partido politico com mais peso no Alentejo, onde agora é minoritário) ganhava com relativa facilidade. Foi-lhe atribuído um tutor (vulgo controleiro) que lhe administrou os princípios ideológicos partidários e a arte da demagogia, ou seja, como iludir as pessoas através de uma boa retórica.
Há vinte anos, infelizmente, o nosso concelho padecia de uma enorme iliteracia e consequentemente de falta de capacidade critica para a "coisa pública" e como, " em terra de cegos...."estes dois senhores mantiveram-se no poder como governadores de uma ilha chamada "Viana do Alentejo",vendo passar o progresso e o desenvolvimento ao lado.
Prejudicaram simultaneamente o Concelho e o Partido Comunista que lhes deu a teta. O concelho porque ao tratarem das suas carreiras pessoais a tirarem licenciaturas e mestrados e garantirem as reformas aos quarenta e poucos anos, faltou-lhes tempo para acompanharem as enormes exigências dos cargos pelos quais recebiam salários. O resultado foi deixarem para trás obras fundamentais e estruturantes para o concelho que os nossos vizinhos fizeram. Dessa forma deixaram passar o tempo das vacas gordas, realizando apenas algumas obras de fachada com o objetivo exclusivo de garantir a sua continuidade na câmara.
Ao partido Comunista passaram a perna porque quando pensaram que já sabiam tudo dispensaram o controleiro .(quadro do partido que recebia ordenado da câmara para apenas desempenhar o papel de conselheiro politico). Também nunca acataram o lema do partido que era restituir o remanescente mensal do salário que auferiam antes de serem eleitos. Cometeram assim vários pecados através de comportamentos burgueses que a ortodoxia do PCP repudia na sua cartilha ideológica, como apropriarem-se das mais-valias dos cargos que ocupavam em beneficio pessoal ao não os canalizarem para o partido Ora se bem me lembro o Estevão era empregado de escritório antes de ser presidente.
Também nestes 20 anos, muitos dos seus camaradas, "gente do povo", enriqueceu rapidamente (uma estória que ainda está para ser contada) formando um lóbi poderoso que embora mais enfraquecido ainda se mantem ativo e sedento de voltar ao poder.
Felizmente, o verdadeiro povo saiu à rua "num dia assim..." em Outubro de 2009 e disse basta.
Não acredito que queiram agora voltar para trás, uma vez que nestas duas décadas os nossos jovens do "povo", estudaram, valorizaram-se, evoluíram, tornaram-se maduros e conscientes do melhor para o seu futuro e das suas famílias.

Anónimo disse...

Caro barbeiro
solicito a publicação de mais uma opinião que enviei para o blogue do srº Estevão e que deve merecer a fúria do lápis azul.

Olhe camarada estou muito decepcionado com o conceito de democracia que aplica no seu blogue.
Há pouco tempo publicou aí um comentário acerca de um dos candidatos à Junta de Freguesia de Aguiar pelo PS, pondo em causa a sua honestidade e honra. O Srº não se coibiu de deixar passar a insinuação que o tal candidato não é sério, uma vez que dizem que em tempos se apropriou de dinheiro alheio e que o irmão é que o repôs etc.
Agora está armado em puritano e defensor de falsas moralidades ao recusar-se a publicar questões politicas que todos os eleitores devem saber acerca dos candidatos que lhes pedem os votos.
Eu não discuto questões do foro pessoal, como tem sido seu apanágio, mas sim de natureza politica e interesse público.
Continuarei naturalmente a enviar os comentários que o senhor censura para outros blogues
Milfuegos

Anónimo disse...

Milfuegos o senhor não devia incomodar mais o homem, que por estra altura deve estar comodamente instalado no sofá a beberricar um cafezinho, não um qualquer, mas o seu preferido, o Kopi Luwak que custa só sensivelmente 900 € o kilo. Não me leve a mal dizer-lhe para não o incomodar, é que o candidato é outro e, em meu entender, julgo não valer a pena perdermos tempo com actores secundários. Isso é o que ele quer, protagonismo no cumprimento dos serviços mínimos.

A quem devemos pedir explicações, mais uma vez não me leva a mal, é a um tal Penetra, vereador e vice-presidente durante catorze anos cá no concelho e presidente ali no concelho ao lado durante três anos e tal, que no último pouca atenção lhe dedicou.

Haveria catorze anos de perguntas a colocar-lhe, sendo que uma das que mais intriga a populaça é a da razão do senhor Penetra nos ter abandonado. Mas por mim podemos por de lado esses catorze anos e focar a nossa atenção unicamente nestes últimos quatro anos.

Proponho que peguemos numa simples folha de papel, a dividamos ao meio com um risco vertical e encimando cada uma das colunas escrevamos, por ordem alfabética, à esquerda Bengalinha, à direita Penetra. Depois é só assinalar por tópicos, os objectivos alcançados por cada um dos candidatos em cada um dos concelhos. Eu já fiz este exercício, à direita só consegui preencher meia coluna, à esquerda tive de colar mais duas tiras de papel…

É pois perfeitamente natural que as pessoas se questionem: Que raios, "p’ra quê mudar??"

Anónimo disse...

"A palavra cretino provém de uma palavra do dialeto franco-provençal, "chrétien", que significava cristão. O seu atual uso resulta do costume de usar a expressão «pobre cristão» ou «cristão», no sentido de «inocente», para designar os loucos e débeis mentais." (Wikipédia)

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. (Mt 5.3.)

Anónimo disse...

Estevão Pereira continua a revelar-se um personagem convencido e narcisista. No seu blogue divulga a sua própria imagem adjetivada com um enorme elogio "cretino"

Anónimo disse...

Desabafos de um candidato:
"...só dizem mal de mim, ninguém gosta de mim...isso é porque eu só melhor que eles todos juntos, tem é inveja de mim..."
A fazer-se vitima é ele um ás, mas agora dizer o que é que propõe fazer de diferente dos 14 anos de estagnação que lançou o concelho, tás quieto.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO