sábado, 13 de julho de 2013

Editorial da edição n.º 1 do Jornal de campanha "União e Solidariedade"


Editorial de Bengalinha Pinto

Caros amigos;

Quase quatro anos que são passados sobre a data em que o Povo do Concelho de Viana do Alentejo soberanamente decidiu que estava na altura de se enveredar por um novo caminho na gestão da vida municipal, eis-nos de volta ao vosso contacto, com este pequeno jornal a que entendemos chamar “União E Solidariedade”, conceitos fundamentais que os conturbados tempos que hoje vivemos colocaram no topo das prioridades de quaisquer propostas para um futuro próximo: união de todos nós, porque dela advém a força necessária para se poderem levar a bom termo os nossos projectos e trabalhos; solidariedade entre todos, porque só com ela se logrará alcançar uma sociedade mais equitativa, mais justa e mais democrática.
 
Antes do mais cabe aqui uma palavra de agradecimento a todos aqueles que, em Outubro de 2009, optaram por depositar a sua confiança no Movimento Unidos pelo Concelho de Viana do Alentejo e no Partido Socialista; a todos eles e também àqueles que nos apoiaram ao longo daquela campanha, o nosso muito obrigado. Neste e nos próximos números do “União e Solidariedade” iremos dar uma vista de olhos ao caminho percorrido durante o mandato que agora está a terminar, às dificuldades e obstáculos que tivemos de ultrapassar, em suma, iremos fazer um balanço do trabalho desenvolvido. Em simultâneo avançaremos, desde já, com algumas propostas para o próximo mandato, ainda passíveis, contudo, de serem enriquecidas com as críticas e sugestões de todos.
 
Apesar da grave crise que assolou o país nos últimos anos, com particular incidência a partir do ano de 2010 e não podendo ignorar tal realidade - lembrando que as autarquias locais foram, também elas, um dos principais alvos de um vasto pacote legislativo de severas medidas de austeridade -, considero que foi feito muito trabalho positivo no nosso concelho, tanto ao nível da Câmara como das suas freguesias.
 
Nitidamente em contra-ciclo com a difícil situação económica que atravessam grande parte dos municípios do país, tem-nos sido possível, com muita dedicação e trabalho, manter as contas equilibradas, podendo mesmo afirmar-se que gozamos de uma situação financeira saudável, condição fundamental para encarar o futuro da nossa autarquia com serenidade e optimismo.
 
Em hora de balanço e não querendo fazer uma descrição exaustiva do trabalho realizado, até porque ele se encontra à vista e pode ser avaliado por todos, esta candidatura irá analisar e realçar, através deste jornal e durante o tempo que medeia até às próximas eleições, alguns projectos desenvolvidos, concluídos ou em vias de conclusão. Muitos deles de natureza “física”, isto é, obra nova ou requalificações; outros de natureza imaterial, cultural, desportiva ou recreativa. Uns apoiados e co-financiados pelo poder central e/ou por fundos europeus; outros da exclusiva responsabilidade do actual executivo, concretizados pelos seus trabalhadores. Acções que, na sua globalidade, se acabaram por traduzir num significativo e inusitado investimento em todo o Concelho.
 
Ao contabilizar e reflectir sobre o trabalho autárquico desenvolvido nestes últimos 3 anos e 9 meses, apesar da mais grave conjuntura económica social e política desde o 25 de Abril de 1974, não posso deixar de alertar para a mensagem falsa e ilusória que alguns querem fazer passar, baseada na ideia enganadora de que antes de2009 havia progresso e que a partir de 2009 estagnámos.
 
É pois com o firme objectivo de dar continuidade ao projecto iniciado em 2009, sob o lema “Viana, um concelho em movimento ”, que volto a pedir, maís uma vez, a confiança de todos os munícipes do concelho de Viana do Alentejo, comprometendo-me a cumprir o mandato que me for confiado até ao fim e, tal como o tenho feito até aqui, privilegiar um modelo de gestão aberta e participada, ou seja, com todos e para todos.
 
Ver o Jornal aqui: 01 Junho b by bengalinhautarquicas
 
Mais um espaço de informação da candidatura PS/Bengalinha Pinto:

http://bengalinhautarquicas2013.wordpress.com/

Também na página de facebook: Autarquicas Viana 2013
 

3 Comentários:

Movimento disse...

A toda a EQUIPA votos que a MAIORIA vá continuar nas vossas mãos. Contem com o meu voto.

Anónimo disse...

Nem queria acreditar no que vi e li no folheto que a CDU distribuiu este fim de semana. Estamos todos malucos ou quê?

Anónimo disse...

Estive a ver o papel que os comunistas andaram a destribuir este fim de semana. Estou sem palavras, que vergonha!

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO