domingo, 21 de novembro de 2010

"Falas bem mas não me enganas"



Tony de Matos - O Destino Marca a Hora

Comentário Anónimo em http://barbeariaideal.blogspot.com/2010/11/universidade-senior-tulio-espanca-abre.html.

"Falas bem mas não me enganas", é a expressão que o povo usa quando se quer referir àqueles que com falinhas mansas e conversas fáceis os enganam. O exemplo mais acabado na vida política do nosso País é o famoso e virtual engenheiro, de seu nome Sócrates. Ele haverá alguém mais ágil na palavra e mais convincente no discurso? E de que é que nos serviu isso, para onde é que aquele discurso fluente nos levou?

O nosso presidente não fez da política o seu objectivo de vida, todos nós sabemos que não se usou dela para ser "alguém na vida". Chega a presidente da câmara, já um homem maduro e após um longo percurso profissional na banca. Esse percurso, talvez por não ser necessário, não o ensinou a ser um demagogo ou um fala-barato, com0 normalmente o são os políticos de carreira, fez dele, isso sim, um gestor. Foi nessa qualidade, associada à sua franqueza de carácter que todos lhe conhecemos, que levou a população deste concelho a votar massivamente nele, descontentes que estavam que estavam com quem falava bem mas já não fazia nada.

Claro que todos gostaríamos de nos vermos representados por alguém de palavra fácil, mas isso aprende-se no dia-a-dia (estou certo que não vão ser necessários dezasseis anos) ou estuda-se em cursos próprios, que também os há. Agora, isso não é certamente o mais importante, neste momento particularmente difícil que atravessamos.
Talvez faltem a Bengalinha Pinto as lições semanais, na DORA do PCP em Lisboa, onde no primeiro mandato, durante cerca de um ano outro senhor aprendeu a falar à presidente da câmara, ou os quatro anos em estudos de manipulação da psicologia humana tirados em Beja ou mesmo as tertúlias entre camaradas bebendo o pouco proletário Kopi Luwak.

Talvez, mas esse tempo faz falta à gestão dos interesses do concelho e a pôr alguma ordem na pesada herança que o outro senhor nos deixou, aquele que falava muito bem cá dentro, mas não aparecia ou não abria a boca lá fora nos centros de decisão.

21 de Novembro de 2010 12:17

12 Comentários:

Anónimo disse...

Saiu decidida para a rua
Com a carteira castanha
E o saia-casaco escuro
Tantos anos tantas noites
Sem sequer uma loucura....

amei demais, gato musculado, lindo, brasa, fala coisas porcas para mim...fala, tu é que sabe falar!

Anónimo disse...

De tão habituados que estavão a coça-los, que mesmo na rua não perdiam a oportunidade
Seus marotos vamos lá tirar as mãos dos bolsos

Anónimo disse...

ao menos já admitem que o homem era bom a fazer alguma coisa, como falar por exemplo. já é um bom começo. daqui a mais um ano ou dois tenho a certeza que irão encontrar-lhe outras qualidades. com o passar do tempo muitos, até mesmo os que o queriam ver pelas costas, já vão voltando com a palavra atrás ou então ficam muito caladinhos ainda assim não vão ouvir o que não gostam.
isto é apenas o principio, do FIM.

Anónimo disse...

Pacheco, tens que te acalmar rapaz. O Bengalinha é mesmo mto fraco e muito mau, não assobies para o lado, o assunto agora és mesmo tu e o teu boy. A figura no programa de televisão foi má e é assunto de todos os cafés, tabernas, serviços etc. Aliás o homem tornou-se numa anedota de ridicula que foi a sua prestação. Se aquilo fosse um programa de apanhados, talvez tivesse graça, mas não era. Não soube agarrar momentos de ouro, em televisão cada segundo vale muito dinheiro e não se gastam em brejeirices. Ensina-o ou derruba-o não venhas tentar desviar as atenções. O Bengalinha é mesmo um nódoa e não sai nem com benzina.

Anónimo disse...

Por falar em coçar em tomates, o bengalinha costumava ir numa carrinha monovolume para o baile do bolero com uma louraça e ao que se diz vinha de lá com os tomates mais aliviados. A mulher dele é que não gosta da história, mas sabe quem tem.

Anónimo disse...

Foda-se, há saca rabos por todo o lado, agora até ciumentos... Este tbem deve estar desconfiado que "o burro que errabou ou dono era dele".

Anónimo disse...

"Simpático esse vosso novo presidente, um pouco verde mas muito simpático", foi este o tipo de expressões que ouvi aqui em Évora de pessoas que o ouviram falar no tal programa. Concordo com elas!

Anónimo disse...

Man,aqui em Vila Nova(e já morei em viana e sou de lá)o pessoal anda dezendo que os sacarabos xuxalistas já estão metidos em todas as empresas de viana e arredores e que tamém são os novos vaidosos,ou vão trezes,conforme o cú que tiverem,e até noutras que batem de mão no pêto e sãoo os mentirosos novos pro seu proveito proprio e de vaidosidades mas de cristãos éee que é tudo mentira se calhar ainda vanmos fazer uma procura áquilo que de casa fazem sem resp~eto por ous outros, e agora se eu não for de vila nova tamém já na quer ser de viana. mentirosos

Anónimo disse...

Olhó... saca-rabinhosssssss

Anónimo disse...

Saca-rabos. Herpestes ichneumon

O Saca-rabos foi introduzido no nosso país, há muitos séculos atrás, pelos Árabes que o usavam como animal exterminador de ratos e cobras (é resistente ao veneno das serpentes). Apesar dos hábitos diurnos, não é muito visível (…)

Anónimo disse...

Man'inhozinho se calhar ainda não percebeste mas não há xuxalixtas nem pêpêpêdistas nem cucumunistas, o que há, o que sempre na realidade houve é interesses, percebes? Sabias que o gajo mais rico aqui de Viana é um cucumunistas? E pensas que foi a vergar a mola que se fez rico? Interesses, sempre assim foi e sempre assim será, a política tal como a história da carochinha da democracia é para enganar os tolos. Não sabias, ou será que sabias?

Anónimo disse...

não xabia

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO