Antigos e actuais autarcas do Alentejo almoçaram hoje no Monte do Sobral
A regionalização poderia ser muito importante para combater a questão da desertificação do Alentejo", defendeu à Agência Lusa Fernando Sousa Caeiros, da comissão organizadora do encontro e antigo presidente da Câmara Municipal de Castro Verde (no distrito de Beja).
O almoço, que juntou "cerca de 100" participantes, ou seja, "metade dos potenciais convidados", decorreu no Monte do Sobral, na freguesia de Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo (Évora), onde 136 oficiais portugueses realizaram uma reunião clandestina, em 1973, que marcou o início do Movimento das Forças Armadas. Dirigida aos atuais e antigos presidentes de câmara do Alentejo eleitos depois do 25 de Abril, a iniciativa pretendeu ser supra partidária, tendo o objetivo sido atingido, segundo Sousa Caeiros: "Contámos com a presença de autarcas dos vários partidos".
A comissão promotora, que integrou ainda Hemetério Cruz, antigo presidente do município de Alter do Chão, Vítor Martelo, ex-presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, e Bento Rosado, que foi vice-presidente da então Comissão de Coordenação da Região Alentejo, colocou à consideração dos autarcas um documento com algumas preocupações sobre a região. "O documento, com contributos recolhidos aquando da preparação deste almoço, identifica várias necessidades e problemas do Alentejo, sendo a baixa densidade demográfica da região um dos principais", disse o mesmo organizador.
No mesmo documento, que não foi votado pelos participantes, os promotores do encontro consideram que a criação das regiões administrativas poderia "suprir algumas das necessidades do Alentejo", nomeadamente a do despovoamento. Fernando Sousa Caeiros adiantou à Lusa que agora vai ser criada na Internet uma plataforma de discussão sobre os problemas da região para "aprofundar as ideias dos participantes relativamente ao desenvolvimento" regional. Além disso, os participantes na iniciativa decidiram voltar a juntar-se num almoço deste género, a realizar no próximo ano, mas ainda sem data definida.
5 Comentários:
Sabem se o Estêvão foi ao Monte do Sobral?
Não, pk ele tem muito que fazer......
KKKKKKKKKKKKKKKKKK??????????????????Muito que fazer??????Deixa-me rir....(Jorge Palma)
Tipo...ir a um casamento no litoral alentejano (esta do litoral alentejano é de uma subtileza que merece nota de registo)...
Se queres saber mais, o Manuel Sabino e o Aleixo também não compareceram (já não jogam neste campeonato).
Esses nunca foram, pelo menos eu nunca lá os vi...lálá
Enviar um comentário