sábado, 14 de janeiro de 2012

Escola com saúde - sem amianto

Na véspera do feriado municipal a Barbearia estava repleta de clientes, e entre duas tesourados do canhoto Mestre Finezas, a conversa dos fregueses girava à volta de um texto publicado pelo Estêvão, visto aqui

A discussão sobre este texto estava a gerar grande algazarra, na parte em que o Estêvão considera curioso não ter visto ninguém da Câmara participando na manifestação efectuada por alunos e professores da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa.

Os manifestantes protestavam muito justamente, contra a inércia do Ministério da Educação em substituir as coberturas dos edifícios, construídas em placas de cimento com amianto, sabendo-se desde há muitos anos que esta última substância química é comprovadamente cancerígena.

A TVI "estava no local" e deu o destaque noticioso que se pode confirmar no vídeo que se publica.



Alguns clientes a contragosto de outros, diziam que o Estêvão sempre esteve na vanguarda das questões ligadas ao ambiente. Só assim, diziam, se explica o fechar de olhos durante anos, relativamente à engorda intensiva de novilhos dos "Urbanos", mesmo à entrada da Vila.

Também nutras áreas ambientais o ex-presidente é um político de convicções fortes. Crente de que o alcatrão que aplicou em cima das calçadas tem propriedades benéficas para a saúde, quando o pó liberto nas ruas se desfaz nas narinas dos munícipes,  prefere por isso que a obra no centro histórico  incida em primeiro lugar na calçada em redor do castelo, para que se mantenha a poeira nas ruas o maior tempo possível.

O Joaquim do Tanque da Barca, homem que viu nascer o Estêvão para a política, defensor acérrimo do ex-presidente, quando questionado pelo Xico da Rosa, se considerava manhosice só agora o Estêvão se mostrar preocupado com o amianto, pois se aquele material lá está desde sempre, porque nunca "piou" antes e agora sobre este problema em frente da Escola.

O Joaquim do Tanque da Barca olhou para o Xico e disse-lhe: então tu pensas que o Estêvão  anda a dormir. Ele andou calado até este momento porque também tinha o mesmo problema com o amianto nalguns edifícios da Câmara e não convinha levantar lebres que se podiam virar nessa altura contra ele. Agora que ele já não está em primeiro, o Bengalinha que limpe o lixo deixado pelo Estêvão durante o seu reinado.

O António da Graciete, homem boçal mas com memória, completamente fora do contexto da conversa, mas ainda assim fazendo matutar com os seus comentários os clientes da Barbearia, diz:  quando em 2008 fecharam a escola a cadeado, não estavam lá os nossos camaradas a comandar os acontecimentos e não deram a cara para a TV?

O Zé da Malha, homem de poucas falas, começou a ficar cheio com a conversa à roda do tema e perguntou para a "plateia": se o Estêvão pertence à Câmara e não esteve nesta manifestação, porque critica a Câmara em não ter estado presente?

O Zé da Malha completamente fora de si, gritava: das duas uma, ou o Estêvão não está bom da cabeça, ou então deve pensar que todos nós somos parvos.

Vejam o vídeo da TVI e digam-me lá se vêem algum dos homens que durante 16 anos se governaram à larga no concelho?

2 Comentários:

Anónimo disse...

Devia estar pk tb tem lá uma filha. Agora já só sabe criticar no blog

Apurando Notícias e Comentários disse...

Informações Muito Importantes. Não vale a pena correr riscos desnecessários...só temos uma vida. Para os interessados na compra de Equipamento para Descontaminação de Amianto a Pressões Negativas, em Pessoas que Trabalham na Remoção de Amianto : http://camaras-descontaminacao-amianto.blogspot.pt/ ou http://reboques-descontaminacao-amianto.blogspot.pt/ ou http://www.joao-gravito.pt
USE EQUIPAMENTO ADEQUADO!
NÃO CORRA RISCOS DESNECESSÁRIOS!
Amianto - Riscos para a Saúde
A inalação das mais finas fibras de amianto, não visíveis à vista desarmada, poderá provocar graves doenças nos seres humanos. Poderão ser contraídos carcinomas dos brônquios, mesoteliomas ou cancro de pulmão, doenças cancerígenas incuráveis. O risco aumenta com o grau de exposição, portanto, em função da carga média a longo prazo e da respetiva duração de atuação.
Mesmo em curtos espaços de tempo, as cargas máximas podem exercer uma influência negativa considerável para o resto da sua vida.
Decreto-Lei n.º 266/2007, D.R. n.º 141, Série I de 2007-07-24
Transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2003/18/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Março, que altera a Diretiva n.º 83/477/CEE, do Conselho, de 19 de Setembro, relativa à proteção sanitária dos trabalhadores contra os riscos de exposição ao amianto durante o trabalho.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO