Viana do Alentejo, 30 jul (Lusa) -- A Câmara de Viana do Alentejo vai iniciar em 2012 as obras de requalificação do centro histórico, que preveem a remodelação das redes de abastecimento de água, esgotos e telecomunicações, num investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara de Viana do Alentejo vai iniciar em 2012 as obras de requalificação do centro histórico, que preveem a remodelação das redes de abastecimento de água, esgotos e telecomunicações, num investimento de 1,5 milhões de euros.
O presidente do município local, Bernardino Bengalinha Pinto, adiantou hoje à Agência Lusa que o projeto de regeneração urbana está dividido em duas fases, sendo que a primeira deverá avançar durante o segundo semestre do próximo ano. Nesta primeira fase, segundo o autarca alentejano, "foi selecionado um conjunto de ruas do chamado núcleo antigo do centro histórico de Viana do Alentejo, que estavam mais degradadas", para requalificar e modernizar. "Vamos substituir e atualizar as infraestruturas, nomeadamente colocar novos pavimentos em calçada", substituindo os atuais que "ainda são de alcatrão e que estão muito deteriorados", adiantou o presidente do município.
De acordo com Bernardino Bengalinha Pinto, a fase inicial do projeto prevê também a alteração da iluminação pública na zona do castelo e a instalação de novo mobiliário urbano na Praça da República. "Vamos aproveitar também para substituir as redes de abastecimento de água, de esgotos, de energia e a de telecomunicações", acrescentou. Nesta primeira fase, o município vai investir 1,5 milhões de euros, devendo contar com uma comparticipação em cerca de 80 por cento de fundos comunitários, através do programa operacional InAlentejo.
A segunda parte do plano, cujo início ainda não está programado, implica um investimento de 1,3 milhões de euros e prevê a requalificação de outras artérias do centro histórico da vila. "Não vamos fazer uma intervenção de vanguarda. Estamos preocupados com a melhoria das condições, sobretudo, da rede de águas", mas também com o arranjo do pavimento para melhorar "a apresentação visual do centro histórico" da vila, disse o autarca.
O município alentejano promove, segunda-feira, (hoje pelas 18.00 horas*), no Cineteatro Vianense, uma sessão onde será apresentado o projeto de requalificação do centro histórico da vila, havendo a possibilidade de a população e as várias entidades do concelho proporem pequenas alterações ao plano.
SYM. Lusa/Fim
*Nota da Barbearia
5 Comentários:
Muito bem,estão de parabéns!
Para além dos pavimentos das ruas inicialmente previstos, são colocadas infra-estruturas enterradas, apesar dos incovenientes temporários que este tipo de obras implica para os moradores e comerciantes destas ruas.
É assim que se faz obra a pensar no futuro!
Imparável o Pacheco, escreve os artigos e dá os parabens a si mesmo.Não foste de férias como o resto da câmara, ou estás exilado na tua fazenda a escrever nos blogues??
Deiam os parabéns quando a obra estiver feita, porque até lá................
...até lá vamos continuar a envenenar tudo e todos e a boicotar o trabalho da câmara. Havemos de levar isto à miséria e depois quando tudo estiver na fundura voltamos a tomar conta do que é nosso. É a guerra, os prejuízos que o nosso "trabalho de oposição" tem para o concelho são meros danos colaterais. E quando voltarmos há por aí certos meninos e meninas que vão ver como é que elas lhes vão morder.
E viva o pcp cá da gente!
é o pcp mais fascista e capitalista que há à face da terra - fdp...
Enviar um comentário