A eleição de Cavaco Silva à primeira volta não foi surpresa para a maioria dos seus apoiantes e adversários políticos.
Ao publicarmos os resultados concelhios das eleições presidenciais de 2006 e 2011, ressalta de imediato o aumento da percentagem de abstencionistas, tal como se revelou globalmente no restante território nacional.
Ao compararmos nas duas eleições a distribuição de votos pelos candidatos repetentes e pelos candidatos do PCP, tanto nos respectivos valores totais do concelho, ou mesmo nos resultados obtidos por freguesia, são evidenciados alguns aspectos com significado político.
Neste momento deixamos a análise desses quadros de resultados para os leitores deste blogue, evidenciando apenas a maior percentagem de crescimento da base eleitoral na freguesia de Aguiar.
Importa realçar que será sempre um erro grosseiro alguém pensar “assenhorar-se dos resultados” destas eleições presidenciais para contabilizar esses votos em eleições nacionais ou locais.
Ao olharmos para os anteriores sufrágios confirmamos facilmente esta realidade.
CONCELHO DE VIANA DO ALENTEJO
____________________________________________________________
FREGUESIA DE VIANA DO ALENTEJO
______________________________________________________________
FREGUESIA DE ALCÁÇOVAS
______________________________________________________________
Fonte: Ministéro da Justiça
8 Comentários:
Resultados provisórios:
Vencedor - Aníbal Cavaco Silva - 2.230.104 votos
2º - Manuel Alegre - 831.959 votos
3º - Fernando Nobre - 593.868 votos
4º - Francisco Lopes - 300.840 votos
5º - Brancos - 191.159 votos
6º - José Manuel Coelho - 189.340 votos
7º - Nulos - 86.543 votos
8º - Defensor de Moura - 66.091 votos
De JM a 23 de Janeiro de 2011 às 22:46, em cidade Agar:
Mais uma vez o PS apresenta-se as presidenciais, com dois candidatos que apenas serve para dividir os eleitores Socialistas. Está na altura de os Socialistas terem um candidato as presidenciais que una o partido como fez Sócrates nas legislativas. No Concelho de Viana fico muito contente com os resultados já que os votos de Manuel Alegre e Fernando Nobre (PS) juntos ultrapassa claramente Cavaco Silva (PSD,CDS) deixando o Francisco Lopes (CDU) em 3º lugar.
Em ralação a Aguiar, foi com muito agrado que vi a diferensa entre o candidato apoiado pela CDU e os restantes Candidatos diminuir de 40 e tal votos nas Autarquicas, para apenas 16, sendo o unico candidato a fazer campanha em Aguiar esse resultado ainda tem mais significado.
Algo se está a passar em Aguiar………
Se calhar é mesmo aguiar que merece reflexão. Que tristeza de gente.
Em Aguiar levaram no focinho como têm levado sempre. E como vão continuar a levar.
Viva Aguiar e a sua firmeza.
Quando falares assim tira as talas da vista para parecer mais credível.
Um país sorumbático reelegeu um presidente sorumbático.
"Como se viu ao longo destas semanas,sem o manto protetor do cargo de presidente, Cavaco Silva revelou todas as suas fragilidades: a incapacidade de diálogo;o desconforto face ao escrutínio público; um conservadorismo serôdio nos temas de costumes que o afasta dos portugueses de hoje; uma visão paroquial sobre o mundo que o inibe de ter discurso sobre a crise da zona euro; a tentativa sistemática de se colocar acima duma classe política de que faz parte e de que é hoje o membro no ativo há mais tempo; e , finalmente o modo sonso como lida com os seus próprios atos."
Pedro Adão e Silva - Expresso, 21 Janeiro
Esse senhor sabe usar muito bem a gramática e denota uma certa facilidade em utilizar o verbo, utiliza por vezes palavras ricas, deve ter frequentado algum colégio católico e é socialista porque não o deixaram ser do CDS. O cavaco foi eleito pela maioria dos portugueses essas palavras são para os portugueses, e os portugueses elegeram cavaco porque pensam e sabem que é o único com capacidade de através da sua eleição mandar esta farsa de governo que temos tido abaixo. Nunca se esqueça que o primeiro mandato é só para ver e o segundo é para fazer obra. Esperemos que não leve muito tempo.
Pois...esperemos!
Estes meninos do PSD andam mesmo assanhados, sentem que o momento deles está a chegar.
A fila já é enorme afim de ocuparem lugares cimeiros, é melhor despacharem-se senão quando lá chegam já os tachos estão vazios.
Enviar um comentário