segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A vitória de Cavaco Silva não surprendeu

A eleição de Cavaco Silva à primeira volta não foi surpresa para a maioria dos seus apoiantes e adversários políticos.

Ao publicarmos os resultados concelhios das eleições presidenciais de 2006 e 2011, ressalta de imediato  o aumento da percentagem de abstencionistas, tal como se revelou globalmente no restante território nacional.
Ao compararmos nas duas eleições a distribuição de votos pelos candidatos repetentes e pelos candidatos do PCP, tanto nos respectivos valores totais do concelho, ou mesmo nos resultados obtidos por freguesia, são evidenciados alguns aspectos com significado político.

Neste momento deixamos a análise desses quadros de resultados para os leitores deste blogue, evidenciando apenas a maior  percentagem de crescimento da base eleitoral na freguesia de Aguiar.

Importa realçar que será sempre um erro grosseiro alguém pensar “assenhorar-se dos resultados” destas eleições presidenciais para contabilizar esses votos em eleições nacionais ou locais. 
Ao olharmos para os anteriores sufrágios confirmamos facilmente esta realidade.

CONCELHO DE VIANA DO ALENTEJO



____________________________________________________________

FREGUESIA DE VIANA DO ALENTEJO



______________________________________________________________

FREGUESIA DE ALCÁÇOVAS


 
______________________________________________________________

FREGUESIA DE AGUIAR


Fonte: Ministéro da Justiça

8 Comentários:

Anónimo disse...

Resultados provisórios:

Vencedor - Aníbal Cavaco Silva - 2.230.104 votos
2º - Manuel Alegre - 831.959 votos
3º - Fernando Nobre - 593.868 votos
4º - Francisco Lopes - 300.840 votos
5º - Brancos - 191.159 votos
6º - José Manuel Coelho - 189.340 votos
7º - Nulos - 86.543 votos
8º - Defensor de Moura - 66.091 votos

Anónimo disse...

De JM a 23 de Janeiro de 2011 às 22:46, em cidade Agar:

Mais uma vez o PS apresenta-se as presidenciais, com dois candidatos que apenas serve para dividir os eleitores Socialistas. Está na altura de os Socialistas terem um candidato as presidenciais que una o partido como fez Sócrates nas legislativas. No Concelho de Viana fico muito contente com os resultados já que os votos de Manuel Alegre e Fernando Nobre (PS) juntos ultrapassa claramente Cavaco Silva (PSD,CDS) deixando o Francisco Lopes (CDU) em 3º lugar.

Em ralação a Aguiar, foi com muito agrado que vi a diferensa entre o candidato apoiado pela CDU e os restantes Candidatos diminuir de 40 e tal votos nas Autarquicas, para apenas 16, sendo o unico candidato a fazer campanha em Aguiar esse resultado ainda tem mais significado.

Algo se está a passar em Aguiar………

Anónimo disse...

Se calhar é mesmo aguiar que merece reflexão. Que tristeza de gente.
Em Aguiar levaram no focinho como têm levado sempre. E como vão continuar a levar.
Viva Aguiar e a sua firmeza.

Anónimo disse...

Quando falares assim tira as talas da vista para parecer mais credível.

Anónimo disse...

Um país sorumbático reelegeu um presidente sorumbático.

"Como se viu ao longo destas semanas,sem o manto protetor do cargo de presidente, Cavaco Silva revelou todas as suas fragilidades: a incapacidade de diálogo;o desconforto face ao escrutínio público; um conservadorismo serôdio nos temas de costumes que o afasta dos portugueses de hoje; uma visão paroquial sobre o mundo que o inibe de ter discurso sobre a crise da zona euro; a tentativa sistemática de se colocar acima duma classe política de que faz parte e de que é hoje o membro no ativo há mais tempo; e , finalmente o modo sonso como lida com os seus próprios atos."
Pedro Adão e Silva - Expresso, 21 Janeiro

Anónimo disse...

Esse senhor sabe usar muito bem a gramática e denota uma certa facilidade em utilizar o verbo, utiliza por vezes palavras ricas, deve ter frequentado algum colégio católico e é socialista porque não o deixaram ser do CDS. O cavaco foi eleito pela maioria dos portugueses essas palavras são para os portugueses, e os portugueses elegeram cavaco porque pensam e sabem que é o único com capacidade de através da sua eleição mandar esta farsa de governo que temos tido abaixo. Nunca se esqueça que o primeiro mandato é só para ver e o segundo é para fazer obra. Esperemos que não leve muito tempo.

Anónimo disse...

Pois...esperemos!

Anónimo disse...

Estes meninos do PSD andam mesmo assanhados, sentem que o momento deles está a chegar.
A fila já é enorme afim de ocuparem lugares cimeiros, é melhor despacharem-se senão quando lá chegam já os tachos estão vazios.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO