terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Grândola: Falta de médicos leva autarca a solicitar audiência à ministra da Saúde


O pedido foi feito "com caráter de urgência"

O autarca de Grândola solicitou hoje uma audiência, "com caráter de urgência", à ministra da Saúde para resolver a questão da falta de médicos no centro de saúde local, que, por esse motivo, não funciona até às 00:00.

“Este pedido vem na sequência de um acordo, que, em 2008, a ministra e eu estabelecemos sobre o horário do centro de saúde para encerrar às 00:00”, explicou hoje à agência Lusa o presidente do município, Carlos Beato, adiantando que, desde o final do ano passado, o horário não tem sido cumprido.

“As coisas correram sempre normalmente, mas, desde os finais do ano passado, por questões que têm a ver com a falta de médicos, o centro de saúde não pode garantir o horário que a ministra tinha acertado com o município de Grândola”, lamentou.

O centro de saúde de Grândola conta atualmente com menos quatro médicos, segundo Carlos Beato, que afirma que se “foi embora um médico cubano”, outros “reformaram-se”, enquanto outros “estão de baixa médica”, o que impede que se garanta o atendimento clínico.

“Tem havido dias que o próprio centro de saúde nem até às 20:00 assegura a prestação dos cuidados de saúde, ao nível clínico”, tendo havido outros em que, “a partir das 17:00, não tinha médicos”, exemplificou, apontando a situação como “inaceitável” e “altamente lesiva” para os “interesses da população”.

O autarca afirma já ter contactado o agrupamento de centros de saúde do litoral alentejano, tendo obtido como resposta que “não têm médicos”.

“Mas esse não é um problema do município”, asseverou, confiante de que a ministra Ana Jorge “vai dedicar a este assunto a importância que ele requer”.

O ofício a solicitar a audiência à ministra da Saúde foi enviado hoje, ficando a Câmara de Grândola a aguardar resposta.


Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO