No concelho de Viana discute-se agricultura
A nova Agricultura Alentejana: desafios e oportunidades
As oportunidades de uma agricultura especializada, focalizada em produtos potencialmente competitivos (ex. vinho, azeite, girassol, cortiça) devem ser convenientemente optimizadas, através de uma investigação em tecnologias e processos que assegurem ganhos de produtividade e sustentabilidade.
É igualmente importante acrescentar novas actividades (transformação e comercialização), subindo na cadeia de valor do sector agro-alimentar. Importa, pois, neste evento, perceber quais os factores críticos para o sucesso desta nova agricultura alentejana, quais as novas estratégias mais adequadas para o sector, bem como promover bons exemplos de sustentabilidade empresarial, que possam inspirar e multiplicar os casos de sucesso.
Temáticas a abordar:
* As vantagens competitivas do Alentejo em termos agrícolas;
* As novas culturas;
* O aproveitamento do Alqueva;
* A segurança no abastecimento alimentar;
* O novo perfil do empresário agrícola.
Alcáçovas (Viana do Alentejo) - 6 de Fevereiro de 2010
Sala de Conferências e Espectáculos da Sociedade União Alcaçovense
* 15.30h - Abertura
* 15.45h - Intervenção de enquadramento
* 15.50h - Intervenção dos Oradores
- Prof. António Serrano (Ministro da Agricultura)
- Eng. Luís Capoulas (ex-Secretário de Estado da Agricultura e empresário agrícola)
* 17.00h - Debate
Enviado por Ricardo Vinagre.
Mais informações em: http://www.alentejo2015.com
3 Comentários:
Os funcionários da Câmara hoje eram para ter ido á manifestação, o que vi foi um conjunto de gente a rir-se do sistema, que se baldou ao meio dia e não foram a manifestação nenhuma. Dúvidas? os eleitos que verifiquem com os delegados sindicais. Não têm mão neles, que vergonha.
É verdade, acredite ou não, faz também parte dos "bons hábitos" que a velha senhora instituiu. Mais uma das tristes heranças. Não sei se cabe à Câmara fazer o ponto aos "sindicalistas" que foram ou não à manifestação, agora que fica muito mal aos trabalhadores e aos seus representantes sindicais, isso fica. Começa-se a perceber porque é que estes últimos estiveram tão envolvidos na manutenção do anterior status quo.
Tem sido sempre assim. Alguns até apanham grandes bebedeiras em Lisboa. Outros aproveitam a ida à capital e vão dar umas voltas às meninas. É o movimento sindical que temos, por culpa do PCP, que quer sempre ter lá os seus boys.
A Comissão Sindical da Câmara de Viana do Alentejo, tem sido formada, não pelos mais capazes, mas simplesmente pelos deles, sejam quais forem e a qualquer preço. Não vão para lá defender os interesses dos trabalhadores da Câmara, mas simplesmente controlar a situação, porque a isso obrigam os interesses partidários do PCP e em ultimo caso defenderem a sua própria situação profissional. Houve casos dalguns que assim que resolveram a sua situação profissional, até deixaram de ser sócios do STAL, enfim é a sua consciência de classe a funcionar...Houve mesmo um caso em Tribunal de Trabalho em que os delegados sindicais foram defender a Câmara de Viana (patrão) contra um trabalhador... Agora que a vereação é doutro partido político que não PCP, vamos aguardar para ver, mas com a composição da Comissão Sindical, apenas se espera a negociação das tolerâncias de ponto, já que mais não são capazes de fazer.
Enviar um comentário