quinta-feira, 30 de julho de 2009

Enquanto no Norte, CDU denuncia privatização da água; no concelho de Viana, abre caminho à sua privatização.

1 - Enquanto no Norte:
Enquadrados pelo Douro, candidatos da CDU às autárquicas atacaram, a quatro vozes, a tendência privatizadora que vêem nas políticas ambientais do Governo e dizem afectar cidadãos e coarctar municípios.

Águas e saneamento estão no centro das críticas feitas por Honório Novo (candidato da CDU à Câmara de Matosinhos), Rui Sá (Porto), Ilda Figueiredo (Vila Nova de Gaia) e Cristina Nogueira (Gondomar), com enfoque não apenas local ou regional, mas também nacional.

Em causa está, por exemplo, a Lei da Água, que, transpondo para a ordem jurídica portuguesa uma directiva comunitária, "introduz a privatização do próprio recurso e do domínio público envolvente".

"O Governo diz que isso era uma obrigação, mas tal não é verdade", aponta Honório Novo, dando os exemplos da Holanda, "que o fez proibindo expressamente a apropriação privada do recurso", ou de França, onde "há uma remunicipalização da distribuição de água em baixa" (a rede que chega aos consumidores).
A anunciada dispersão em bolsa da Águas de Portugal, notam, é a porta aberta para a privatização, que entendem penalizadora dos consumidores. Salienta Honório Novo que, com a distribuição da água nas mãos de privados, "o acompanhamento e conhecimento por parte dos órgãos municipais é zero", designadamente no que toca a mudanças nas tarifas....

Ler mais no JN de 19-07-2009

2 - No Concelho de Viana do Alentejo:

A Maioria CDU, na sessão extraordinária da Assembleia Municipal, realizada no passado dia 15 de Julho Municipal, aprova a “proposta de aprovação do contrato de parceria pública a celebrar entre o Estado Português e um conjunto de Municípios do Alentejo”.

“Esta proposta foi aprovada apenas com os votos da actual maioria CDU/Viana (7), já que tanto os eleitos do PS (3) como os do PSD (3) votaram contra. Esta “vitória” tangencial da CDU/Viana foi ainda “manchada” pela abstenção de um dos seus elementos, mais concretamente do presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas.”

Esta decisão, de relevante importância para todos nós, foi totalmente negociada nas costas da população do concelho. O seu propósito é entregar a gestão dos sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais à Entidade Gestora da Parceria, que tem como accionista maioritário a empresa “Águas de Portugal, SGPS, S.A.”.

Por enquanto essa entrega será feita apenas “em alta”, isto é, até aos reservatórios que servem as povoações, mas o contrato prevê a possibilidade da própria rede de distribuição ao domicílio ser, também ela, entregue a essa entidade.”...

Ler mais no “Boletim Vida Nova” de Julho de 2009 - Boletim do Movimento Unidos pelo Concelho de Viana do Alentejo.

6 Comentários:

Anónimo disse...

Dear Atzoletakis Agapitos;
You must contact Mr. Ernesto Oliveira, at the Évora City Hall, himself a much experimented engineer of virtual airplane factories.
Please, receive my best regards
Fernanda R.

peixe banana disse...

lol

Anónimo disse...

O Rei Sol é o centro do Universo. No seu reino tudo é belo e perfeito pois tudo por si foi excelente e magnanimamente realizado. A sua fortaleza está protegida por profundos fossos, dos bárbaros infiéis que vivem no exterior. Os seus súbditos são todos felizes, já que o contrário foi proibido por decreto.
Mas todos os dias, ás escondidas, inúmeros servos da gleba transpõem o fosso a nado para, entre os infiéis, procurarem o magro sustento que mitigue a fome dos seus filhos. Os que discordam dos reais decretos, vêm os seus nomes escritos em pergaminhos para que passado o aborrecido exercício das Cortes, serem um a um caçados e severamente punidos pelas suas ignóbeis afrontas. Por édito só o Rei pode fazer, só ele pode ter ter opinião, tudo o que por ele não foi feito ou dito é amaldiçoado.
O Rei não está só, está rodeado de uma corte de adoradores, escolhidos entre os que menos sombra lhe pudessem fazer, para eles o Rei é a Luz.
O Rei Sol é o centro do Universo, viva o Rei, viva o Rei, viva o Rei!
MB

Anónimo disse...

Ó amigo MB,vcs não fez já parte dessa corte??? em tempos não mto distantes???

Em relação à "lei da água": Pelos visto aqui é diferente do que no Norte e no Norte é diferente daqui...porque será??? Quem está falar verdade???

Agardeço resposta discreta e sem ofensas

Um bom mês de Agosto

mb

Anónimo disse...

Não, não fiz parte dessa corte nã senhora, pode vasculhar nos ficheiros do partido à vontade! Mas já agora, e se tivesse feito? À questão da água, o que lhe posso dizer, é que pessoalmente sou e serei sempre contra a privatização, ou chamem-lhe lá o que lhe quiserem chamar, desse recurso da humanidade que é a água.
MB

Anónimo disse...

Ok, nã é preciso agradecer...
Concordo consigo na questão da privatização da água, só não concordo é no ponto das "queixinhas" sobre esse tema, de parte a parte!!!!
No que toca a esta à "corte", não me referia a esta,à actual, mas a outras... Mas não é uma critica é simplesmente uma constatação, e fez mto bem em pertencer, não tenho nada como isso...foi um simples comentário!!!!
Um abraço

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO