Polícia Judiciária investiga Câmara Municipal de Viana do Alentejo - "processos administrativos na área do urbanismo"
Numa leitura da acta da reunião de 17 de Março de 2010, “O senhor Presidente informou que existe um processo de inquérito em curso no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Évora, no âmbito do qual foram solicitados documentos/processos na área do urbanismo. A Câmara remeteu os elementos que lhe foram solicitados.”
Sabemos hoje que a investigação da PJ divulgada em 2008, incide sobre as relações comerciais, mediadas entre a divisão de acção sócio-educativa (DASE) da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e uma entidade de fornecimento de espectáculos musicais. (para compreender um pouco desta “novela” pode ler o texto, “A herança perfumada”)
Já sobre a investigação da PJ, focada em diversos processos na área do urbanismo, estas diligências já decorrem há bastante mais tempo, tal como foi noticiado neste Blogue em 7 de Outubro de 2009, no Post “Polícia Judiciária troca correspondência com Câmara Municipal de Viana”
“A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar as relações comerciais entre a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e um prestador de serviços, mas o autarca local afirma-se convicto da legalidade dos procedimentos, noticia a agência Lusa.
A investigação, hoje avançada pela SIC Notícias, estará relacionada com o alegado favorecimento pela autarquia alentejana de um único prestador de serviços.
Fonte ligada ao processo adiantou à agência Lusa que na origem da investigação estará uma denúncia anónima endereçada à Judiciária.
Inspectores da PJ estiveram na passada quarta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Alentejo para recolherem cópias de facturas relacionadas com os contratos entre a autarquia e a empresa em causa.
Fonte da autarquia disse à Lusa que os elementos da PJ recolheram alguns documentos, sendo os restantes entregues posteriormente pelo município.
Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Estêvão Pereira (CDU), disse desconhecer os motivos da investigação e afirmou-se convicto da legalidade dos procedimentos.
A coligação liderada pelos comunistas dirige o município de Viana do Alentejo há 14 anos, sempre com maioria absoluta”.
Na sessão solene das comemorações de 25 de Abril de 2008, onde menbros das diversas forças políticas, representadas nos órgãos municipais dircursaram, o anterior presidente da câmara, Sr. Estêvão Pereira, sobre este assunto referiu:
“A propósito da intervenção do PSD e de notícias que deram a informação de uma investigação que a polícia judiciária está a efectuar á Câmara de Viana, importa esclarecer com objectividade a verdade dos factos.
8 Comentários:
Outra vez a mesma historia? Não têm mesmo mais nada para avançar pois não?
A primeira noticia já foi arrumada desde outubro com o arquivamento mas mesmo assim tentas coloca-la na ordem do dia. A outra tendo em conta as personagens por detras da denuncia "anónima" mais cedo ou mais tarde vai levar o mesmo caminho.
Gostei da referencia da sessão solene do 25 de Abril. Este ano a sessão vai ser onde? Não a vi no programa do cineteatro. Não me digam que as defensores da abertura e do contacto com as massas não a vão fazer. Isso seria mesmo muito mau, seria fechar a intervenção a todas as forças politicas, coisa que os outros anti democratas da CDU nunca fizeram.
Se calhar vai ser feita de forma descentralizada, nas Freguesias.
Continuam a tentar fugir para a frente para não darem conta do que estão ou deviam estar a fazer.
Abram os olhos... e os ouvidos e perceberão que as pessoas estão muito preocupadas com o presente e com o futuro. Tu continuas agarrado ao passado.
Para esta situação ficar esclarecida de uma vez por todas, os visados nesta história de 2008, deviam ter acesso aos meios de comunicação social para darem a conhecer à população o arquivamento do respectivo processo.
O Ex presidente da Câmara tem um Blogue, onde pode muito bem explanar estes acontecimentos, visto que o processo pode estar arquivado e, como tal, deixou de estar em segredo de justiça.
Finezas estás a por-te a jeito para se descobrir que afinal foste tu o cobarde da queixa anónima. Se eu fosse um dos visados obrigava-te a pagar uma indeminização das grandes.Essa queixa com intuíto político já deu os frutos que tinha que dar e já provocou o que tinha que provocar. Agora vê lá senão se vira o feitiço contra o feiticeiro. O poder agora está desse lado e a vontade de vos deitar abaixo deste.
O comentador anterior ainda não entendeu que foi um camarada bufo e despeitado quem esteve por detrás dessa queixa.
estava eu no google à procura do programa da doçaria e sai-me isto o.O
Não tarda nada os gajos vão cá andar outra vez, mas agora atráz de outros, não é :
A propósito de perguntas, alguém me sabe dizer quando é que o alvará de lotemento da Fazenda da Anta em Aguiar foi alterado?
È que antigamente nos lotes em que os quintais confrontam com a EN254 ou com o caminho pedestre que os separa das bombas de combostível, não era permitido portões de asseço,exatamente por uma questão de segurança,assim como nos lotes da Quinta do Marco e Pai-Tio em Viana,mas segundo me informaram o Sr.Vereador Paulo Manzoupo auturizou o primo a abrir um porta para a zona das bombas,será que isso é legal?será que a fiscalização tem conhecimento?será que o responsável pela DAU deferiu o projecto? porque segundo me parece esta obra carece de projecto, porque para alem da construção de um anexo é tambem alteração de fachada.
Ou será que as leis e os regulamentos municipais são de facto uma faxada.
Pois é grançado que se fosse a CDU a estar na camara e contecesse uma coisa dessas de obra auturizadas para familiares no outro dia andavam logo papeis e jornais e fotografia,mas isso agora acabou-se porque será?deve ser poruq já vai quase em 2 anos e a camara P.S ainda nao fez nada que se visse e por este andar nem deve fazer.Dem dianamismo ao concelho e trabalho.
É isso mesmo! Falta a esta gente a dinâmica de progresso.
Enviar um comentário