sábado, 25 de abril de 2009

Episódios do dia 25 de Abril de 1974 - 2

Uma equipa da televisão espanhola desloca-se a Portugal, a mando do Governo fascista de Franco, para recolher informação sobre a “Revolução dos Cravos”. A divulgação ao público dessas filmagens não foi autorizada pelo governo espanhol.

O exemplo português constituiu motivo de regozijo e de esperança, beneficiando a coesão dos oposicionistas ao regime franquista.



Para comemorar esta efeméride, "os militares da organização clandestina anti-franquista Unión Militar Democrática (UMD), que foi criada no Verão de 1974, estão em Portugal para assinalar o 25 de Abril. O tenente-coronel José Ignacio Dominguez Martin-Sanchez foi um dos militares da UMD e à Agência Lusa referiu que a visita «pretende simbolizar a união que sempre existiu entre o MFA (Movimento das Forças Armadas) e a Unión Militar Democrática».

Para o militar espanhol, este regresso assinala a importância do 25 de Abril para Portugal, mas também para todo o mundo, sobretudo para Espanha. «O 25 de Abril teve uma importância transcendental para Espanha, não só para as Forças Armadas, mas também no movimento político em geral», afirmou o tenente-coronel. Ignacio Dominguez Martin-Sanchez acrescenta ainda que o 25 de Abril facilitou a mudança política em Espanha e afirma que «se não tivesse existido o 25 de Abril, provavelmente não existiria a UMD. Deu impulso à oposição contra o regime de Franco», realça.

Nesta visita a Portugal, vão estar ainda o coronel Luis Otero Fernandez, o coronel José Fortes Bouzan e o tenente-coronel Capitão Fernando Reilein, membros da UMD presos em Julho de 1975. Os militares vão estar sexta-feira e sábado em Portugal para visitar alguns dos locais mais emblemáticos da «Revolução dos Cravos»". "in Diário iol"

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO