quarta-feira, 1 de abril de 2009

A Barbearia Ideal

A Barbearia Ideal ainda executa o trabalho à moda antiga, em que o Mestre Finezas acaba por ser um confidente e amigo dos seus clientes. É aqui neste local que chegam as últimas novidades da Terra, do País e do Mundo. Nesta velha barbearia sempre explorada pelo mesmo barbeiro, homem sólido, culto, mantendo ainda a destreza nos seus dedos mágicos, faz maravilhas, conforme o tipo de trabalho, sempre à medida de cada freguês. Os clientes nem precisam praticamente de dizer como querem o corte de cabelo ou a barba.
Todos confiam as suas mágoas e preocupações ao Mestre Finezas, dependendo o aprofundamento da conversa, conforme o tipo de clientes presentes na barbearia. O Mestre nunca abre a boca coscuvilhando os desabafos e às vezes alguma má-língua dos seus inúmeros clientes de todas as gerações e idades. Mestre Finezas para não dar “cabo da casa” muda de conversa com mestria, segundo chegam ou saem fregueses, tal como contorna o pescoço e a cara do cliente que escanhoa com a sua afiada lâmina de barbear.
Nunca toma partido nas conversas de má-língua que vão surgindo, por aqueles que esperam a sua vez, as quais vão mudando, conforme a clientela vai entrando ou saindo. Homem avisado, sabe que as velhas barbearias tradicionais têm os seus dias contados. A sobrevivência deste serviço não depende apenas das qualidades profissionais e humanas dos seus proprietários.
Sem grandes sobressaltos, imaginou atempadamente a renovação a dar ao seu estabelecimento. Com os clientes e amigos mais próximos, vai introduzindo, aos poucos, novas actividades mais consentâneas com os tempos modernos, as quais vão estando publicitadas no espelho e paredes da renovada barbearia. Para dar mais um toque de modernidade ao estabelecimento, e de bem-estar aos seus clientes, comprou uma caixa de música, suave no toque, com canções para todos os gostos. Nunca sobrepõe o som às cavaqueiras, que atraem àquela antiga barbearia os seus velhos e novos amigos.
Por isso, para que alguma conversa de má-língua não seja conotada com a “Barbearia Ideal” não são reproduzidos pelo Mestre Finezas, esses monólogos ou diálogos de clientes versando a devassa da vida privada e íntima de ninguém. Se há sofás vermelhos, rosas ou laranjas são abafados pelas paredes espessas da moderação.
Mas este ano Mestre Finezas, que até ao momento nunca opinava sobre política, para não ferir os partidários mais facciosos, estando ainda indeciso, espera colocar pela primeira vez, junto ao calendário que está exposto numa das paredes, a fotografia do candidato que vai apoiar nas próximas eleições autárquicas, a disputar no concelho de Viana do Alentejo.
Quando for tornado público o nome de todos os candidatos, será o momento de surpreender os seus clientes com a sua decisão.

4 Comentários:

Anónimo disse...

Mais um blogue. Vamos ver o que sai daí.

Anónimo disse...

Barbearia Ideal. Um nome bastante sugestivo.

Anónimo disse...

Benvindo sejas, Mestre Finezas, ao animado universo bloguista do Concelho de Viana do Alentejo. Numa altura em que vão fechando, um pouco por todo o País, as velhas barbearias, substituídas agora pelos modernos salões multi-sexo, é com agrado e alguma curiosidade que vejo abrir portas, num dos nossos burgos (Aguiar? Alcáçovas? Viana?) um novo estabelecimento do género. Faço votos para que esta nova casa se afreguese rapidamente em quantidade mas, sobretudo, em qualidade, não caindo no erro de outros estabelecimentos similares locais, também eles com portas abertas à relativamente pouco tempo e que se tornaram rapidamente em barbearias muito mal frequentadas e pouco recomendáveis.
A.I.S.

peixe banana disse...

Gostei do aspecto e da apresentação, bem vindo ao grupo de pessoas que vai queimando as pestanas em frente ao computador cada dia que passa. Bons cortes.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO