sexta-feira, 3 de junho de 2011

Durão Barroso campeão do "uso e abuso"


Durão Barroso, comissários e outro pessoal gozam férias em destinos exóticos e compram presentes caros em tempo de... austeridade

A Comissão Europeia está a enfrentar uma polémica muito séria, por causa dos gastos e consumos sumptuosos dos seus membros, com Durão Barroso a ser um dos alvos, por desbaratinar à "tripaforra", em despesas de "uso e abuso", pagas pela Comissão.

O Bureau of Investigative Journalism, levou a cabo uma investigação, a partir do registo de despesas do Finacial Transparecy System, que analisa os gastos nas instituições comunitárias e concluiu, que parece haver uma competição, entre os vários membros da comissão europeia, a ver quem gasta mais do tesouro da comunidade, com Durão Barroso o actual presidente, à cabeça.

Segundo o ‘Daily Telegraph’, só numa viagem a Nova Iorque em 2009, onde foi para participar no Comité das Alterações Climáticas das Nações Unidas, o português terá gasto nessa estadia de quatro dias, a quantia de 28 mil euros (em quatro dias).

O nosso Zé do Cherne, ficou alojado com mais oito assistentes & Compª, no New York Peninsula Hotel, de cinco estrelas, que cobra 780 euros por noite e por suite, fora os extras.

A polémica vai mais longe, porque há ainda registo de centenas de milhares de euros gastos em cocktails e festas, além da revelação de que vários comissários, levam habitualmente as famílias de férias, para resorts de luxo na Papua Nova Guiné e outros locais de luxo, à custa do tesouro comunitário.

Diz o Daily Telegraph, que estas informações foram divulgadas dias depois da Comissão Europeia, ter pedido um aumento do seu orçamento na ordem dos 5%.

Via "Portal da Vigilância"

Sobre o mesmo tema: aqui

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO