Mostrar mensagens com a etiqueta Aguiar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Aguiar. Mostrar todas as mensagens

domingo, 8 de setembro de 2013

Distribuição do Jornal da Candidatura PS/Bengalinha Pinto em Aguiar

Clique na foto para ampliá-la


Na passada terça-feira ao final da tarde, cerca de setenta apoiantes da candidatura da Candidatura PS/Movimento Unidos pelo Concelho de Viana do Alentejo, reuniram-se no Largo 25 de Abril, em Aguiar, donde partiram num percurso a pé pelas ruas desta Vila, entregando em mão e colocando nas caixas de correio o 2º número do Jornal União e Solidariedade 

IMPRESSIONANTE!


Mais informação da candidatura PS/Bengalinha Pinto, em:

Também na página de facebook: Autarquicas Viana 2013

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Em 2005 foram desviados 739 327,00 € afectos à freguesia de Aguiar

Sabiam que o vereador Manuel Fadista votou a favor que a verba destinada ao pavilhão de Aguiar fosse transferida para as piscinas das alcáçovas? 

Segundo ele, existiam ainda duvidas, e vai dai, vá de enviar qualquer coisa como 739.327,00 euros para as alcáçovas. 

Eu até concordo que não se faça o pavilhão, mas com esse dinheiro muita coisa se poderia ter feito em Aguiar, mas não, o senhor Fadista que agora se candidata nas listas da CDU para a assembleia de freguesia preferiu entrega-lo de mão beijada aos seus camaradas da terra do chocalho. Tudo isto pode ser consultado nas atas da câmara, mais propriamente na folha nr 6 da Reunião ordinária de 30 – 11 – 2005.




quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Aguiar – Apresentação de Candidatos


 
Mais informação da candidatura PS/Bengalinha Pinto, em:
 

Também na página de facebook: Autarquicas Viana 2013


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Aguiar - Inauguração da sede da Candidatura PS/Movimento unidos pelo concelho de Viana

Em ambiente de franca camaradagem, cerca de 70 apoiantes da candidatura do PS/Movimento Unidos pelo Concelho de Viana do Alentejo, juntaram-se em Aguiar às nove da noite para inaugurarem a sede da candidatura, naquela vila.
 
A abrir o evento o Presidente da Concelhia do PS, João dos Anéis; o candidato à Junta de Freguesia Alexandre Dias; o candidato à Câmara Municipal, Bengalinha Pinto; o candidato à Assembleia Municipal, António de Sousa e o Mandatário Geral, Fernando Maurício, proferiram pequenos e informais discursos referindo-se a estes primeiros passos da campanha e ao simbolismo do momento em si.
 
Após o descerrar do painel que assinalará o local durante a campanha eleitoral, seguiu-se um pequeno beberete durante o qual os presentes trocaram impressões, tendo como principal mote da conversa, as próximas ações de campanha. De seguida e aproveitando a noite amena, percorreram as ruas da vila distribuindo um pequeno folheto informativo onde Alexandre Dias, José Luís Rocha e Filipa Bento se apresentam à população como cabeças de lista à Junta de Freguesia de Aguiar.







 
No espaço de informação da candidatura PS/Bengalinha Pinto,  pode ver 100 fotos:

http://bengalinhautarquicas2013.wordpress.com/

Também na página de facebook: Autarquicas Viana 2013
 

terça-feira, 4 de junho de 2013

Festa da Primavera em Aguiar de 7 a 10 de junho


A freguesia de Aguiar volta a estar em festa de 7 a 10 de junho.
 
Marchas populares, sardinhada, dança, música, desporto, jogos tradicionais e exposições são alguns dos destaques da Festa da Primavera, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Aguiar, com o apoio das associações locais.
 
Sexta-feira, 7, o destaque vai para as marchas populares do Concelho que saem à rua a partir das 20h30. Segue-se ainda para a apresentação do Mural da Primavera, uma ilustração representada em grande formato no recinto, da autoria de Anabela Marques, munícipe de Aguiar, e a apresentação da 2ª edição do livro “Saudade” de Júlia Sezões. A noite termina com um concerto com os Ortigões Legacy, seguido de Dj's da Freguesia, numa organização do Grupo Associativo de Jovens de Aguiar.
 
No sábado, a partir das 9h00 decorre a Caminhada da Primavera, que este ano tem partida e chegada de Aguiar, num total de 9,7 km, organizada pela Associação dos Amigos Aguiarenses.
 
À tarde, a Junta de Freguesia de Aguiar promove um jogo de fustal feminino. Por volta das 19hoo, os alunos do Clube de Saúde Sénior efetuam uma demonstração das suas atividades, estando ainda previstas demonstrações de fitness e cross training aberto à população. A dança volta a marcar presença na Festa da Primavera, a partir das 21h30, com a Classe de Dança “Las Palomas y Las Palomitas”. A noite prossegue com um baile com a Banda Impulso e os Dj's da Freguesia.
 
Domingo - O terceiro dia da Festa da Primavera começa com um passeio BTT, organizado pela Associação Galopar & Pedalar – Clube. A partir das 9h30, a Junta de Freguesia de Aguiar promove um Torneio de Malha. A partir da mesma hora, para os mais novos haverá insufláveis. Para as 10h30 está prevista uma demonstração de Petanca com a colaboração do CCD de Évora. Às 12h30, como vem sendo hábito e porque é tempo de santos populares e de sardinha assada, o Município oferece uma sardinhada à população. Durante o fim de semana, também nos restaurantes aderentes haverá sardinha assada (Café - Restaurante "A Romeirinha", Café – Snack-bar “O Sacristão” e Cervejaria a Esquina).
 
À noite, a dança volta ao palco da Festa da Primavera com a atuação do Rancho Folclórico “Flor do Alto Alentejo” e ainda a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo, a partir das 21h30. A noite termina com baile com Nuno Florindo.
 
Segunda-feira - No dia 10 de junho, à noite, a encerrar a Festa da Primavera, para além das danças do concelho com a Secção de Dança da Casa do Benfica em Viana do Alentejo, sobe ao palco às 22h00, Quim Barreiros.
 
Destaque-se ainda a decoração do recinto da Festa, mais uma vez sob o tema da Primavera. Um trabalho levado a cabo por trabalhadores da autarquia, que contou com a colaboração de Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, e que inclui flores de papel e em plástico reciclado, elementos de madeira decorados, entre outros.
 

sábado, 17 de novembro de 2012

O longo processo de arrelvamento de dois campos de futebol no concelho de Viana do Alentejo

O arrelvamento dos campos de futebol do Sporting Clube de Viana do Alentejo e do Sport Club Alcaçovense, foi uma operação bem pensada que tem gerado muita “dor de cotovelo” a alguns camaradas da CDU/Viana, por não terem conseguido fazer o mesmo em 2006.

Para se perceber melhor o que fez gorar em 2006 o arrelvamento dos campos de futebol do Sporting Clube de Viana do Alentejo e do Sport Club Alcaçovense, basta  ler essa  novela aqui, aqui e aqui.

As pessoas que lideraram esse processo falhado em 2006, foram o ex-presidente da Câmara, Sr. Estêvão Pereira e o ex-vereador de Alcáçovas, Sr. João Penetra.

Nessa altura a Câmara deixou passar a oportunidade de se candidatar ao programa “O Primeiro Relvado”, cuja comparticipação era de 75%., suportada por fundos comunitários.

Como nesse tempo, a abençoada autocrática equipa autárquica, não descortinou a possibilidade de poderem simultaneamente relvar os campos de futebol de Viana e de Alcáçovas e, para "ninguém ficar descontente", optaram por não avançar com esse trabalho.

Mas não deixa de ser curioso, agora que são tão defensores de Aguiar, naquela altura, em 2006, nunca veio à baila o nome da equipa de futebol do Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar. Relembramos que na reunião de câmara de 31 de Outubro de 2006, em que se falou no arrelvamento dos campos de futebol estava presente o ex-vereador de Aguiar, Sr. Manuel Fadista e sobre este assunto nada disse.

Equipa de futebol do Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar - Época 2007/2008. Foto sacada no "Alcáçovas"

Para estas pessoas, o mais importante de tudo é manterem, na sua alçada o poder, mesmo que para isso deixem de lado os legítimos interesses dos Aguiarenses Para a dupla,  Estêvão e João Penetra, os camaradas de Aguiar têm de comer e calar, como sempre.

Agora a CDU/Viana tenta acirrar os comportamentos dos Aguiarenses contra o actual executivo, a braços com a impossibilidade real de se conseguir, até à data, verbas comunitárias para se poder executar os investimentos esperados na freguesia.  Durante 16  anos de vacas gordas, com a CDUViana no poder, foram sempre adiadas propositadamente em Aguiar as promessas de 4 campanhas eleitorais.

Para se clarificar mais uma vez o que se passou agora, transcreve-se o artigo publicado no último Boletim Municipal.

O arrelvamento dos campos de futebol em Viana e Alcáçovas

No passado dia 1 de agosto, o Município de Viana do Alentejo celebrou Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo com o Sporting Clube de Viana do Alentejo e o Sport Club Alcaçovense. Os referidos Contratos-Programa, com a duração de 4 anos, permitirão aos clubes instalarem um campo de relva sintética nos atuais “campos pelados”.

O financiamento bancário para os referidos investimentos foi obtido pelos clubes diretamente junto do banco, servindo os respetivos contratos-programa para facilitar a concessão do financiamento, o qual ascende a 160.000 euros (capital), de cada um.

Os clubes irão ainda efetuar candidaturas a fundos comunitários, que caso sejam aprovadas, os respetivos montantes serão canalizados para amortização da dívida.

O Município pretende que os montantes das transferências financeiras para os dois clubes, a realizar pela autarquia nos próximos anos, se situem próximos dos que até agora têm sido pagos, ou seja, os clubes necessitarão de ajustar os orçamentos das suas atividades correntes, de forma a poderem fazer face ao pagamento do investimento, assumindo desta forma um esforço significativo na concretização deste projeto.

O Município contribuiu já com o montante aproximado de 25.000 euros, em espécie, concretamente bens e serviços que disponibilizou no decurso das obras. No âmbito dos contratos-programa, os clubes comprometem-se ainda a promover o desporto nos escalões mais jovens, aumentar o número de praticantes e disponibilizar o espaço, fora do horário das suas atividades, para utilização pelas escolas do concelho.

13 de Outubro. Inauguração do Relvado Sintético do Sporting de Viana

13 de Outubro. Inauguração do Relvado Sintético do Sporting de Viana

13 de Outubro. Inauguração do Relvado Sintético do Sporting de Viana


13 de Outubro. Inauguração do Relvado Sintético do Sporting de Viana

10 de Novembro. Inauguração do Relvado Sintético do Sport Club Alcaçovense


Pode-se ver mais fotos nas páginas do facebook do Município de Viana e do  Sporting de Viana

domingo, 17 de julho de 2011

"Cadelas apressadas parem os cães cegos!"

Depois de termos lido com deleite no Blogue do Estêvão, logo após a divulgação dos dados preliminares dos Censos 2011, a sábia análise explicativa da evolução da população residente no concelho de Viana do Alentejo, no artigo “O CONCELHO DE VIANA SOBE NOS CENSOS 2011”, o seu narcisista autor pontapeando a ciência, mais concretamente os métodos e técnicas em investigação social, assume a paternidade do saldo positivo de 205 residentes para o período intercensitário, 2001-2011.
Esta postura singela faz-nos lembrar aqueles espectáculos de música erudita, porque menos divulgada, em que alguns expectadores batem palmas fora de tempo. Neste caso concreto o INE corrige estes dados em 30 de Junho de 2011 e, para já, ficamos a saber que a população residente no concelho cresceu apenas 131 habitantes e não 205 como revelaram os primeiros dados divulgados.

A última actualização destes dados, datada de 30 de Junho de 2011 é a seguinte:


Como muito bem informa o site da Câmara:

"Censos 2011 – População residente aumentou no Concelho"

“…Apesar dos primeiros resultados dos Censos 2011 serem apenas disponibilizados em meados de Julho, os dados preliminares actualizados pelo INE a 30 de Junho último indicam que a população do Concelho de Viana do Alentejo aumentou. Em comparação com o último Censos 2001 em que registou um total de 5.615 habitantes, soma agora 5.746, mais 131 residentes...
Em termos de freguesias, aquela que registou uma maior subida do número de habitantes (192) foi Aguiar, tendo agora 891 residentes. Segue-se a freguesia de Alcáçovas com mais 23 habitantes, num total de 2.111. Por seu turno, Viana do Alentejo registou uma perda de habitantes (84) face a 2001, registando actualmente 2.744 habitantes...”
__________________________________
Tanta conversa demagógica no artigo do senhor vereador Estêvão Pereira, com o intuito de tentar arranjar coerência para justificar a correlação positiva do crescimento da população residente no concelho com as suas políticas autárquicas. Então se fizermos a análise por freguesia o que dizer de tais políticas “desenvolvimentistas”.

Curiosamente é na freguesia de Aguiar, onde o Ex-presidente Estêvão Pereira menos investiu ao longo de 16 anos, que se dá o maior acréscimo de população em número e percentagem.

Extrapolando o conteúdo do citado artigo publicado no “Blogue do Estêvão”, imaginamos então sem surpresa como foram e são tratados pelo seu autor outros assuntos, acompanhado nesta insana azáfama pelo seu heterónimo “Portanto Pá”.
Temos reparado na supressão de alguns artigos no “Blogue do Estêvão”, assim como se apagou na totalidade “A Tal Viana”, de modo a não vincular para memória futura o autor desses textos a opiniões erradas ou pouco dignas.

Perante toda esta envolvente opinativa chegamos a uma conclusão óbvia: o autor do “Blogue do Estêvão”, omissão daqui empolamento dali, tudo faz para que a plateia de "figurantes contratados", dispostos de forma a parecerem muitos, se levante e contagie a restante população para que se grite em uníssono - volta Estêvão que estás perdoado!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Foi assim a "Festa da Primavera" 2011



quinta-feira, 9 de junho de 2011

Festa da Primavera 2011 Video Promocional



quarta-feira, 8 de junho de 2011

Aguiar: Festa da Primavera


Ver sítio da Câmara


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Assim vai o Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar

É NAS HORAS MAIS DIFÍCEIS, QUE TEREMOS QUE ESTAR PRESENTES

(foto retirada da apresentação que foi feita na cerimónia do Feriado Municipal)

Caros sócios e simpatizantes do Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar, decidi voltar a publicar aqui neste meu espaço, excertos de intervenções que aqui tenho feito neste últimos anos, por achar que agora e mais do que nunca fazerem sentido. Num ano que deveria ser de festa pela atribuição da medalha do Município, o nosso clube é falado em todo o lado pelas piores razões, deixo como exemplos maiores, a suspensão dos jogos pela falta de pagamentos à entidade organizadora (INATEL), a desistência da participação na Taça da Amizade,  e, a não comparência dos seus dirigentes na cerimónia de atribuição da referida galardoação, etc, etc, etc...
Por achar que estes dirigentes já não têm condições para desempenhar a sua missão, peço aqui publicamente que apresentem a sua demissão o mais rápido possível para o bem do futuro do nosso clube.


                                                                         (1)
"Breve resenha histórica:
O Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar foi fundado no ano de 1982 com a finalidade de participar no Campeonato Distrital de Futebol do Distrito de Évora.
Tendo uns anos mais tarde obtido os seus maiores êxitos no Campeonato Distrital do Inatel sendo por mais que uma vez Campeão Distrital.
Mais tarde começaram a ser praticadas outras modalidades, como o Atletismo o Tiro e o Judo. Na modalidade de Tiro o Clube foi Campeão Nacional de 1ª e 2ª categoria no ano de 2001 2002 na especialidade de Tiro de Carabina de Ar Comprimido a 10 metros. No Judo o Clube tem uma Atleta que é Vice Campeã Nacional Esperança ano 2008, sendo por diversas vezes chamada aos trabalhos da Selecção Nacional.
E o futuro?
                                                                          (2)
 Quando esta direcção tomou posse o GCDA participava no campeonato distrital de futebol e tinha uma secção de judo onde participavam mais de vinte atletas de diversos escalões onde se destacava uma que é neste momento vice campeã nacional na categoria de esperanças e que por diversas vezes representou a selecção nacional.

                                                                          (3)

Senhor Presidente o Senhor e a sua direcção conseguiram acabar com todas as modalidades existentes no nosso Clube, sei que a responsabilidade não é só sua, mas de todos os sócios, onde eu me incluo, por termos deixado isto ter chegado tão longe, gostaria que o Senhor e se quiser utilizar este meu espaço, está á sua inteira disposição, nos explicasse o que tem em mente fazer no futuro, para que o Aguiar venha a ser o clube que até há bem pouco tempo era, ou ainda melhor.

                                                                          (4)

Numa altura em que o Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar atravessa uma das fases mais difíceis desde a sua criação, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo decidiu durante as Comemorações do Feriado Municipal de 13 de Janeiro agraciar o Clube com a Medalha de Honra do Município espero que a atribuição desta Medalha, não sirva só para avivar memórias, mas sim para despertar vontades em todos os Aguiarenses para que se possam criar as condições necessárias de recuperação, e coloca-lo de novo ao serviço de toda a população.

                                                                           (5)

Quanto ao GCDA, estou de acordo contigo, claro que a medalha é mais que justa, não consigo é perceber a ausência dos seus dirigentes na cerimonia, demonstram com esta atitude, uma grande falta de respeito para com os sócios, Câmara Municipal e todas as pessoas que se empenharam na atribuição da mesma."


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo vai arrancar com a obra da Creche de Aguiar


Antecedentes:

O processo conducente à construção da Creche de Aguiar, com financiamento da Segurança Social, começou ainda no mandato do anterior Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, Sr. Francisco Sítima.

Durante o ano de 2009 foi lançado o respectivo concurso com vista à sua construção, tendo sido repetido duas vezes esse procedimento por teimosia de um empreiteiro concorrente ligado à CDU/Viana e que, sistematicamente inventava erros processuais para inviabilizar a adjudicação ao outro concorrente.

No último concurso ainda recorreu para o tribunal, mas “levou rapidamente com os pés da justiça”


Neste episódio rocambolesco, passado no calor da campanha eleitoral autárquica, tentaram envolver, o candidato Bengalinha Pinto, carpindo a mensagem de que o processo não andava por culpa do candidato do PS, cujo envolvimento consistiu apenas em fazer parte do júri na abertura das propostas relativas à empreitada em causa.

É claro que já no ano transacto este problema foi sanado pela justiça, estando neste momento reunidas as condições para que a da Santa Casa possa dar início à obra tão necessária e desejada em Aguiar.

Este empreiteiro, várias vezes Vereador da CDU/Viana, correlegionário da equipa que tem betonado o PCP em Viana do Alentejo, sempre ao lado do POVO ATCHIM, estava feito para ficar com a obra a todo o custo, independentemente do tempo que levasse a alcançar tal objectivo, marimbando-se para o prejuízo causado à população de Aguiar.


Presente:

Contra cobras e lagartos a obra vai mesmo arrancar.

Lendo a acta da Reunião de Câmara de 26/05/2010, constatamos mais uma vez a efectivação de parcerias que este executivo tem estabelecido com outras entidades, disponibilizando recursos, mesmo que pouco onerosos, para que em conjunto se melhore a qualidade de vida da população do concelho.

“A Câmara deliberou por unanimidade autorizar o Chefe da Divisão de Obras municipais – Eng.º Domingos José Nunes da Rocha – a exercer a fiscalização da empreitada e a função de coordenador da segurança em obra relativamente à Creche de Aguiar, cujo dono da obra é a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo.
- A senhora Vereadora Teresa Penetra manifestou a sua satisfação pelo recomeço desta obra.
- O senhor Presidente reforçou a disponibilidade da Câmara para apoiar no que for necessário e estiver ao seu alcance.”…

Mais um nota positiva: actas em dia, “informação na hora”.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aguiar - Festa da Primavera

festa primavera

Clique na imagem para ampliá-la


10 Junho Quinta-feira

9h00 Marcha da Primavera (Viana - Aguiar)
17h00 Torneio de Futsal Inter-Comerciantes - G.C.D.A.
19h00 Abertura de Stand's
19h00 Workshop Defesa Pessoal "Senhoras" - Salão de Festas - CAEMMO
21h00 Lançamento do Livro de Poesia de Júlia Valério
23h00 Dj's da Freguesia - G.A.J.A.

11 Junho Sexta-feira

18h00Demonstração de Taekwondo e Jiu-jitsu - CAEMMO
19h00 Abertura de Stand's
21h00 Desfile da Marcha Popular do Concelho de Viana
22h30 Baile com "CHAVE D'OURO"
Dj's da Freguesia - G.A.J.A.

12 Junho Sábado

10h00 Passeio BTT Familiar - Galopar e Pedalar
16h30 Garraiada - G.C.D.A.
19h00Abertura de Stand's
20h30 Rancho Folclórico Flor do Alentejo
21h30 Secção de Dança da Casa do Benfica em Viana
22h00 Classe de Dança da Ass. Equestre de Viana
22h30 Baile com "Filipa & Miguel"
Dj's da Freguesia

13 Junho Domingo

10h00 Torneio de Malha - J.F.A.
12h30 Sardinhada oferecida à população pela Câmara Municipal
14h00 Abertura de Stand's
15h00 às 18h00 Terapias Orientais, Medicina Oriental Chinesa
18h00 às 19h00 Demonstração de Artes Marciais - CAEMMO
20h00 Final do Torneio de Futsal Inter-Comerciantes - G.C.D.A.
22h00 Espectáculo Musical com IRAN COSTA e suas bailarinas


Recebido via email

Consulte o sítio da Câmara


  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO