Mostrar mensagens com a etiqueta Alvito. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Alvito. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O que diz o Povo em Alvito



A reportagem da TSF encontra a Oliveira dos Namorados, classificada de interesse público, transformada em arrecadação de venda de melões.

Oliveira dos Namorados: replantada no pequeno largo, junto ao Castelo de Alvito 

Perto dali o repórter da TSF encontra um grupo de velhas amigas que nomearam Capitulina Terrinha como porta-voz. “Capitulina Terrrinha conhece e gosta de todos os candidatos, mas de quem da Câmara Alvitrou, em Alvito, nos últimos anos e está de abalada, Capitulina Terrinha não gosta...”

terça-feira, 27 de agosto de 2013

João Penetra no programa "Cuidado com a Língua", da RTP1

Programa "Cuidado com a Língua", da RTP1, emitido em 24 de Agosto de 2013.
Este programa pode ser visto na sua totalidade na seguinte ligação: http://www.rtp.pt/play/p1051/e126842/cuidado-com-a-lingua-viii

 

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Conversa de comadres

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

João Penetra e o desemprego no concelho de Alvito - 3

Ao repescar o boletim informativo da CDU/Alvito, publicado em 5 de Fevereiro de 2013, lemos,  mais uma vez, a forma leviana e enganadora, como se atropela as estatísticas oficiais relativas ao número de desempregados no concelho de Alvito.
 
Este Blog já tinha publicado dois textos sobre este tema: aqui e aqui

Sobe o lema Trabalho, Honestidade e Competência, publicamos parte do boletim informativo, da CDU/Alvito, onde está escrito, preto no branco, que se "eliminou, quase por completo, o número de desempregados em Vila Nova da Baronia e Alvito",  precisamente na altura em que estavam inscritos 134 desempregados nos centros de emprego.
 
 
ESTATÍSTICAS DO EMPREGO
 http://www.iefp.pt/estatisticas/MercadoEmprego/ConcelhosEstatisticasMensais/Paginas/Home.aspx
 
 

sábado, 15 de junho de 2013

Porquê mudar?

Visto no "Alvitrando"
 
Vocês dizem tanta coisa... Vocês, aqui em Viana, Alcáçovas e Aguiar ainda continuam a dizer pelas lojas e tabernas que o Bengalinha não se recandidata - quando o homem há muito que apresentou publicamente a sua recandidatura. Agora, nesse namoro contranatura em que andam embrulhados, até inventaram que a Câmara quer roubar o Castelo à Igreja - quando toda a gente sabe que o Castelo é e sempre foi do Estado. E assim enganam umas quantas velhotas distraídas e sacam mais uns votos. Será isso coisa de gente de bem? Se até agora tem sido assim, imagino o que nos reservam para Setembro…
 
Desculpem lá, mas não dá para engolir o senhor Penetra, Presidente Candidato a Presidente. O homem não mostrou nada em Alvito, ou melhor, mostrou que não é capaz. Foi mais do mesmo, não tem soluções. Por cá, confirmou o que já se suspeitava - não sabe fazer contas! Mais uma vez, foi gastar como se não houvesse amanhã, quem vier atrás que pague as contas. E para suportar estas afirmações (que não são difamação mas sim confronto político) há factos, e não diz que disse.
 
Enquanto o senhor Penetra andou entretido a brincar com os logotipos da Câmara de Alvito, num pomposo “Plano de Marketing Territorial” o senhor Bengalinha deixou estar os logotipos de “Todo o Sol do Alentejo” e concentrou-se em trabalhar a sério. Em vez de gastar 50.000€ (cinquenta mil euros) em “bonecos” trabalhou para ir buscar 1.000.000€ (um milhão de euros) para pagar o calote que o senhor Penetra cá deixou com a obra das Piscinas de Alcáçovas.
 
Em vez de se desculpar com a crise e de se vitimizar, o senhor Bengalinha e a sua equipa trabalharam no duro e foram buscar 860.000€ para as obras do Centro Histórico de Viana. Em vez de hipocritamente (com todo o respeito para com os católicos, mas um militante comunista…), se pôr a pé a caminho de Fátima, meteram-se vezes sem conta, a caminho de Lisboa e acabam de lançar a Empreitada de Requalificação do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Viana do Alentejo. E em vez de agitarem a bandeira do Paço dos Henriques em alturas de eleições, para depois assobiarem para o lado e não fazerem nada, assumiram a sua responsabilidade celebrando um contrato como Estado, de cedência por 20 anos, renováveis, estando o projecto de recuperação já realizado.
 
Muitas mais acções, produto do empenho e trabalho deste executivo, haveriam a referir. Quero só falar de Aguiar, essa terra fiel, não obstante tão maltratada e abandonada pelos autarcas CDU locais. Para Aguiar este executivo tem pronto para financiamento e construção o projecto do Pavilhão Multiusos Mais que isso, integrado no Programa Estratégico de Reabilitação Urbana do Concelho, Aguiar verá o seu Centro Histórico recuperado e dignificado, a exemplo do que está neste momento a acontecer em Viana. Em vez de baixar as mãos e esperar por milagres, Bengalinha Pinto e a equipa que lidera concentrou-se no trabalho.
 
Deixo portanto a questão – porquê mudar?
 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Alvito - Vice-presidente assume a presidência do município


Alvito já conta, desde hoje, com novo presidente da Câmara Municipal. Luís Beguino assumiu funções, depois do agora ex-presidente João Penetra ter anunciado no passado sábado a renúncia do cargo. 

Contactado pela ANOP, João Penetra garantiu que depois de ter anunciado a sua candidatura, pela CDU, à Câmara Municipal de Viana do Alentejo, no passado dia 4 de Março, a população de Alvito e Vila Nova da Baronia, não compreenderia a sua continuidade na Câmara, quando é sabido que “a preparação da minha candidatura requer dedicação exclusiva”. 

Referiu também o edil que ao não se recandidatar em Alvito, depois de ter sido anunciado a corrida ao lugar pelo seu camarada João Valério, "adiar por mais tempo a renúncia à presidência da Câmara, enfraqueceria também a candidatura de João Valério, e nessa matéria, o PCP é muito rigoroso"

 João Penetra, acrescenta que “o lugar de presidente de Câmara requer muita dedicação, esforço e sacrifício, e neste momento Alvito não pode ter um presidente a “meio tempo”, a população do concelho não compreenderia esta situação, mas acredito que o meu antigo lugar fica muito bem entregue a Luís Beguino.” 

João Penetra, aproveitou a oportunidade para elogiar a sua equipa, referindo acreditar que representou o concelho com dignidade, projectou o nome de Alvito com o proveito que todos reconhecem e que "foram quatro anos de grande progresso".
Sempre gostei de dividir aquilo que tenho com os meus semelhantes, por isso sinto um grande orgulho em deixar parte do trabalho que inicialmente pensava desenvolver durante este mandado, para quem vier de novo.” 

E concluiu: "Penso que para os mais cépticos, já demonstrei em Alvito como se administra uma autarquia". "Com esse curriculum estou bastante confiante em ser o novo presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo".

domingo, 10 de março de 2013

João Penetra e o desemprego no concelho de Alvito - 2

Publicámos o texto anterior, para tentar numa primeira abordagem se João Penetra, enquanto presidente da Câmara de Alvito, pratica ou não a arte da propaganda enganosa, pois tem sistematicamente passado para exterior a mensagem de que durante o seu mandato, tem praticamente salvado do desemprego os trabalhadores do concelho de Alvito.


A charlatanice sobre o desemprego  em Alvito, do presidente e vice-presidente da Câmara de Alvito, teve eco na comunicação social, (AQUI, AQUI, E AQUI) só comparável com a recente saga Miguel Relvas, ambos ilusionistas da realidade que os números sempre vão desmentindo. 

O quadro e figura que se apresentam de seguida, resumem às estatísticas do desemprego em Alvito desde 2006, nos respectivos meses de Janeiro, Abril, Julho, Agosto e Outubro, e se de algum erro enfermam é o de apresentarem valores inferiores, pois, alguns desempregados desistem de se inscreverem nos centros de emprego.

Ora, quando em Julho/Agosto  de 2010, João Penetra e o seu vereador Luís Beguíno garantem que no concelho de Alvito os desempregados são uma raridade, afinal estão inscritos no centros de emprego, 76 pessoas em Julho, e 88 pessoas em Agosto, como se comprova no quadro seguinte.

  http://www.iefp.pt/estatisticas/MercadoEmprego/ConcelhosEstatisticasMensais/Paginas/Home.aspx

Dizem os mais crentes em João Penetra que o número de pessoas inscritas no centro de emprego em Janeiro deste ano só dispara para 134, apenas porque o seu presidente anda mais distraído, pois já passa muito tempo a fazer propaganda no concelho de Viana, e por isso tem descorado a coordenação do milagreiro empreendedorismo municipal.



O desemprego em Alvito e no resto do País é um flagelo, como comprovam as estatísticas, e por muito que alguns dinossauros da política tentem ludibriar os mais incautos, em proveito de uma gestão auspiciosa da profissão que abraçam, a  vista do eleitorado alcança a verdade dos factos.

Como pode alguém pensar aventar para o concelho de Viana um candidato que teve um desempenho medíocre aqui mesmo ao lado,  façamos de conta que não demos por nada, e  fiquemos todos de boca calada.


quinta-feira, 7 de março de 2013

João Penetra e o desemprego no concelho de Alvito - 1

Numa série de textos vamos tentar perceber se João Penetra, enquanto presidente da Câmara de Alvito, pratica ou não a arte da propaganda enganosa, pois tem sistematicamente passado para exterior a mensagem de que durante o seu mandato, tem  praticamente salvado do desemprego os trabalhadores do concelho de Alvito. 

Será que por debaixo do seu camuflado tutelar barrete, também vem agora prometer acabar com a chaga do desemprego  no concelho de Viana do Alentejo? 

Vamos então transcrever na sua totalidade uma notícia do Jornal Público, de 18 de Agosto de 2010: 

"O milagre do pleno emprego no concelho de Alvito"

 

"Estamos em Agosto de 2010 depois de Jesus Cristo. Todo o Alentejo está ocupado por um dos mais elevados índices de desemprego do país... Todo? Não! Um pequeno concelho habitado por irredutíveis alentejanos resiste ao invasor.

Com as inevitáveis adaptações, este texto de Goscinny, um dos autores das aventuras de Astérix, assenta na perfeição na realidade social de Alvito. Este concelho, que faz parte do Baixo Alentejo, uma das regiões do país onde os elevados índices de desemprego são crónicos há várias décadas - em Junho cresceu 16,2 por cento comparativamente com o mês homólogo -, apresentava, segundo os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), um dos mais baixos índices de inscritos no Centro de Emprego.

Luís Beguino, vice-presidente da Câmara de Alvito, confirmou ao PÚBLICO que no seu concelho se vive neste momento uma situação "que podemos classificar de pleno emprego". Como é que este milagre aconteceu num ponto da região do Alentejo, onde os autarcas dos seus 47 concelhos se debatem com o pesadelo do desemprego?

O autarca explica que o seu município accionou atempadamente o Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico municipal, que desenvolveu "intensos esforços" para sensibilizar os empresários locais ou nos concelhos periféricos a aceitar mão-de-obra residente em Alvito.

E assim os cerca de 40 desempregados que estavam registados no concelho "foram encaminhados pelo nosso gabinete", refere o vice-presidente, para ocupar postos de trabalhos sazonais, boa parte deles na exploração de Vale da Rosa, que produz uva de mesa sem grainha que é exportada para Inglaterra.

A solução encontrada pelo município alentejano para debelar o desemprego no seu concelho vem ao encontro de outro objectivo: evitar recorrer aos Programas de Ocupação. "Neste momento não temos ninguém a beneficiar destes programas", mas quando é necessário a "câmara não hesita", salienta o presidente da autarquia, João Penetra, dando conta do seu interesse em ver as pessoas desempregadas serem colocadas no sector privado.

Para além dos postos de trabalho facultados aos locais da terra, a Câmara de Alvito ainda conseguiu colocação para 10 dos cerca de 30 estudantes dos PALOP que estudam na Escola Profissional de Alvito, nos cursos de Restauração e Informática

Toda esta conversa publicada no Jornal Público, não passa de propaganda perigosa, reaccionária, provocatória para os desempregados e democratas, como mostram os números das estatísticas do emprego que iremos publicar no próximo Post.


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

João Penetra faz o balanço do seu mandato em Alvito

Na edição de hoje do comunista "Diário do Alentejo", João Penetra de "saída" de Alvito, faz o balanço do seu mandato. 

Quando é voz corrente que João Penetra andou a "entreter" a população de Alvito durante quatro anos, por falta de capacidade de liderança, e se prepara para tentar repetir essa experiência no concelho de Viana do Alentejo, deixo aqui à consideração dos clientes da Barbearia alguns trechos dessa entrevista, que, apesar de "encomendada", não deixa de ser  muito elucidativa sobre a falta de obra feita.



Título da entrevista - João Penetra: Alvito não tem dívidas a fornecedores

 
....." João Penetra sublinha que deixa uma câmara sem dívidas a fornecedores e com um passivo a rondar os 900 mil euros, ainda assim “controlado”. Mas o seu maior legado, acredita, foi o trabalho desenvolvido para acabar com o desemprego no concelho e a generalização do ensino do empreendedorismo nas escolas locais. Um trabalho com nota oito, numa escala de zero a 10.


De zero a 10 que nota atribui ao seu mandato na Câmara de Alvito? Para ser honesto atribuiria um oito. Porque é muito mau se nós estivermos totalmente satisfeitos com o nosso trabalho. A verdade é que fixamos objetivos que depois são difíceis de atingir. Quando, em 2009, todos os autarcas deste país se candidataram às eleições e fizeram os seus programas eleitorais, estavam muito longe de imaginar o que vinha aí, em termos de alteração do financiamento das autarquias.


Houve alguma obra de que não tivesse sido lançada ou concluída por vias da nova lei do financiamento local? Com certeza que sim. Mas deixe que lhe diga que, em parte, estou satisfeito com o nosso trabalho porque, neste mandato, fizemos a maior obra de sempre neste concelho que foi a nova escola. Uma obra muito boa, de grande qualidade, não só a nível de construção, como também a nível de equipamento. Também reabilitámos por completo o jardim de infância de Vila Nova de Baronia e, portanto, essas obras foram importantíssimas para este concelho. Agora, não fizemos, e gostaríamos muito de ter feito, uma zona empresarial e um ninho de empresas, que tínhamos programado e que, por falta de verbas, não foi possível concretizar. 


Como vai deixar esta câmara em termos financeiros? Atualmente não temos uma única dívida a fornecedores, a não ser as coisas correntes, isto para além de termos reduzido em muito a dívida de médio/longo prazo. E posso dizer-lhe que essa dívida, quando chegarmos ao final deste mandato, não ultrapassará os 900 mil euros. Está bastante controlada. Esta câmara ficará numa situação económica e financeira invejável, comparativamente com aquilo que é a realidade do País.  
".............."
Não vai para muito longe. Vou para o concelho onde resido, de onde sou natural, onde já fui eleito, não como presidente mas como vice-presidente durante 14 anos. Mas nunca me senti um paraquedista, porque lido em Alvito há cerca de 30 anos e a minha esposa é do concelho de Alvito, é de Vila Nova de Baronia. Tenho ligações familiares e afetivas aqui em Alvito, sempre gostei de aqui estar e fui sempre muito bem tratado e estimado pela população do concelho de Alvito.
"................"

Acha que deixa uma marca pessoal em Alvito? Fomos, aqui na região, pioneiros no ensino do empreendedorismo. Estamos a tentar transformar uma sociedade para daqui a 10 ou 15 anos, mais empreendedora, mais amiga do risco e, na minha opinião, com mais capacidade de criar riqueza. Outra questão importante  prende-se com o combate ao desemprego. Fizemos acordos com empresas locais e mesmo fora do concelho, o que permitiu, até há dois anos, sermos notícia na comunicação social por termos o desemprego muito reduzido. Hoje, infelizmente, temos desempregados, mas o combate ao desemprego, neste concelho foi sempre muito ativo durante este mandato.

Pode ler a totalidade da entrevista, aqui

Pode ler algumas opiniões sobre esta entrevista, no "Alvitrando"

Sublinhados nossos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PCP reconhece que João Penetra já não tinha condições para ganhar a Câmara de Alvito

João Penetra sussurra a João Valério: Obrigado amigo, vou sair de Alvito sem dar vistas, renasço das cinzas, e com uma parte da CDU/Viana, vou lutar para entreter quatro anos a população do concelho de Viana. Ideias não me faltam!
"A escolha de António Valério, que foi "consensual", "não pressupõe nenhuma desvalorização" do trabalho do atual executivo comunista da Câmara de Alvito, liderado por João Penetra, e resultou da "consciência" de que o novo candidato "assegura maiores esperanças de manutenção e reforço da CDU" à frente do município, frisou a fonte."

Podemos ler este texto na página da CDU Alvito.

 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CDU apresenta novo candidato à Câmara Municipal de Alvito

João Penetra "deixa hoje" a Presidência da Câmara Municipal de Alvito, tirando licença sabática para preparar atempadamente a sua candidatura à Câmara Municipal de Alcáçovas nas autárquicas do próximo ano.
 
Foto retirada do Facebook da CMVA
Depois de três anos à frente do Município de Alvito, João Penetra deixa um vasto legado, com destaque para o slogan que suportará a promoção da Marca Alvito: "Alvito, onde a felicidade é fruto da terra."

Em sua substituíção a coordenadora de Alvito da CDU faz esta noite a apresentação da candidatura de António João Valério à Câmara Municipal nas autárquicas do próximo ano. A iniciativa agendada para um restaurante daquela vila contará com a presença de militantes comunistas e a participação de Afonso Henriques, líder do Partido Ecologista “Os Verdes” em Beja, e de João Dias Coelho, membro do Comité Central do PCP. António João Valério é actualmente presidente da Junta de Freguesia de Alvito.

 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

População do Cachão invade a Soduol e a Mirapapel

Enquanto em Alvito, desde há alguns anos a esta parte, a fábrica de secagem de bagaço de azeitona (UCASUL), expele ilegalmente par o ar toneladas de poluentes nocivos para o ambiente, afectando a saúde pública de populações a muitos quilómetros da envolvente próxima do local da fumarada, conforme se combinam as diversas variáveis climáticas.

Enquanto no Alentejo do “deixa andar”, tudo isto acontece com o beneplácito da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), do Ministério da Economia, da Câmara Municipal de Alvito e das Entidades de Saúde.


Cachão, Mirandela. Poluição da fábrica.

Já no Norte Transmontano,a população do Cachão, em Mirandela, invadiu ontem as instalações da Soduol e a Mirapapel, acusando estas unidades de porem em risco a saúde dos habitantes. O deputado da Assembleia Municipal de Mirandela, Pedro Fonseca, diz mesmo que “estamos perante um crime de saúde pública”.

“O Ministério do Ambiente concluiu em 2010 que se trata de 16 poluentes neurotóxicos com potencial cancerígeno”, explicou. O deputado garante que em 2010, o Ministério do Ambiente mandou encerrar as duas unidades, e não entende como continuam a funcionar. “São empresas que não respeitam a legislação e que foram mandadas encerrar pelo Ministério do Ambiente e estão a trabalhar em pleno”, afirmou.

“A população resolveu juntar-se e invadimos as instalações e mostramos o que estava escondido há muitos anos”, concluiu. Pedro Fonseca vai mais longe e condena o presidente da câmara de Mirandela e o delegado de saúde por se alhearem deste alegado crime ambiental. O deputado diz que “o delegado de saúde de Mirandela alheia-se a esta situação e o engenheiro Branco deve estar a fazer alguma confusão entre Cachão e Caixão”.

“Ele deve querer pôr as pessoas do Cachão no caixão”, afirmou. Fernanda Freitas, uma popular que participou na manifestação, garante que a população vai adoptar medidas drásticas, caso as unidades não sejam encerradas.

“A população entrou e não apareceu nem a GNR nem a Câmara, porque eles sabem que nós temos razão”, garantiu.

“Mas se não tomarem providências nós iremos tomar medidas mais drásticas”, conclui”

Texto a itálico de "Rádio Brigantia"

Pode ver também o vídeo RTP



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Câmara de Alvito encerra os serviços dia 16 de Agosto


Ver aqui

segunda-feira, 7 de março de 2011

Alvito assinalou os 90 anos do PCP

Com um almoço-convivio, em que participaram algumas dezenas de pessoas.


Visto em "Alvitrando"


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Alvito na XXVI Semana Cultural da Casa do Alentejo de Toronto

O Concelho de Alvito estará representado na XXVI Semana Cultural da Casa do Alentejo de Toronto, pelo Grupo Coral e Instrumental “Campos do Alentejo”, dos Bombeiros Voluntários de Alvito, pelo presidente da Câmara Municipal e pelo presidente e comandante dos Bombeiros Voluntários. Também  Edgar Baleizão marca presença no dia 15 com os seus fados.
A decorrer nos dias 5, 13-17, 22, 23 e 30 de Outubro, esta Semana Cultural será mais uma montra do Alentejo, desde a música, ao artesanato e à pintura, não dispensando o vinho e queijos alentejanos (vide programa programa).

Visto no Blogue Alvitrando

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Alvito: em 9 meses resolveram o problema do desemprego. Em quantos mais vão resolver o do envelhecimento?

Mestre Finezas, mesmo com a Barbearia fechada, não pode recusar serviços aos clientes mais destacados.

Mantemos as portas encerradas até ao final do mês, a menos que ……




"Fui alertado para esta notícia da Voz da Planície pelo Lopes Guerreiro e pelo seu alvitrando. E não resisto a destacá-la aqui. E o caso não é para menos. O concelho de Alvito, em Junho, não tinha desempregados registados. A Câmara diz que isso é resultado do trabalho da autarquia. Luís Beguino, que é vice-presidente da Câmara diz que “este resultado se deve em muito ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico da autarquia”.
Recorde-se que este executivo CDU foi eleito nas últimas eleições há 10 meses. E, logo depois de ser eleito, João Penetra, o novo presidente, confidenciava ao semanário REGISTO que “o envelhecimento e desemprego" eram "preocupantes” no concelho.

Menos de um ano depois, ouve-se já pelas ruas do país um grito veemente: Penetra para a pasta da Economia, Beguino para a pasta do Emprego, Penetra & Beguino para primeiro-ministros. Com tais resultados, em tão pouco tempo, que espera o país para pôr Alvito no mapa e os seus autarcas no Governo da nação?"



domingo, 9 de maio de 2010

Lá pelas bandas de Alvito

Quando os "destronados" da CDU e seus aliados, criticam na blogosfera o executivo PS/Bengalinha, leiam o pandemóneo que vai pelas bandas de Alvito, relativamente ao executivo Penetra, autarca modelo da CDU.

O Blogue "Alvitrando" publicou em 3 de Maio o seguinte texto
:

Digam lá o que têm a dizer
Por alguns comentários que aqui (muitas vezes em alvitres que nada ou pouco têm a ver com o assunto) têm sido deixados percebe-se que existe, pelo menos da parte de alguns, uma grande vontade de criticar a acção deste novo Executivo da Câmara Municipal de Alvito.

Nalguns desses comentários são atacados, por vezes de forma menos correcta, alguns trabalhadores da Autarquia. Sempre defendi que as críticas devem ser feitas às políticas e aos políticos que as idealizam e põem em prática e não aos trabalhadores que são meros executantes das orientações que daqueles recebem.

Assim e tendo em conta que passaram seis meses sobre a tomada de posse dos actuais autarcas, convido todos os interessados a dizerem de sua justiça e criticarem tudo o que entenderem que deve ser criticado, tendo como única limitação a necessidade de evitar calúnias, injúrias e ofensas. O anonimato permite uma maior liberdade de expressão mas não autoriza que, por essa razão, se ataquem as pessoas.

Vamos a isso: Digam lá tudo o que têm a dizer!

Basta clicar aqui para ler os 65 comentários efectuados até ao presente momento

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO