sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

João Penetra faz o balanço do seu mandato em Alvito

Na edição de hoje do comunista "Diário do Alentejo", João Penetra de "saída" de Alvito, faz o balanço do seu mandato. 

Quando é voz corrente que João Penetra andou a "entreter" a população de Alvito durante quatro anos, por falta de capacidade de liderança, e se prepara para tentar repetir essa experiência no concelho de Viana do Alentejo, deixo aqui à consideração dos clientes da Barbearia alguns trechos dessa entrevista, que, apesar de "encomendada", não deixa de ser  muito elucidativa sobre a falta de obra feita.



Título da entrevista - João Penetra: Alvito não tem dívidas a fornecedores

 
....." João Penetra sublinha que deixa uma câmara sem dívidas a fornecedores e com um passivo a rondar os 900 mil euros, ainda assim “controlado”. Mas o seu maior legado, acredita, foi o trabalho desenvolvido para acabar com o desemprego no concelho e a generalização do ensino do empreendedorismo nas escolas locais. Um trabalho com nota oito, numa escala de zero a 10.


De zero a 10 que nota atribui ao seu mandato na Câmara de Alvito? Para ser honesto atribuiria um oito. Porque é muito mau se nós estivermos totalmente satisfeitos com o nosso trabalho. A verdade é que fixamos objetivos que depois são difíceis de atingir. Quando, em 2009, todos os autarcas deste país se candidataram às eleições e fizeram os seus programas eleitorais, estavam muito longe de imaginar o que vinha aí, em termos de alteração do financiamento das autarquias.


Houve alguma obra de que não tivesse sido lançada ou concluída por vias da nova lei do financiamento local? Com certeza que sim. Mas deixe que lhe diga que, em parte, estou satisfeito com o nosso trabalho porque, neste mandato, fizemos a maior obra de sempre neste concelho que foi a nova escola. Uma obra muito boa, de grande qualidade, não só a nível de construção, como também a nível de equipamento. Também reabilitámos por completo o jardim de infância de Vila Nova de Baronia e, portanto, essas obras foram importantíssimas para este concelho. Agora, não fizemos, e gostaríamos muito de ter feito, uma zona empresarial e um ninho de empresas, que tínhamos programado e que, por falta de verbas, não foi possível concretizar. 


Como vai deixar esta câmara em termos financeiros? Atualmente não temos uma única dívida a fornecedores, a não ser as coisas correntes, isto para além de termos reduzido em muito a dívida de médio/longo prazo. E posso dizer-lhe que essa dívida, quando chegarmos ao final deste mandato, não ultrapassará os 900 mil euros. Está bastante controlada. Esta câmara ficará numa situação económica e financeira invejável, comparativamente com aquilo que é a realidade do País.  
".............."
Não vai para muito longe. Vou para o concelho onde resido, de onde sou natural, onde já fui eleito, não como presidente mas como vice-presidente durante 14 anos. Mas nunca me senti um paraquedista, porque lido em Alvito há cerca de 30 anos e a minha esposa é do concelho de Alvito, é de Vila Nova de Baronia. Tenho ligações familiares e afetivas aqui em Alvito, sempre gostei de aqui estar e fui sempre muito bem tratado e estimado pela população do concelho de Alvito.
"................"

Acha que deixa uma marca pessoal em Alvito? Fomos, aqui na região, pioneiros no ensino do empreendedorismo. Estamos a tentar transformar uma sociedade para daqui a 10 ou 15 anos, mais empreendedora, mais amiga do risco e, na minha opinião, com mais capacidade de criar riqueza. Outra questão importante  prende-se com o combate ao desemprego. Fizemos acordos com empresas locais e mesmo fora do concelho, o que permitiu, até há dois anos, sermos notícia na comunicação social por termos o desemprego muito reduzido. Hoje, infelizmente, temos desempregados, mas o combate ao desemprego, neste concelho foi sempre muito ativo durante este mandato.

Pode ler a totalidade da entrevista, aqui

Pode ler algumas opiniões sobre esta entrevista, no "Alvitrando"

Sublinhados nossos.

3 Comentários:

Anónimo disse...

Eu adoro pessoas que dizem “para ser honesto” ou “sinceramente”… É porque normalmente não são honestos nem sinceros.
8 Efetivamente é a nota deste senhor, mas numa escala de 1 a 20.
----------------------------------------

Este senhor não deveria abdicar e ir fazer campanha descansado??

Este senhor:
- gastou 50.000 em dois planos estratégicos e a unica coisa que se conhece é um logotipo.
- gastou uns milhares de euros com dois boys do partido (jornalkista e desingner grafico).
- gastou outros miilhares com um chefe de gabinete, que acabou por encostar em ves de mandar embora. Chefe de gabinete com carro para ir e vir todos os dias para évora.
- mandou fora um projecto para rotunda de alvito, mandou fazer outro (milhares de euros) e voltou a meter na gaveta.
- fez a pior gestão de trabalhos e pessoal da camara, basta passar no esteleiro ou perguntar aos funcionarios para perceber que ninguem sabe o que anda fazendo.
- foi o presidente mais caro de sempre em mordomias.
- o presidente mais ausente de sempre.

Estes comentários foram retirados do alvitrando, que publicou a mesma entrevista:

http://alvitrando.blogs.sapo.pt/2369499.html

Anónimo disse...

Esta do Penetra dizer na entrevista, “estamos a tentar transformar uma sociedade ( Alvito) para daqui a 10 ou 15 anos”, aprendeu com o Passos Coelho, quando este fala em tempos melhores lá para 2050.
Ai Diamantino, Diamantino, fazes cá tanta falta.

olho vivo disse...

Pára tudo...
Câmara sem dividas???Divida de 900 mil euros com coisas correntes, que mete inveja a qualquer autarquia.
Tentou transformar uma sociedade empreendedora para daqui a 10 / 15 anos...tentou???
Grande legado no combate ao desemprego...Alvito sem desemprego???
Não conseguiu fazer uma zona empresarial em 4 anos...
De todos os objectivos conseguidos, foi a construção de uma escola que foi finaciada pelo estado.
E a sua auto-avaliação é 8...
Sem dúvida um exemplo a não seguir!

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO