sábado, 17 de novembro de 2012

O longo processo de arrelvamento de dois campos de futebol no concelho de Viana do Alentejo

O arrelvamento dos campos de futebol do Sporting Clube de Viana do Alentejo e do Sport Club Alcaçovense, foi uma operação bem pensada que tem gerado muita “dor de cotovelo” a alguns camaradas da CDU/Viana, por não terem conseguido fazer o mesmo em 2006.

Para se perceber melhor o que fez gorar em 2006 o arrelvamento dos campos de futebol do Sporting Clube de Viana do Alentejo e do Sport Club Alcaçovense, basta  ler essa  novela aqui, aqui e aqui.

As pessoas que lideraram esse processo falhado em 2006, foram o ex-presidente da Câmara, Sr. Estêvão Pereira e o ex-vereador de Alcáçovas, Sr. João Penetra.

Nessa altura a Câmara deixou passar a oportunidade de se candidatar ao programa “O Primeiro Relvado”, cuja comparticipação era de 75%., suportada por fundos comunitários.

Como nesse tempo, a abençoada autocrática equipa autárquica, não descortinou a possibilidade de poderem simultaneamente relvar os campos de futebol de Viana e de Alcáçovas e, para "ninguém ficar descontente", optaram por não avançar com esse trabalho.

Mas não deixa de ser curioso, agora que são tão defensores de Aguiar, naquela altura, em 2006, nunca veio à baila o nome da equipa de futebol do Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar. Relembramos que na reunião de câmara de 31 de Outubro de 2006, em que se falou no arrelvamento dos campos de futebol estava presente o ex-vereador de Aguiar, Sr. Manuel Fadista e sobre este assunto nada disse.

Equipa de futebol do Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar - Época 2007/2008. Foto sacada no "Alcáçovas"

Para estas pessoas, o mais importante de tudo é manterem, na sua alçada o poder, mesmo que para isso deixem de lado os legítimos interesses dos Aguiarenses Para a dupla,  Estêvão e João Penetra, os camaradas de Aguiar têm de comer e calar, como sempre.

Agora a CDU/Viana tenta acirrar os comportamentos dos Aguiarenses contra o actual executivo, a braços com a impossibilidade real de se conseguir, até à data, verbas comunitárias para se poder executar os investimentos esperados na freguesia.  Durante 16  anos de vacas gordas, com a CDUViana no poder, foram sempre adiadas propositadamente em Aguiar as promessas de 4 campanhas eleitorais.

Para se clarificar mais uma vez o que se passou agora, transcreve-se o artigo publicado no último Boletim Municipal.

O arrelvamento dos campos de futebol em Viana e Alcáçovas

No passado dia 1 de agosto, o Município de Viana do Alentejo celebrou Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo com o Sporting Clube de Viana do Alentejo e o Sport Club Alcaçovense. Os referidos Contratos-Programa, com a duração de 4 anos, permitirão aos clubes instalarem um campo de relva sintética nos atuais “campos pelados”.

O financiamento bancário para os referidos investimentos foi obtido pelos clubes diretamente junto do banco, servindo os respetivos contratos-programa para facilitar a concessão do financiamento, o qual ascende a 160.000 euros (capital), de cada um.

Os clubes irão ainda efetuar candidaturas a fundos comunitários, que caso sejam aprovadas, os respetivos montantes serão canalizados para amortização da dívida.

O Município pretende que os montantes das transferências financeiras para os dois clubes, a realizar pela autarquia nos próximos anos, se situem próximos dos que até agora têm sido pagos, ou seja, os clubes necessitarão de ajustar os orçamentos das suas atividades correntes, de forma a poderem fazer face ao pagamento do investimento, assumindo desta forma um esforço significativo na concretização deste projeto.

O Município contribuiu já com o montante aproximado de 25.000 euros, em espécie, concretamente bens e serviços que disponibilizou no decurso das obras. No âmbito dos contratos-programa, os clubes comprometem-se ainda a promover o desporto nos escalões mais jovens, aumentar o número de praticantes e disponibilizar o espaço, fora do horário das suas atividades, para utilização pelas escolas do concelho.

13 de Outubro. Inauguração do Relvado Sintético do Sporting de Viana

13 de Outubro. Inauguração do Relvado Sintético do Sporting de Viana

13 de Outubro. Inauguração do Relvado Sintético do Sporting de Viana


13 de Outubro. Inauguração do Relvado Sintético do Sporting de Viana

10 de Novembro. Inauguração do Relvado Sintético do Sport Club Alcaçovense


Pode-se ver mais fotos nas páginas do facebook do Município de Viana e do  Sporting de Viana

16 Comentários:

Anónimo disse...

Quando um post como este, cheio de gente de Aguiar aparece assim isolado, com um contexto relativo e muita justificação, a gente lê.

Sr. Barbeiro, diga lá ao seu amigo Bengalinha que os clubes de Viana e de Alcáçovas são ótimos, têm uma história magnífica de convenções municipais e de donativos da populaça torcedora e aproveite também, para fazer um enquadramento histórico e retire as suas ilações em relação às freguesias.

Aguiar nunca foi sede do concelho e só foi freguesia a partir de 1987, tanto Alcáçovas como Viana do Alentejo já o foram, aliás, têm uma história milenar de reis e rainhas, palácios e conventos, em Aguiar nunca um Rei fez um castelo ou um palácio com conchinhas, as referencias, apenas falam da sua passagem por aqui e ter bebido um copo de vinho. Contudo Aguiar é hoje a freguesia com maior percentagem no crescimento populacional do concelho, tem uma percentagem de população Jovem superior a qualquer freguesia, está fisicamente mais perto de Évora o que a pode tornar atrativa sob vários domínios e não há Rei que nos acuda, porque não temos clubes com 100 anos, feitos com dinheiros públicos e sustentados por políticos que reconhecem o futebol como uma antecâmara do poder, em Aguiar foram as pessoas que fizeram tudo à pata e só o fizeram quando tiveram liberdade para o fazer, aqui a história é diferente, por isso qualquer ajuda é importante, qualquer dedicação aqui à "pategagem" é uma mais valia.

O concelho é mais que Viana ou Alcáçovas, os homens que têm sonhos mudam as coisas, os outros não, deixam estar como estão.

Aqui só para nós, é desproporcional e feio.



Anónimo disse...

Camarada das 09:52.

É perfeitamente compreensível a atitude do mestre barbeiro em querer pôr os pontos nos is nesta coisa dos relvados, entre outras. As pseudo-comunistas (PC) elites locais, confortavelmente instalados na vida, estão já há algum tempo em campanha, pelo que é perfeitamente natural que os pseudo-socialistas também saiam à rua em defesa da sua dama.

A Cidade de Agar publicou recentemente um post com fotos das piscinas, polidesportivos e dos campos relvados de Viana e Alcáçovas. Hoje, reproduz um texto retirado do facebook da câmara, relativo à conclusão obras dos jardins da Quinta do Marco e Paitio. Dá assim mostra do seu descontentamento por aquilo que alguns Aguiarenses consideram ser um tratamento desigual, por parte do município, em relação a esta freguesia.
Considero o senhor Rocha uma pessoa inteligente. Não acredito que ele julgue mesmo necessária a construção destes equipamentos (os três primeiros), em Aguiar. Não acredito tão pouco, que mesmo que alguma mente alucinada, com poderes para tal, o quisesse fazer, isso fosse possível na actual crise económica. O senhor Rocha seguramente sabe isso.

No Concelho boa parte da estratégia dos PC é, mais uma vez, a de virar as pessoas umas contra as outras - neste caso, freguesias contra freguesias.

A dívida que agora nos chamam a pagar não foi só contraída na construção de auto-estradas desnecessárias, estádios de futebol que agora estão às moscas ou submarinos para os quais não temos dinheiro para pôr a funcionar. O monstro da dívida também foi engordado pelas políticas populistas (leia-se criminosas), praticadas não no interesse das populações, mas sim no simples e puro objectivo de caça aos votos. Equipamentos em duplicado (porque não em triplicado, parece sugerir o post do senhor Rocha), equipamentos cujo funcionamento custam centenas de milhares de euros por ano ao município, equipamentos, por vezes com taxas de utilização reduzidíssimas.

A verdade é que vivemos tempos difíceis, o governo proibiu às câmaras o acesso à banca, os dinheiros dos fundos comunitários que dantes financiavam a maior parte das obras municipais estão bloqueados e as verbas que chegam aos concelhos mal dão para pagar os encargos,muitos deles irresponsavelmente assumidos nos tempos das vacas gordas. Critica-se este executivo por não concretizar as suas promessas? Mas como é que isso seria possível se logo após tomar posse as regras do jogo foram "brutalmente" alteradas?

No exercício político de repensar Viana (Aguiar e Alcáçovas ficam de fora?), é bom que os participantes não se esqueçam que o dinheiro acabou. Vejam o exemplo de Alvito! Afinal o experiente João Penetra não conseguiu milagre nenhum e já se sabe que não se vai recandidatar. À falência de um projecto junta-se também a falência de uma forma de fazer política.

Alguém no seu perfeito juízo pensará que o executivo liderado por Bengalinha Pinto não tem feito os possíveis e os impossíveis para concretizar as suas promessas eleitorais para o Concelho, neste caso, para Aguiar?

PS
Estou de acordo com algumas vozes que reclamam, pelo menos, o arranjo do jardim junto ao depósito da água e a resolução da questão dos espaços exteriores da nova urbanização. A primeira tarefa, com o experiente e voluntarioso apoio dos vereadores dos PC, até poderia ter sido assumida pela Junta de Freguesia. Provavelmente tal não foi possível por toda a atenção disponível ter sido canalizada para a resolução do complexo problema dos sanitários junto ao lavadouro.

KNM

Anónimo disse...

O Que o Senhor Rocha demonstra no Cidade Agar é a sua coerência.
O que o Senhor Rocha quer é que se construa algo que se veja na sua terra.
O que o Senhor Rocha está a ver é que continua tudo como dantes.
Agora digo eu, olhem que o Senhor Rocha tem mais que razão.

Anónimo disse...

Só que isto não continua tudo como dantes. Dantes eram arrogantes, faziam o que queriam, havia dinheiro. Agora são mais humildes e fazem o que podem.

Anónimo disse...

Vamos ter não sei o quê arranjado junto ao depósito de água e as árvores que naturalmente fazem parte da urbanização do Forno do Tijolo, lol. Manifestamente pouco, um quase nada se comparado com um bairro de Viana ou de Alcáçovas.

Anónimo disse...

Veja lá se quer para a sua rua, o templo de Diana e a Sé de Évora.

Anónimo disse...

finalmente ficou concluído mais um concurso publico em Viana este para 2 cantoneiros de limpeza para a junta de freguesia e mais uma vez se viu que só entra quem eles querem. apregoam justiça social e outras coisas do género mas e só para quem eles querem continuam os compadrio e as cunhas metem pessoas alguns a beira da reforma e outros sem capacidades entram a troco de almoços e de jantares e não pelas capacidades

Anónimo disse...

Não sei o que aconteceu nesse concurso, tenho 57 anos e estou desempregado.
Apesar de ser considerado velho pelos empregadorwes, ainda não tenho direito à reforma, por isso só não entendo o porquê das pessoas que "estão à beira da reforma", mas ainda não a têmm não poderem trabalhar.
Na sua opinião, nesse concurso os mais velhos também deviam ficar atrás dos mais novos?
E até à reforma andavam a pedir?

Anónimo disse...

não to contra as pessoas que entraram pois tem direito ao trabalho independente da idade e só estão a aproveitar uma oportunidade que lhe deram só estou contra os métodos que empregam para os seleccionar ai e que esta o problema não e pelos valores porque os políticos que temos não ligam a valores ou competências

Anónimo disse...

Amigo camarada das 9.52,Só agora é que viu que as regras são sempre alteradas qundo há troca de governos? Deixe-me que lhe diga o Sr.tem andado sempre muito mal informado.Isso agora é só desculpas essa do Bengalinha ter feito os possiveis e impossiveis para fazer o que prometeu para Aguiar contráriamente ao que você diz eu digo; Alguém no seu perfeito juízo acreditou alguma vez que este executivo faria algo de bom em Aguiar ou em qualquer outra freguesia que não fosse em prol dos amigos?

Anónimo disse...

Amigo camarada das 20:58,o que eu vi duarnte 16 anos de governo Estêvão foi este Sr. rodear-se de uma rede clientelar, tudo em prol dos amigos e camaradas, alguns dos quais enriqueceram à conta desse estado estado de coisa.

Anónimo disse...

Eu escrevi amigo camarada respondendo ao comentador que se indentifica como tal a si apenas digo seja corajoso e diga quem enriqueceu durante esse tempo à conta desse estado de coisas como refere no seu comentário e mantenha-se atento ao que se passa atualmente para depois comparar de uma forma justa o que foram 4 mandatos e o que foi este pois na minha opinião não vai haver mais mandatos para este senhor.

Anónimo disse...

Só depois dos votos contados se saberá. Palpites temos todos.

Anónimo disse...

2 de Dezembro de 2012 22:23
Ou não és cá do concelho, ou és muito distraído, ou és um daqueles que se ajeitou bem.
Não dá para comparar os montes de esquemas com que os pseudo comunistas engordaram durante daqueles dezasseis anos com o que se passa actualmente. Até porque não há dinheiro nem oportunidades de negócios. E se houvesse dúvidas, nunca será demais relembrar que as investigações a que a nossa câmara continua ser submetida têm todas a ver com esses tais esquemas arranjados pelos tais meninos.

Anónimo disse...

Olhe que não, olhe que não!
Algumas investigações já têm apenas que ver com os atuais meninos que estão na câmara e com os seus esquemas.
Com os negócios, com os compadrios e com as difamações que fizeram e fazem constantemente.
O barbeiro sabe muito bem do que escrevo, embora prefira fingir não saber.
Como este comentário dificilmente passará pela censura , vou guardá-lo para mais tarde recordar.
Não vou esperar muito tempo.
Beijinhos para todos os xuxas, são todos uns queridos e todos bons rapazes.

TRÊSTETAS

Anónimo disse...

Trêstetas, para além dessa deformação fisiológica, é óbvio que sofre também de mitomania. Para a primeira , cirurgia plástica, para a segunda recomendo-lhe um psicólogo com alguma experiência profissional.
Beijinhos para os pseudocomunistas ricalhaços que destruíram o Partido cá no Concelho.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO