domingo, 17 de julho de 2011

"Cadelas apressadas parem os cães cegos!"

Depois de termos lido com deleite no Blogue do Estêvão, logo após a divulgação dos dados preliminares dos Censos 2011, a sábia análise explicativa da evolução da população residente no concelho de Viana do Alentejo, no artigo “O CONCELHO DE VIANA SOBE NOS CENSOS 2011”, o seu narcisista autor pontapeando a ciência, mais concretamente os métodos e técnicas em investigação social, assume a paternidade do saldo positivo de 205 residentes para o período intercensitário, 2001-2011.
Esta postura singela faz-nos lembrar aqueles espectáculos de música erudita, porque menos divulgada, em que alguns expectadores batem palmas fora de tempo. Neste caso concreto o INE corrige estes dados em 30 de Junho de 2011 e, para já, ficamos a saber que a população residente no concelho cresceu apenas 131 habitantes e não 205 como revelaram os primeiros dados divulgados.

A última actualização destes dados, datada de 30 de Junho de 2011 é a seguinte:


Como muito bem informa o site da Câmara:

"Censos 2011 – População residente aumentou no Concelho"

“…Apesar dos primeiros resultados dos Censos 2011 serem apenas disponibilizados em meados de Julho, os dados preliminares actualizados pelo INE a 30 de Junho último indicam que a população do Concelho de Viana do Alentejo aumentou. Em comparação com o último Censos 2001 em que registou um total de 5.615 habitantes, soma agora 5.746, mais 131 residentes...
Em termos de freguesias, aquela que registou uma maior subida do número de habitantes (192) foi Aguiar, tendo agora 891 residentes. Segue-se a freguesia de Alcáçovas com mais 23 habitantes, num total de 2.111. Por seu turno, Viana do Alentejo registou uma perda de habitantes (84) face a 2001, registando actualmente 2.744 habitantes...”
__________________________________
Tanta conversa demagógica no artigo do senhor vereador Estêvão Pereira, com o intuito de tentar arranjar coerência para justificar a correlação positiva do crescimento da população residente no concelho com as suas políticas autárquicas. Então se fizermos a análise por freguesia o que dizer de tais políticas “desenvolvimentistas”.

Curiosamente é na freguesia de Aguiar, onde o Ex-presidente Estêvão Pereira menos investiu ao longo de 16 anos, que se dá o maior acréscimo de população em número e percentagem.

Extrapolando o conteúdo do citado artigo publicado no “Blogue do Estêvão”, imaginamos então sem surpresa como foram e são tratados pelo seu autor outros assuntos, acompanhado nesta insana azáfama pelo seu heterónimo “Portanto Pá”.
Temos reparado na supressão de alguns artigos no “Blogue do Estêvão”, assim como se apagou na totalidade “A Tal Viana”, de modo a não vincular para memória futura o autor desses textos a opiniões erradas ou pouco dignas.

Perante toda esta envolvente opinativa chegamos a uma conclusão óbvia: o autor do “Blogue do Estêvão”, omissão daqui empolamento dali, tudo faz para que a plateia de "figurantes contratados", dispostos de forma a parecerem muitos, se levante e contagie a restante população para que se grite em uníssono - volta Estêvão que estás perdoado!

14 Comentários:

Basilio Pincel disse...

Mestre Finezas não compreendo a seu rigozijo pelo facto de o ex presidente ter feito mal as contas, noto com preocupação que o Mestre está com falta de vista no que diz respeito à Vila de Viana, pois estamos a perder população e isso sim deveria ser uma preocupação deste executivo.

Anónimo disse...

O que seria de esperar era o Sr. Estêvão ter voltado ao assunto depois dos novos dados estarem disponíveis. Mas tudo leva a crer que a omissão dos últimos dados vinha a calhar.
Ainda não percebi porque Aguiar cresceu tanto, com mais 192 residentes.
Será porque alcatroaram o largo da Igreja?

Anónimo disse...

Atão não querem lá ver que ganhar população agora é uma coisa ruim!
O que deve ser bom é perder 10% como Portel, isso sim é que +e uma maravilha.
Viana ser um do 5 Concelhos que ganham população em todo o Alentejo apenas merece por parte do PS, do Finezas Pacheco e o Bengalinha o comentario : Não foi tanto como o Estevão dizia!
grandes vistas tem esta gente, benza-os Deus!
Onde agente havia de ir parar.
Acordem, somos o 3º Concelho que mais subiu em todo o Alentejo e sim, isso deve-se a trabalho feito pelos anteriores eleitos porque pelos actuais apenas se vê espantarem o pessoal de cá.

Anónimo disse...

Este mestre Finezas, está a prestar um trabalho fenomenal ao concelho, tudo é relativizado, desvaloriza o crescimento do concelho, desvaloriza a realização de eventos importantes, grande finezas sozinho abate a camara toda.

Anónimo disse...

O que o Finezas deve fazer é contrariar as mensagem deturpadoras da realidade que nos envolve.

Anónimo disse...

Potes Pacheco para Presidente...que isto só lá vai à BOMBA!!!!

Abílo Fernandes disse...

Não há cérebro que aguente sem replicar ao se ler alguns dos escritos do Estêvão, neste caso, quando ele advoga para si o mérito do crescimento da população no concelho nos últimos 10 anos. Depois do êxodo da população de Viana nos anos 60 do século passado para a cintura industrial de Lisboa, se não fosse o ancestral emprego gerado na cidade de Évora, fruto das diversas iniciativas públicas e privadas, então que população restaria no concelho de Viana do Alentejo?

O concelho de Viana do Alentejo, particularmente a vila de Aguiar é o modelo actual de dormitório de Évora.
Não é preciso dar muita volta para perceber que o acréscimo de 192 residentes em Aguiar, cujo contributo tornou o valor global no concelho positivo, se deveu à oferta de habitação nesta localidade a preços comparativamente mais baixos, os bons acessos rodoviários e a curta distância a Évora, aproveitado com vantagem por pessoas maioritariamente oriundas de Évora ou trabalhando nesta cidade.

O que fazem no dia-a-dia a maioria dos novos residentes de Aguiar e não só: trabalham em Évora, levam os seus filhos para as escolas de Évora, compram os seus bens nessa cidade, atestam os carros nas bombas de Évora, frequentam as piscinas de Évora e voltam a Aguiar ao final da tarde.

As suas casas foram financiadas pelos bancos sediados em Évora, a maioria desses moradores tem o domicílio fiscal em Évora.

Para alguns residentes, Aguiar é mais um bairro de Évora e, agora que os custos dos transportes pesam demasiado nas deslocações diárias, só não se mudam para a cidade porque não conseguem vender as suas habitações a preços ajustados.

Anónimo disse...

Dá-lhe Pacheco!!!!... que é para isso que te pagam...eu tenho ainda umas quantas enterradas no quintal...vamos a eles Pacheco...BOMBAS EM CIMA DOS COMUNAS!!!!

Anónimo disse...

esse parvalhão das bombas e a sua psicologia inversa de meter nojo bem podia ir levar no ..

Anónimo disse...

Se em vez da cobiça de um empreendimento imobiliário tivessem feito um esforço para viabilizar a continuação do funcionamento da Fratejo...

Se em vez da cobiça de um empreendimento imobiliário tivessem feito um esforço para viabilizar a continuação do funcionamento da MIA...

Se em vez da incompetência e da atitude rancorosa, que levou para tribunal uma série de proprietários de lotes da zona industrial de Viana, tivesse havido bom senso...

Se em vez de andarem, enquanto arrumavam o PDM a jeito,a comprar terrenos agrícolas para especularem com eles...

Se em vez de centenas de casas de fim-
de-semana tivéssemos centenas de hortas a produzirem...

Se em vez de buracos cheios de lixo tivéssemos algumas pedreiras a funcionar...

Se em vez de uma vila feia fossemos um local de visita obrigatório para todo o turismo que visita a região...

Se novas soluções tivessem sido criadas em alternativa às inevitabilidades...

Se em vez de ter de irmos trabalhar para Évora podássemos viver e trabalhar em Viana...

Se, não fossemos cada vez mais um dormitório...

SE, se, se...


Poderíamos dizer então que tinham valido os 4+4+4+4 anos de Estêvão.

Anónimo disse...

ÓH manel Baião.
Quanto ao emprego, o teu, o bengalinha tratou do assunto.
Quanto aos resto, devias acalmar os delirios.
Ires para uma reunião com pessoas a ouvir dizer que acabaram com a fratejo porque tinham comprado os terrenos não lembra ao diabo.
Tá no nivel de dizeres dentro do cineteatro que não se fizeram parques de estacionamento em Viana. Basta abrir os olhos, percebes?
Se não perceberes deixa, não vale a pena.
beijinhos

Anónimo disse...

Portanto Pá, não resisto a teclar para aqui uns pensamentos. Dentro da etratégia delineada, continuamos a dizer mal, sempre mal e a distorcer as coisas. No caso a que se refere, eu estava lá, e não foi exactamente isso que o Manel Zé disse. Têm que mandar uns gajos mais novos fazer o controle das reuniões da Agenda XXI. Isto porque se não é da senilidade então é mesmo do mau carácter. O que é que ele disse exactamente?, pergunte-lhe ou então vá às ditas reuniões. Já agora, porque é que não apareceram a nenhuma? Estratégia, só pode ser, depois não venham dizer que não há diálogo.
Quanto a emprego, é do conhecimento público que o homem o tem, sim senhora, mas é em Évora. Com a câmara tem uma avença, ou uma avençazinha, como alguém já por aí vomitou.
Nem todos têm o tachinho garantido pelo Partido, enquanto se portarem bem…

Anónimo disse...

A avença do baião faz tanta falta na Câmara de Viana como uma viola num enterro.
Se não é um tachinho é o quê?

Anónimo disse...

olha que assim não vais para o céu...

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO