terça-feira, 12 de julho de 2011

Médicos criam grupo no Facebook em defesa do SNS

Os médicos Ana Castro, Pedro Gouveia e Francisco Matos são os criadores e administradores do Grupo "Eu acredito na Sustentabilidade do SNS". O objectivo, dizem, é "envolver a comunidade" e "lutar pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os criadores do grupo justificam a sua criação com a "preocupação pelo doente" e pela procura proporcionar cuidados de elevada qualidade".

Segundo Ana Castro, médica oncologista, "este grupo surge da vontade de contornar a inevitabilidade que, neste momento, parece ser a privatização do Serviço Nacional de Saúde" e a "ideia nasce da vontade de um grupo de médicos em gerar discussão e novas ideias que possam contribuir para melhorar o nosso SNS".

Em comunicado, a médica afirma que os responsáveis acreditam "que o SNS pode ser sustentável sem a necessidade de privatização, pois esta pode comprometer o livre acesso dos doentes aos cuidados de saúde" e defendeu que "se todos nós contribuirmos, quem sabe possamos continuar a ter um SNS de qualidade para todos".

Este grupo debate ainda questões várias relacionadas com a criação de linhas orientadoras face à racionalização dos meios auxiliares de diagnóstico, a educação da população para a escassez de recursos materiais e humanos, a divulgação da factura com o custo integral dos cuidados de saúde prestados aos utentes, entre outros temas.

Pedro Filipe Pereira Gouveia é Mestre em Medicina e Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Ana Castro está neste momento a completar o internato complementar da especialidade de oncologia médica do IPOFG Porto e Francisco Matos é médico anestesiologista nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO