terça-feira, 5 de julho de 2011

Os Bombeiros Voluntário​s de Viana do Alentejo

Saudações a todos os Leitores.


Venho aqui, como cidadão com grande afecto pelos BVVA, na tentativa de apelar a todos os leitores uma breve reflexão sobre um assunto que têm sido tema de conversa, as vezes de forma dissimulada, nesta pacata vila alentejana, o que se passa afinal com os Bombeiros da nossa Terra?

Responder a esta perguntar talvez fosse uma reflexão demasiada complexa para quem passa por aqui de forma rápida, contudo o tema em si exige uma especial acuidade no tratamento. Desde 1982 que se criou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, graças a um conjunto de personalidades que faço questão de referir e manifestar o público agradecimento a António Janeiro, Manuel Pão Mole, Manuel Ramos, João Garcia, Francisco Fonseca, Bernardino Brito, José Brito, Miguel Figueira, Estevão Branco e José trindade.

Com a criação desta Associação Viana do Alentejo passou assim a ter uma corporação de Bombeiros, de cariz voluntário, cuja principal missão se centrava no auxilio á população, muitas vezes com prejuízo pessoal ou sacrifícios Familiares. Este sacrifício subordina-se ao conceito do voluntariado, e graças aos inúmeros homens e mulheres que naquela casa servem, ou serviram, sem qualquer contrapartida financeira e por vezes sem sequer ouvir um simples "Obrigado", que inúmeras vidas tem sido salvas e bens protegidos.

Contudo embora nos momentos de aflição seja a estes que recorremos e esperamos que cumpram o seu lema "VIDA por VIDA", por vezes quando deles não necessitamos passamos mais tempo a criticar do que a procurar apoiar na melhoria, e só nos voltamos a lembrar da sua importância quando esperamos a sua chegada, confiantes que conseguem solucionar as situações de maior perigo. Na situação actual, que tanto se tem falado de forma tão pouco esclarecida, interessa agora sim inverter o ciclo e prestar o tal apoio que todos dizemos ser capazes de dar mas que muitas vezes não damos verdadeiramente, pois o encerramento da instituição ou a sua perca de capacidade de auxilio está a tornar-se numa realidade cada vez mais próxima, e depois quem vai lá estar naqueles momentos de aflição!!!!!

Este ano é um ano decisivo para a instituição dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, e espero que com estas breves palavras todos possamos ajudar no desenvolvimento de novos projectos e aplicação de conceitos modernos, que permitam não só assegurar uma continuidade como aproximar a actividade cada vez mais da população pois é por ela que os bombeiros existem e a ela que devem servir.

No sentido de aproximar a actividade á necessidade dos habitantes do conselho de Viana, podemos deixar aqui no blog da nossa terra sugestões sobre o que queríamos ver melhorado, ou então para o e-mail andre_maroco@hotmail.com

Abraço
André carvalho

Recebido via email em 29 de Junho de 2011, 23:57

1 Comentário:

Anónimo disse...

Um texto coerente e bastante lúcido. Bem haja!

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO