segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ecos da Romaria a Cavalo




Tourada: Fernado Tordo

Mas quem é que se preocupa com o carro andor, santas, fé ou coisas do género, deveriam ser os romeiros, não será? Não serão certamente os comunistas empreiteiros cavaleiros caloteiros.

Eles, mais que ninguém e sendo cá da terra, poderiam ter dado uma mão para que a entrada tivesse sido apoteótica, mas isso também não lhes interessava, não é?

Há um reparo que também gostaria de aqui deixar, a romaria a cavalo não é uma iniciativa da câmara de Viana e da Moita.
Começou e continua a ser, mais que tudo, uma iniciativa de um grupo de pessoas da Moita que tem o apoio das câmaras atrás citadas.

Aliás, no primeiro ano o camarada Estêvão (na altura ainda era comunista)tudo fez para se desmarcar da romaria que colidia com as comemorações do 25 de Abril. A dinâmica de progresso dos romeiros é que não lhe deu outra alternativa senão a de se sentar na charrete.

Mas a propósito de "muitos afastados uns dos outros", foi muito notado o afastamento entre o arquitecto Carlos Marques e o seu amigo João Garcia que este ano entrou na companhia do Cabral.

Foi por acaso ou terá sido estratégia?

10 Comentários:

Escritas no prepúcio disse...

Ora bem…

Desde o dia em que alguém que mantinha um diálogo comigo e ao ver passar o camarada Diamantino no seu Renault twingo, ruboresceu, encolheu os ombros e soltou inconscientemente as palavras – “Porra, que agora fui visto consigo!”, enquanto se escondia por trás da minha pessoa. Fiquei desconfiado que havia aqui coisas muito estranhas.

Na altura também fiquei a pensar se teria sido por acaso ou se era estratégia, hoje sei que foi mesmo só por uma questão genética. Quando muitas gerações se habituam a abanar a cauda ao dono há hora da ração, enquanto pulam na tentativa de dar uma lambidela aqui e ali, incapazes de ladrar á hora da refeição, pois correm o podem ser ençaimados, correm o risco de adquirirem os hábitos de sobrevivência que definem toda uma espécie. Há quem lhe chame evolução genética, outros há que lhe chamam deformação no carácter, eu prefiro chamar-lhe oportunismo barato.

Em relação aos casos de amor que se desenrolaram na romaria, penso que tenha havido umas curtes e uns apalpões, talvez mesmo uns beijinhos mais românticos em terras de S. Cristóvão, mas não passou disso mesmo. Ainda é cedo para casamentos, estrategicamente vão dando uns toques no Bengalinha, um SMS, um beijinho mais demorado e uma festinha na orelha, um ramo de flores ou um abraço mais apertado.

Entretanto vão passar mais três romarias, uns 25 de Abris, muita festa e muito baile, vamos limpar, puxar lustro e polir e lá pró fim do mandato é vê-los de braço dado, aliança no anelar, cartão do partido com cabeças enormes a passar nas nossas ruas. E a gente… Epá, a gente chamamos as crianças para ver porque os cabeçudos voltaram mais um ano.

Anónimo disse...

O que eu OUVI é que a Romaria a Cavalo é organizada por uma comissão constituída por 4 entidades, a saber: a Câmara de Viana, a Câmara da Moita, a Associação Equestre de Viana e a Associação dos Romeiros da Moita.
Passem bem.

Anónimo disse...

Para o último comentador.
(Câmara de Viana + Câmara da Moita + Associação Equestre de Viana) - Associação dos Romeiros da Moita = Não há Romaria

Anónimo disse...

Adoro, adoro esse comentador "do passem bem", tão querido, tão previsível, adoro!

Tou ca pra ver disse...

Ecos da Romaria....mas do ano de 2008!!!!

Ora bem,após uma pesquisa de coisas que ainda não me tinha esquecido,ao contrario de alguns!
Encontreia algumas perolas com o titulo "O Nascer de uma Tradiçao" (sigam o link http://vianadoalentejo.blogspot.com/2008/04/o-nascer-de-uma-tradio.html#comments).

Isto visto no desaparecido "Viana e Tal",cujo alguns comentarios aqui vos deixo!

- Muito bem, Francisco Baião ! Gostei de saber que até andam a inventar tradições ! Pelo menos alguém que nos esclareça e ajude a abrir os olhos ! Como se não basta-se toda a decadência, jogos e esquemas, ainda inventam umas tradições... para quê ? Ganharem mais algum, não ? O outro dizia assim: sabes que te digo amigo - Olha não te digo nada ! Só espero que o povo não faça como a oposição politica neste concelho - que cala e logo consente este decair permanente ! Olha Francisco, assim vai a cultura no concelho de Viana do Alentejo !
Se descobrires outras conta-nos, que o povo já está farto de ser ultrajado !
Bem haja amigo Baião !

Jacinta
22.04.2008

Anonimo disse....26.04.2008

Belas bebedeiras que cá chegaram, esta gente não tem, nem nunca teve devoção! Mostram-se apenas para tapar todo o sol do alentejo. E as damas, viram, as damas?A ostentar um poderoso turbante "comido" pela bicheza!!! Que, para quem é devoto, Nª Srª tenha pena e acompanhe os desgraçadinhos e pobres.
Haja dó.

Depois uns dias mais tarde voltaram à carga com um novo post intitulado de "Um fim de semana de peso" Link (http://vianadoalentejo.blogspot.com/2008_04_01_archive.html).

Comentario

Anonimo disse...30.04.2008

pois o 25 de abril parece que vai deixar de ser comemorado, pois parece que o dia da liberdade foi substituido por uma romaria que nunca existiu... e viva as forças de esquerda que substituem as comemoraçoes do 25 de abril por actos e cerimonias religiosas! como diz a musica " CÁ SE VAI ANDANDO COM A CABEÇA ENTRE AS ORELHAS"!

Pois é isto foi em 2008,estamos em 2010 e ao que parece foi igual,nunca tive nada contra a romaria e continuo a achar que se deve realizar,e não sou adepto de cavalos,por isso façam ou não "não me aquece nem me arrefece"

Só gostaria de saber onde estão os anónimos que fizeram estes comentarios!!!

Anónimo disse...

Amigo, isso não é verdade porque todos sabemos que não foi igual, porque nem tão pouco existiu dia 25 de Abril nas freguesia de Alcáçovas e Aguiar.
O 25 de Abril foi só em Viana, de resto foi o dia 24 de Abril.
Portanto Pá, isto já mudou.

Anónimo disse...

A questão mantêm-se - ainda ninguém provou que essa romaria, em que os animais viriam da Moita até aqui para serem benzidos, realmente existiu, ou se é uma invenção para abrilhantar esta Romaria a Cavalo. Mais que ir buscar comentários aos blogues, a generalidade deles anónimos, o que seria de facto interessante seria ver estes ressabiados comentadores apareceram com documentos históricos que documentassem essa transumancia de quase quinze dias, em plena época de sementeiras, isso sim, era obra. Da mesma forma que seria muito interessante a demonstração de que um comunista convicto pode andar a papar hóstias, armado em beato, especular na bolsa, explorar trabalhadores ou dar em cavaleiro com pagem e tudo. Isso sim, é que era ser vanguarda e iluminar o caminho dos tristes proletariados. Até lá e enquanto fogem com o rabo à seringa não assumindo os compromissos para os quais foram eleitos, até lá continua tudo em aberto.
PS
Ao contrário do que foi escrito nos blogues onde os comentários continuam disponíveis, os vossos, foram vergonhosamente apagados (pensam vocês)na tentativa de apagar a história.
Viva o Povo do Concelho de Viana do Alentejo - Abaixo os Crápulas!

Anónimo disse...

Não surpreende este texto. É mais do mesmo. Novidade apenas o Potes Pacheco a lamentar-se de não ter sido incluído. O homem afinal gosta que falem nele.
Ente mentiras, falsas verdades, chavões construídos e datados para fins eleitorais, anticomunismo primário, ilusionismo, e alucinação, o escritor anterior volta ao mesmo registo de onde parece não conseguir sair: Quando o actual executivo é criticado por alguma coisa que não faz bem, este nosso defensor da democracia e transparência de imediato salta para o terreno e... aos costumes disse nada! Na verdade, vai falar do passado que a sua(s) mente criou e alimentou e diz que os outros é que eram maus!
Sobre o presente não diz nada.
Porque será?
Se calhar porque as evidências suplantam em muito as coincidências e o nosso paladino defensor da moral, transparência e bons costumes nem sequer explica afinal se é ou não chefe de gabinete. E se não é porque não é, quando foi anunciado pelo Presidente da Câmara no dia da tomada de posse?
E o novo chefe da DASE é eleito do PS?
E os trabalhadores estão felizes agora? Óptimo. O Sr Lima de Alcáçovas já recebeu o dinheiro que o Vereador João pereira disse que lhe pagava (eu ouvi)?
E toda a gente agora ganha muito dinheiro em horas extras como foi prometido pelo ps?
Acredite que para as próximas eleições teremos obviamente muita coisa que discutir, olhe eu sou um dos que estou a tomar nota das várias situações de compadrio (reais e não ficcionadas) para podermos discutir. Mas isso será quando for o tempo. Agora devia ser tempo de trabalharem, mostrar que são melhores do que os que lá estavam.
Deviam fazer a diferença mas com verdade. Deviam apontar os erros anteriores mas também assumir que apenas se estão a montar nos projectos que vinham da anterior gestão, do dinheiro que ficou à vossa disposição e das candidaturas que estavam em marcha. Estão a dizer a parte má e a tentar apagar a parte boa como se ela não existisse. Estão a ignorar as benesses dos fundos comunitários agora tão mais flexíveis
Ou não estou a ver bem ou afinal a piscina de Alcáçovas (ela mesmo, a tão odiada), ainda vai ser financiada pelos fundos comunitários como o anterior executivo sempre foi dizendo e se assim for então ficam sem argumentos para manterem os empréstimos ao banco.
E ficam sem argumentos para não construírem a piscina coberta de Viana e o pavilhão de Aguiar. E ficam sem argumentos para muitas outras coisas que não são do interesse do nosso conhecido anónimo que se tornem do domínio publico.
Portantos pá, teremos muita coisa que falar, mas lá mais para a frente. Agora, e que tal trabalharem um bocadinho?

Anónimo disse...

Muito bem Estêvão Pereira, se retoma as funções de veredor da oposição, lá mais para a frente... nós cá estaremos para debater o passado, o presente e o futuro.

Anónimo disse...

...retomar..

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO