quinta-feira, 1 de abril de 2010

Grandioso complexo de piscinas em Vila Nova da Baronia


Perspectiva do interior da piscina coberta


“A Câmara Municipal de Alvito lança concurso público, para a empreitada da obra de construção da piscina municipal de Vila Nova da Baronia, investimento orçado em cerca de 3 milhões de euros.
Segundo disse o presidente da autarquia, Dr. João Penetra, em cerimónia solene com a presença de inúmeros jornalistas, esta obra representa a realização de um sonho para a população de Vila Nova da Baronia, reforça a rede de equipamentos sociais no concelho, numa altura em que as famílias e as empresas se debatem com graves problemas económicos.

O Edil conhecedor profundo das raízes culturais e históricas do seu povo, de forma erudita, socorrendo-se de uma brochura, teceu algumas considerações acerca do maior povoado do concelho de Alvito.

Segundo o presidente de Câmara, "Vila Nova da Baronia, inicialmente denominada Vila Nova de Alvito, sofreu ao longo dos tempos alterações no nome, tais como Vila Nova a par de Alvito, Vila Nova junto a Alvito ou Vila Nova junto a Viana. Estas designações mantiveram-se até ao séc. XVIII, altura em que tomou a designação final de Vila Nova da Baronia, por fazer parte do grande senhorio dos Barões de Alvito.
Esta linda Vila durante um longo período constitui sede de concelho com autonomia administrativa e judicial até 1836.
Nesse ano o concelho de Vila Nova da Baronia foi integrado no de Alvito, fazendo parte da diocese e comarca de Évora, integrava a provedoria de Beja, enquanto a nível jurídico se encontrava dependente de Alvito. "

No momento em que o Dr. João Penetra estava quase terminando o seu "alvitre", uma velhinha em transe sai da assistência, dirige-se ao autarca, abraça-o e com a voz trémula diz:
Sr. presidente com estas "piscinas terapêuticas" na freguesia, já não vou precisar de ir fazer os tratamentos a Montemor-o-Novo.

A maioria dos presentes de garganta apertada, limparam os olhos comovidos com a espontânea e comovente manifestação daquela avó.”

Visto na "Korean Central News Agency”

6 Comentários:

Anónimo disse...

Esta piscina é mesmo parecida com aquela dos retiros da OPUS DEI, o camarada papa óstias ainda vai trasformar o concelho de Alvito num grande santuario coberto com relicários onde reposam todos os santos da vida monástica comunista.

Anónimo disse...

Onde, há muito, raposam diversos santos da vida monástica comunista e da esquerda festiva nacional.

Anónimo disse...

Finalmente é que temos no Concelho um homem com visão

Anónimo disse...

Ressuscitem os que antigamente eram atentos e eximios em perceber o que funcionava e o que não funcionava. De repente parece haver uma cegueira colectiva, então a página da internet da câmara não tem melhoras? não há acesso aos documentos, e porquê? será que os dois mil e tal euros que a jornalista ganha não lhe chegam para fazer bem o seu trabalho? E as vozes da discordia onde estão? é uma vergonha, não me digam que 7 meses não chegam para perceber como se melhora a página da internet?

Anónimo disse...

As actas das reuniões da Câmara e da Assembleia Municipal estão todas online.
A página está um pouco melhor, mas ainda não satisfaz as necessidades dos utentes.

Anónimo disse...

Melhor? está uma merda. A jornalista passa os dias a cortar na casaca do Bruno Borges, já não o pode ver nem a ele nem ao velho, só lhe dão é trabalho e não sabem o que querem.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO