sexta-feira, 16 de abril de 2010

Vulcão islandês: o improvável impacto sobre as temperaturas globais

A nuvem de cinza vulcânica que explodiu a partir de um vulcão islandês esta semana não deverá ter um impacto sobre as temperaturas globais, diz um climatologista australiano.

erupção vulcão irlandês
Clique aqui para ampliar
Foto Reuters: Olafur Eggertsson


Na quinta-feira o vulcão, localizado sob o glaciar Eyjafjallajökull, produziu uma nuvem de cinzas e rochas de 10 quilómetros de altura que se estendeu na maior parte do norte da Europa.

Os detritos foram responsáveis pelo encerramento de aeroportos no Reino Unido, Noruega, Dinamarca, Bélgica e Suécia, e produziu um espectacular pôr-do-sol na região.

Enquanto as partículas podem ter um efeito sobre as temperaturas locais, a curto prazo, os especialistas não acreditam que terão o mesmo impacto que a erupção do Pinatubo duas décadas anteriores.

Em Junho de 1991, o Monte Pinatubo, um vulcão activo nas Filipinas, lançou dez quilómetros cúbicos de material na atmosfera.
Partículas da erupção entraram na estratosfera da Terra, resultando numa redução de 10% da luz solar que atinge a superfície da Terra, e uma queda de 0,4 ° C na temperatura média global.

Demasiado baixo para causar um impacto

Dr. Blair Trewin do Centro Nacional do Clima em Melbourne diz que, na sua forma actual, a nuvem de cinzas é improvável que tenha o mesmo impacto sobre a temperatura global.

"Para um vulcão ter um efeito significativo no arrefecimento global, tem de lançar as suas cinzas até à estratosfera", diz ele. "Se isso não acontecer, as cinzas vão começar a "chover" com bastante rapidez."

Mesmo que o material atinge a estratosfera, Trewin acredita que pela localização do vulcão, o impacto da cinza apenas afectará algumas regiões situadas no hemisfério norte.

"Quando se entra na estratosfera, os ventos tendem a fluir a partir do equador para os pólos", diz ele. "Então, qaundo ocorre uma grande erupção nos trópicos, os ventos na estratosfera tendem a espalhar o material expelido sobre o globo inteiro.

"Considerando que se isso acontece nas regiões polares o material tende a ficar naquela zona - ele não se propaga até latitudes mais baixas".
Mas Trewin diz que a nuvem de cinzas vulcânicas pode ter um impacto a nível local.

"Quando o Monte St. Helens entrou em erupção em 1980, não teve impactos significativos globais, mas nos dias imediatamente após a explosão, as temperaturas de verão sofreram um arrefecimento de 10 ° C ou mais em algumas partes do noroeste dos Estados Unidos."

Dr. Jeff Masters, director de Meteorologia em Weather Underground diz que a erupção não deverá ter um impacto significativo sobre os padrões climáticos no Hemisfério Norte.

"No entanto, as cinzas podem trazer um espectacular pôr-do-sol para a Europa e para a América do Norte na próxima semana, com a projecção de nuvens de cinzas em todo o hemisfério norte."


ABC News


Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO