segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cinco dias a cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo


Foto de Francisco Fadista, 2006


Foto de Francisco Fadista, 2007


Foto de "Viana e Tal", 2008


Foto de "Com Pedaços de mim...", 2009

Mais de três centenas de romeiros a cavalo ou de charrete começam, na quarta-feira, uma viagem de 170 quilómetros que os levará até à Procissão de Nossa Senhora d'Aires, no domingo, onde pedirão a bênção dos animais.

Mais de três centenas de romeiros de todo o País reúnem-se na quarta-feira, na Moita, para cumprir uma tradição secular: a cavalo ou de charrete, viajam até Viana do Alentejo onde participam na Procissão de Nossa Senhora d'Aires, no domingo, e pedem a bênção dos seus animais.

A romaria é secular e desde sempre envolveu os dois concelhos. Contudo, sofreu uma interrupção de cerca de 70 anos até ser ressuscitada há dez, por um grupo de amigos ribatejano. Os agricultores da Moita deslocavam-se anualmente a Viana do Alentejo com os seus animais para, no dia da Procissão de Nossa Senhora d'Aires, pedirem à padroeira a protecção do gado e boas colheitas. O crescente abandono da actividade agrícola levou ao desaparecimento da tradição.

"Hoje em dia, os participantes são quase todos amantes dos cavalos de toda a natureza: de desporto, de lazer, charrete", disse ao DN Miguel Almeida, da Associação de Romeiros da Tradição Moitense, que organiza a romaria juntamente com as autarquias da Moita e de Viana do Alentejo, e com a Associação Equestre de Viana do Alentejo. A vertente religiosa continua presente, mas a romaria assumiu um carácter mais lúdico e de convívio.

Na frente do cortejo vai um carro-andor puxado por dois cavalos com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Seguem-na cavaleiros e charretes ao longo de 170 quilómetros, quase todos em terra batida. Em ambiente tipicamente rural, os romeiros pernoitam no campo. "Uma grande parte já tem grupo e logística própria: há quem leve tendas, rulotes ou carrinhas. As dormidas fazem lembrar um acampamento, uns têm mais luxo, outros têm menos", explica Miguel Almeida.

A chegada ao santuário de Nossa Senhora d'Aires acontece no sábado, ao final do dia. Depois, haverá um jantar-convívio e promessa de festa rija, com arraial junto ao santuário. A Procissão de Nossa Senhora d'Aires, momento em que os romeiros pedem a bênção dos cavalos, decorre no domingo de manhã. A romaria termina com uma missa campal junto ao santuário da Senhora
d'Aires.


4 Comentários:

Anónimo disse...

Desculpe lá a franqueza, mas vc só pode estar a brincar aqui com o pessoal, com este post, tenha juizo!

Mestre Finezas disse...

O texto não é opinativo e nem sequer foi redigido por mim.
Esta notícia foi publicada no DN/Sapo, com texto de Joana Capucho, tal como vem em nota de rodapé.
Obrigado por comentar.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Esta iniciativa que tem merecido sempre honras televisivas deveria ser, até pelos euros que o município nela investe, uma ocasião para promover Viana como um destino turístico. Não o faz porque não há produto turístico para vender, o que há é um Santuário entregue literalmente à bicharada e uma vila feia, seguramente a terra com o centro histórico mais maltratado das redondezas. Mais que feiras das vaidades, é preciso começar pelo princípio, reabilitar a vila, começando nas zonas mais degradadas, indo até ao osso, devolvendo às pessoas o orgulho na sua terra e tornando-a num produto turístico apetecível. Até lá, "romarias" como estas, se bem que bem vindas, não passam de passeios ao cú do mundo.
MB

Anónimo disse...

Certo, percebi isso que o "mestre" escreveu, mas, sinceramente, porque publicou??
Por estas e outras coisas mais é que "esta merda da politica" é nojenta. Sinceramente, não digo que fiquei surpreendido porque não simpatizo mto com o meu amigo, mas agora achei ousadia demais.
E só comentei porque não resisti.
E, já agora, retribuo os cumprimentos

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO