sábado, 17 de abril de 2010

Parceria entre a Universidade Sénior Túlio Espanca/Escola Popular da Universidade de Évora e a Câmara Municipal de Viana do Alentejo



Túlio Espanca em Évora, Primavera de 1987. Túlio Espanca (Vila Viçosa, 8 de maio de 1913 — Évora, 2 de maio de 1993) foi um historiador português. Primo da célebre poetisa portuguesa Florbela Espanca, Túlio Espanca contribuiu com os seus trabalhos para o Centro Histórico de Évora, que se tornou, em 1986, Património Mundial da UNESCO.

Se houvera quem me ensinara, quem aprendia era eu… (cancioneiro popular alentejano/Moda Rama da Oliveira)


"Se a Educação é um direito humano elementar, a Aprendizagem ao Longo da Vida é um imperativo necessário a um harmonioso desenvolvimento humano, cultural, social, técnico e económico.
Consciente da responsabilidade social que lhe cabe, no território em que se encontra localizada (O Alentejo), a Universidade de Évora, através da sua Escola Popular/Universidade Sénior Túlio Espanca, (USTE/EPUÉ) pretende contribuir para a formação científica, cultural e técnica dos cidadãos do Alentejo, promovendo a sua participação em dispositivos formativos indutores de estilos de aprendizagem ao longo da vida que estimulem e reforcem o gosto e o prazer de aprender.

Nos últimos meses, uma vasta equipa de professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, funcionários, amigos e parceiros da Universidade de Évora trabalhou intensamente, com um extraordinário desafio: criar, estruturar e colocar em funcionamento, ainda no presente ano lectivo 2009/2010, uma Escola Popular na Universidade de Évora que honrasse o trabalho e a memória de Túlio Espanca, nosso patrono, e contribuísse para reforçar os laços de comunicação e de diálogo com as(os) alentejanas(os) e o Alentejo."

O estabelecimento de parceria de colaboração entre a USTE/EPUÉ e o concelho de Viana do Alentejo, através da celebração de Protocolo de Cooperação entre a Universidade de Évora e a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, será formalizada em cerimónia de início de colaboração, entre as duas entidades, no Cine-teatro Vianense, no próximo dia 8 de Maio, pelas 16.00 horas.
Na cerimónia ocorrerá um momento cultural em que participarão agrupamentos académicos e instituições locais.


Na sequência da celebração do protocolo de colaboração, no próximo dia 11 de Maio, pelas 9.00 horas, será efectuada uma visita de estudo à Universidade de Évora.
Com um roteiro criado para o efeito e levado a cabo por alunos e docentes da Universidade de Évora, Viana do Alentejo “descobre” a Universidade de Évora.

Visto No Diário do Sul de 16-04-2010
e no sítio da USTE/EPUÉ

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO