sábado, 3 de abril de 2010

O direito à greve


Manifestação de professores. Cartaz: "Está na hora da ministra ir embora" - Maria de Lurdes Rodrigues, anterior ministra da Educação

la varsovienne
Ana Avoila, dirigente da Frente Comum dos Sindicatos da Administraçãao Púbilca e Mário Nogueira, líder da FENPROF, durante a greve de 4 de Março.

...."Cada vez mais instala-se a percepção de que no nosso país o grosso das greves é feito pela Administração Pública ou pelas empresas do Sector Empresarial do Estado. A extensão e impacto destas greves não tem paralelo em qualquer greve do sector privado.

Embora o direito à greve seja consensual na sociedade portuguesa cada vez são mais as vozes que se interrogam sobre as razões porque as greves "migraram" do sector privado para o sector público já que é do conhecimento comum que no primeiro há sub-sectores com níveis salariais e segurança de emprego, muito mais baixos.

As greves em empresas, em que o utente pode quase sempre recorrer a produtos ou serviços alternativos, resultam em claro prejuízo dos empresários. Pelo contrário as greves dos serviços públicos, quantas vezes essenciais, raramente permitem o recurso a fornecedores alternativos afectando no essencial os utentes de tais serviços.

Há no entanto uma outra ordem de questões que me parecem muito pouco esclarecidas.

O Estado, por acção do Governo ou da Assembleia da República, toma decisões legalmente válidas sobre as condições de trabalho dos funcionários.

Cabe perguntar mesmo com risco de ser mal compreendido: fará sentido a tradicional extensão do direito à greve, que foi criado para proteger a parte mais fraca, os trabalhadores, da ganância capitalista dos empresários, à Administração Pública que tem como "patrão" entidades supostamente defensoras do interesse comum? Entidades que têm sobre os cidadãos o poder discricionário de cobrar impostos e de nos mandar combater numa qualquer guerra?

Não se trata de impedir a discordância. Os trabalhadores da Administração Pública têm o direito de discordar das decisões do Governo como qualquer outro cidadão, mas devem dar voz a essa discordância como qualquer outro cidadão; manifestando-se e votando. Sob pena de haver na sociedade cidadãos de primeira e de segunda no que toca às relações com o poder do Estado.

Uns, de primeira, podem parar os hospitais para defender os seus salários afectados por decisões de política orçamental e os outros, de segunda, só lhes resta esperar pelas próximas eleições para castigar um governo que, com a mesma política orçamental, os levou ao desemprego e à ruína...."


1 Comentário:

Anónimo disse...

O autor deste texto "estudou economia no ISCEF, mas fez carreira como Systems Engineer na IBM (1970-1993) - e posteriormente como gestor. Especializado em gestão da produção, automação e CAD/CAM, conduziu projectos em dezenas de empresas industriais portuguesas.

Em paralelo manteve actividade política, como militante do PCP, desde 1966, e foi dirigente sindical.
A partir de 2000 dedica-se a actividades de jornalismo tecnológico com base na Internet.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO