segunda-feira, 5 de abril de 2010

Estado abre mais duas mil vagas para estágios na Administração Local


O Conselho de Ministros de 1 de Abril procedeu à aprovação final do Decreto-Lei que adapta à administração local o regime de estágios da administração pública.

Este diploma adapta à administração local o novo regime de estágios profissionais na Administração Pública, permitindo criar 2000 novos estágios na administração local, que acrescem assim ao Programa de 5000 estágios na Administração Central já em curso.

Este novo programa vai contribuir para uma melhor transição para a vida activa de um elevado número anual de jovens desempregados à procura do primeiro ou de novo emprego.

Os destinatários deste programa são jovens licenciados, desempregados, à procura do primeiro emprego ou à procura de emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação.

Este regime potencia, assim, o empreendedorismo dos jovens, proporcionando-lhes uma experiência profissional e formativa em contexto real de trabalho, formatada de modo a valorizar as suas qualificações e competências académicas e profissionais e, ao mesmo tempo, familiarizando-os com as regras, práticas da administração local e promovendo o sentido de serviço público.

Este novo quadro legal vai permitir a ampliação do Programa de estágios na administração local (PEPAL) ao sector empresarial local e confere aos municípios, pela primeira vez, a possibilidade de definição do local do exercício do estágio noutras entidades, como instituições particulares de solidariedade social e em empresas, permitindo assim diversificar as oportunidades para os jovens candidatos. Para os municípios com menos de 30.000 eleitores será possível conferir, em caso de igualdade, preferência no acesso ao estágio aos residentes na área do município.

11 Comentários:

Anónimo disse...

Peçam mais técnicos para a Câmara de Viana que bem precisa. O Estevão deixou a Câmara práticamente sem técnicos como por exemplo Jornalistas, Arquitectos, Engenheiros, Psicologas, e já agora tambem podem vir meia dúzia de acessores e Secretárias para que se começe a fazer alguma coisa

Anónimo disse...

Se o senhor fosse jovem licenciado e estivesse à espera de adquirir alguma experiência profissional, dando também o máximo do seu contributo para ficar “bem classificado” para estar em melhores condições no mercado de trabalho, não estaria contra estes programas.
São 2000 vagas a distribuir por todas as autarquias, o que deve dar para o concelho de Viana um ou dois estágios.
Em termos remuneratórios, está previsto “que as condições sejam as que já estão a ser praticadas no âmbito dos estágios profissionais promovidos pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional e correspondem a uma remuneração de 2 IAS mais o subsídio de alimentação”.
Isto dará um rendimento ligeiramente acima dos 900 euros o que para nós é muito bom

As despesas das entidades promotoras, com o pagamento da bolsa de estágio, subsídio de refeição e seguro de acidentes pessoais do estagiário são financiadas por fundos comunitários (através do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH), tipologia 5.2 Estágios Profissionais) em 70%.
O que quer dizer que as autarquias terão uma despesa mensal ligeiramente abaixo dos 300 euros.
Este programa ainda tem a particularidade de conferir aos municípios, pela primeira vez, a possibilidade de definição do local do exercício do estágio noutras entidades, como instituições particulares de solidariedade social e em empresas, permitindo assim diversificar as oportunidades para os jovens candidatos.

PERDEU UMA BOA OPORTUNIDADE DE CONTER O VENENO QUE LHE CORRÓI A ALMA.

O concurso em que o Sr. Estêvão admitiu trabalhadores para as piscinas, já com elas fechadas, é que foi um grande trabalho de gestão.

Anónimo disse...

Á falta de uma reforma na administração cenral, solta-se mais um coelho magnifico desta cartola que mais parece uma boina rota e iluminadamente se faz uma festa por se arranjar emprego a prazo para uns 2000 priveligiados momentaneos, os mesmo que daqui por um ano estarão inscrito em qualquer centro de emprego perto de si.

Finezas pá... isto é areia para os olhos e tu sabes, porque também descontas para estas merdas.

Anónimo disse...

O jovem licenciado pode descansar sentado que os dois mil estágios já estão ocupados. Não atirem areia para os olhos do povo. O autor do texto de 5 de Abril ás 10,30 deve também já ter lugar assegurado na defesa do grande timoneiro Socrates com um tacho na Cãmara de Viana dou nalguma Direcção regional de qualquer coisa em Évora. isto é igual ao tempo da Legião em que o papel dos Legionários era defender Salazar.

Anónimo disse...

Estêvão, porra, não desanque o jovem dessa maneira.

Anónimo disse...

Olha, olha, e então vocês não levaram para a Câmara de Viana uma carrada de camaradas e simpatizantes do glorioso PCP? Nas outras Câmaras dos comunistas é a mesma coisa, ou pensam que o Rui Penetra está na de Vendas Novas pelo seu mérito ou a manona na de Arraiolos pelo mesmo motivo? A Ritinha, veio trabalhar pra cá pelas suas virtudes ou pelo cartão do partido? O Abílio Fernandes não encheu a Câmara de Évora de camaradas durante os anos que lá esteve? Também podíamos falar aqui um bocadinho dos países ditos “comunistas”, União Soviética, RDA e afins, onde só tinha emprego público quem era de confiança, ou seja, do Partido.
Esta lógica de só distribuir as benesses pelos amigos e apoiantes é tão velha como a humanidade, todos os partidos e grupos sociais a praticam em Portugal e no mundo. As modernas sociedades bem apregoam um teórico igualitarismo meritocrático, mas a realidade é bem outra. Agora esta dos “comunistas” querem vir dar lições de moral neste e noutros domínios, quando fazem o mesmo e por vezes bem pior, essa é que não lembra nem ao diabo…

Anónimo disse...

E já agora, “Legião”, “Salazar”, “União Nacional”, “Mocidade Portuguesa”, “Pide”, “KGB”, “Pioneiros”, “Partido”, “Estaline” e por aí em diante, tudo isto é farinha do mesmo saco, tudo isto faz parte do mesmo universo, o universo dos regimes políticos totalitaristas, não democráticos…

Anónimo disse...

19 foram os lugares aprovados ontem na reunião de camara para ampliar o quadro de pessoal, serão para os militantes do PCP? claro que são os empregos prometidos durante a campanha. É que alguns já se andam a passar das promessas tardarem...

Anónimo disse...

Contratem uma jornalista que não diga mal do chefe de gabinete nem do assessor, que ganhe menos e produza mais. Serà uma grande ajuda.

Anónimo disse...

CONTRATEM-ME A MIM...

Anónimo disse...

Bem em 19 lugares devem sobrar alguns para as limpezas e arranjos dos jardins que continuam a maior vergonha.
Podem por técnicos de jardinagem, não se esqueçam.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO