domingo, 7 de março de 2010

Comemoração do centenário da proclamação do "Dia Internaciaonal da Mulher"

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO

"Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo."


Perante estes factos históricos dei por mim lendo o singelo texto, “Feliz dia Internacional da Mulher”, publicado no desdobrável blogue, Alcaçovense, “Portanto Pá”.
Portanto, desde logo fiquei interessada em verificar, de entre as sugestões listadas, o programa do Município de Vidigueira.

A curiosidade era grande, até porque este município ultimamente tem andado na berra, marcando a agenda política nacional. Por dedução, apostaria com quem quer que fosse, que o aliciante programa das comemorações do "Dia Internacional da Mulher", seria suportado pelo ordenado do seu Edil, Manuel Narra

Quando abri a página do site da Câmara de Vidigueira, fiquei boquiaberta, desta vez isso não iria acontecer, pois uma parte das despesas, 10 euros, era suportada por cada mulher e a outra por mais um dos pretensos e inesgotáveis orçamentos camarários, produto dos poderes autónomos ao governo da república, maioritariamente endividados até à raiz dos cabelos.
Bem vistas as coisas, sob o ponto de vista financeiro a coisa até não era assim tão má – as inscrições eram limitadas - afinal o homem não brinca com a contabilidade.




Depois de recuperada do espanto, também vou ser sincera, não gostei que o município de Vidigueira tivesse antecipado em dois dias a data dessa efeméride.
É como se comemorasse-mos no dia 23, o 25 de Abril.
Apesar desta ideia de troca de datas não ser original,
qualquer dia, por este andar, temos também todos os feriados ao fim-de-semana.

Ainda um pouco decepcionada com esta situação, consultei as ofertas promocionais colocadas no "mercado empresarial".
Dei com uma oferta do hotel moliceiro, muito interessante, que sugiro às minhas amigas mais endinheiradas:



Cá por mim vou ficar cá pela urbe, a menos que seja promovida pelas centrais sindicais uma grande manifestação em Lisboa contra o Sócrates, e que a Câmara ceda graciosamente o respectivo transporte..

Se não for passear até Lisboa vou até ao Cine-teatro Vianense.

Dia 8 a Junta de Freguesia de Viana comemora o Dia Internacional da Mulher, com o seguinte programa:

Homenagem à Irmã Celeste do Centro Imaculado Coração de Maria
Actuação do Grupo Coral Feminino "Paz e Unidade" de Alcáçovas
Oferta de um lanche a toda a população feminina da freguesia

4 Comentários:

Anónimo disse...

Tenho tantas saudades do Sr. Estevão e da forma que ele trata as mulheres do concelho, até as troca por mulheres de outros concelhos. E no meio ainda vai buscar reforços.

Anónimo disse...

Eu gosto mais deste que em plena campanha rodou várias chávenas, sempre no mesmo Pires...primeira a chávena almçadeira (mãe) e mais tarde a chávena de chá (filha)

Anónimo disse...

Este presidente também tem muito que contar.Querem por ordem alfabética ou areas de residencia?

Anónimo disse...

Que chatice, eu até pensava que o homem era gay.
Tenho que me voltar para outro lado, se calhar para os frustrados dos anteriores comentadores.
Onde estão suas Nélinhas!

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO