quarta-feira, 24 de março de 2010

Autarquia de Évora pondera cortar água aos incumpridores

Cerca de um quarto dos 24 mil consumidores de água do concelho de Évora não paga as respectivas facturas, o que se traduz numa dívida de 4,5 milhões de euros, disse à Agência Lusa o presidente do município.


“Temos uma dívida de perto de 4,5 milhões de euros por parte de consumidores, alguns por dificuldades de gestão do seu orçamento familiar e outros que deixaram de pagar porque até agora não lhes tem acontecido nada”, explicou José Ernesto Oliveira.

O autarca, que se escusou a identificar os principais devedores, adiantou apenas que instituições, empresas e utentes particulares fazem parte do grupo de consumidores em falta. “Não existe um perfil médio do não pagante. É um grupo muito significativo que toca transversalmente toda a comunidade”, disse. Segundo José Ernesto Oliveira, desde 1988 que a Câmara de Évora não corta o abastecimento de água aos consumidores que não pagam, mas garantiu que a autarquia pretende inverter a situação “de forma pedagógica”.

“Vamos escrever a esses consumidores para passarem pelos serviços da Câmara para regularizar a dívida. Se não houver respostas positivas, sempre temos a possibilidade de cortar a água, o que seria uma medida drástica”, adiantou.

O autarca de Évora considerou esta decisão “essencial”, alegando que “não se pode penalizar [os consumidores] quem cumpre e ser-se indiferente para os que não cumprem”. A água que abastece a cidade é proveniente da albufeira do Monte Novo, sendo que a Águas do Centro Alentejo é a empresa responsável pela captação, tratamento e distribuição em alta da água a Évora."

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO